GP Japão: Irritaram o leão e este vingou-se

modalidades cabeçalho

A CORRIDA: VERSTAPPEN DOMINOU DO INÍCIO AO FIM (COMO SE ESPERAVA), DUPLO PÓDIO PARA A MCLAREN

Depois da desilusão da Red Bull em Singapura, houve quem pensasse que a equipa austríaca podia quebrar daqui para a frente, dando maior emoção às corridas no que toca à luta pela vitória. Nada mais errado. Max Verstappen dominou o fim de semana no Japão do início ao fim e foi sozinho rumo a uma dominante vitória, dando assim o título de construtores à Red Bull.

Pouco mais há a dizer sobre a corrida do neerlandês, ao contrário da prova do seu colega de equipa, Sergio Pérez. O mexicano foi um de vários envolvidos num incidente de primeira volta, ficando com danos no carro que o obrigaram a ir à box para trocar de asa da frente. Depois disso, Pérez recebeu duas penalizações, danificando novamente o carro num incidente com Kevin Magnussen, indo para a box para abandonar. Como recebeu cinco segundos de penalização pelo toque com o piloto da Haas, seria de esperar que tivesse uma penalização com lugares na grelha para o Grande Prémio seguinte, mas a Red Bull terá descoberto uma área cinzenta nos regulamentos, com Pérez a voltar à pista já dentro das dez voltas finais apenas para cumprir a penalização e voltar a abandonar, num momento que vai dar muito que falar.

Depois de Verstappen, vieram os carros da McLaren, que conseguiu o seu primeiro duplo pódio da temporada. Com Lando Norris a voltar a ser altamente sólido, o destaque maior vai para Oscar Piastri, que consegue o seu primeiro pódio na Fórmula 1 em ano de estreia, num ano de rookie em que está a surpreender bastante pela positiva. Ambos os McLaren ainda tiveram de ultrapassar George Russell em pista, com o britânico numa estratégia de uma paragem que acabou por não resultar.

A Ferrari terminou em quarto e sexto, com Charles Leclerc à frente de Carlos Sainz, com Lewis Hamilton no meio dos dois, num Grande Prémio em que os dois carros da equipa germânica estiveram em luta entre eles mais do que provavelmente desejariam. No final, a tal estratégia de Russell acabou por não resultar, com o britânico a fechar no sétimo posto, à frente de Fernando Alonso, Esteban Ocon e Pierre Gasly, que fecharam os lugares pontuáveis.

Liam Lawson, Tuki Tsunoda, Zhou Guanyu, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen concluem os 15 que terminaram a corrida, com a corrida a ser marcada pelo incidente da primeira volta que causou danos a Pérez, mas também a Alex Albon e a Valtteri Bottas. O finlandês ainda recebeu depois outro toque de Logan Sargeant (que já partia para a corrida com uma penalização de dez segundos) que levou ao abandono do finlandês e do norte-americano. Lance Stroll também abandonou mais tarde, com problemas na asa traseira.

PILOTO DO DIA

Max Verstappen – Numa corrida com poucas performances individuais de grande destaque, Verstappen fez aquilo que se esperava e dominou de início ao fim, escapando a qualquer tipo de problema e fazendo hoje sozinho os pontos que a Red Bull precisava para arrecadar o título de construtores.

DESILUSÃO DO DIA

Sergio Pérez (Red Bull) – O mexicano teve algum azar na primeira volta da corrida, vendo-se envolvido num incidente de primeira volta que o deixou com danos no seu Red Bull. Depois disso, o piloto da Red Bull apanhou duas penalizações, uma por ultrapassar carros em condição de safety car, outra por promover uma colisão com Kevin Magnussen. Numa fase em que Verstappen domina tudo e todos, estas provas de Pérez são tudo o que o mexicano não precisa.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Como joga o Fenerbahçe de José Mourinho que vai ser o adversário do Benfica no playoff da Champions League?

O Benfica está apurado para os playoffs da Champions League e vai enfrentar o Fenerbahçe de José Mourinho. Após terem medido forças na Eusébio Cup, as duas equipas voltam a jogar, agora a sério, para disputar o acesso à prova milionária.

Fenerbahçe de José Mourinho fecha contratção de Kerem Akturkoglu junto do Benfica e deixa cair negócio

O Fenerbahçe e o Benfica têm acordo total para a transferência de Kerem Akturkoglu. Turcos deixam cair negócio por Marco Asensio. Kerem Akturkoglu está a caminho do Fenerbahçe. De acordo com Yagiz Sabuncuoglu, o negócio está fechado com o extremo a deixar o Benfica ainda nesta semana para rumar à Turquia.

Alverca oficializa mais 2 jogadores e chega aos 30 reforços neste verão

O Alverca oficializou mais duas contratações. Julián Martínez e Francisco Chissumba apresentados no emblema ribatejano.

Eis os detalhes e valores da proposta do Sporting para contratar Yeremay Hernández

O Sporting apresentou uma proposta oficial junto do Deportivo da Corunha para contratar Yeremay Hernández. Valores chegam aos 30 milhões de euros. De acordo com o canal Now, os leões apresentaram uma proposta oficial de 27+3 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

André Franco emprestado pelo FC Porto ao Chicago Fire

O médio André Franco, atualmente ligado contratualmente ao FC Porto, foi emprestado ao Chicago Fire, equipa que compete na Major League Soccer, nos Estados Unidos. O acordo entre os dois clubes prevê uma cláusula que assegura ao emblema norte-americano a opção de compra definitiva do jogador no final do período de cedência, caso decida integrá-lo de forma permanente no plantel.

Lula da Silva defende Abel Ferreira das críticas: «É um cara que ganhou tudo pelo Palmeiras»

Durante a mais recente entrevista concedida à BandNews, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, citou o técnico Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, fazendo uma analogia entre a dinâmica da política e o universo do futebol, ressaltando semelhanças entre liderança, estratégia e tomada de decisões em ambos os contextos.

Sporting ataca mercado imobiliário de transferências e conclui compra do espaço comercial Alvaláxia

O Sporting concluiu a compra do espaço comercial Alvaláxia. Leões vão avançar com o projeto da Cidade Sporting.