GP São Paulo: Verstappen domina à frente de Norris, Alonso volta a encantar-nos

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A CORRIDA: MCLAREN AINDA NÃO ESTÁ PERTO O SUFICIENTE DA RED BULL, MASTERCLASS DE ALONSO À FRENTE DE PÉREZ

Max Verstappen voltou a dominar um Grande Prémio de Fórmula 1 em 2023. O neerlandês saiu da primeira posição em Interlagos e controlou toda a prova, frente a um Lando Norris que, pese embora a McLaren estar bem melhor do que estava no início do ano, não teve argumentos para o campeão do mundo. Fernando Alonso terminou na terceira posição, com um Aston Martin melhor em relação a provas anteriores, mas também com muitas ‘mãozinhas’ para segurar Sergio Pérez.

A corrida teve drama ainda antes de começar, com Charles Leclerc, que ia partir da segunda posição, a bater com o carro nas barreiras ainda na volta de formação, queixando-se de um problema hidráulico. A rádio do monegasco, perguntando porque é que tinha tanto azar, exemplificava bem o estado de espírito do piloto. E no arranque tivemos outro momento dramático, com Alex Albon a tentar passar pelo Haas de Nico Hulkenberg, mas a ser tocado e a bater no outro Haas de Kevin Magnussen, com o dinamarquês e o tailandês a ficarem de fora, num incidente que levou à amostragem da bandeira vermelha (Ricciardo e Piastri também foram afetados pelo incidente e saíram com uma volta de atraso para o líder no segundo arranque).

Lando Norris já tinha conseguido saltar para o segundo lugar antes da bandeira vermelha, mas Verstappen voltou a sair melhor no segundo arranque, com Norris a conseguir depois recuperar para atacar Verstappen, na única oportunidade que teve ao longo de toda a prova. Verstappen aguentou a posição e depois ambos foram gerindo pneus até ao final da corrida, com o neerlandês sempre com a situação sob controlo, pese embora Norris nunca ter estado extremamente longe, com a distância final entre os dois a ser de 8.277 segundos.

Na terceira posição, terminou Fernando Alonso, com a Aston Martin a mostrar que tinha o terceiro melhor carro para este fim de semana, também face às deceções que foram Ferrari e Mercedes. Mas o talento de Alonso é algo que me continua a surpreender a cada dia que passa, com o espanhol a dar uma verdadeira masterclass para conseguir terminar à frente de Sergio Pérez, que ainda conseguiu ultrapassar Alonso na penúltima volta, mas o espanhol não desistiu e conseguiu levar a melhor, pela diferença de 53 milésimos.

Lance Stroll acabou na quinta posição no outro Aston Martin, à frente do Ferrari de Carlos Sainz, único dos Ferrari a participar na corrida. Pierre Gasly levou o seu Alpine até à sétima posição, com Lewis Hamilton apenas na oitava posição (os Mercedes estiveram um desastre hoje, com George Russell a nem terminar a corrida). Yuki Tsunoda e Esteban Ocon fecharam os lugares pontuáveis, numa corrida que teve seis abandonos.

PILOTO DO DIA

Fernando Alonso (Aston Martin) – Com 42 anos, o espanhol continua a fazer coisas que muitos pilotos não conseguem fazer com idades mais jovens. Alonso usou toda a sua experiência e inteligência para garantir que Sergio Pérez não o apanhava, garantindo que ainda recuperava a posição quando o mexicano finalmente passou. O pódio é mais do que merecido para uma das grandes lendas deste desporto.

DESILUSÃO DO DIA

Mercedes – A equipa que terminou em primeiro e segundo no Grande Prémio do ano passado foi sem dúvida a maior desilusão deste fim de semana. Com um carro demasiado lento em linha reta e com uma configuração que desgastava demasiado os pneus, Hamilton e Russell não tiveram qualquer hipótese, com o sete vezes campeão do mundo a ser o único a terminar a corrida (apenas no oitavo lugar).

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Lesão grave: jogador do Palmeiras de Abel Ferreira em risco de falhar o Mundial 2026

Joaquín Piquerez sofreu uma lesão grave e terá de ser operado, estando em risco de falhar o Mundial 2026. O jogador representa o Palmeiras.

Mauricio Pochettino recebe boa notícia para a receção dos EUA a Portugal

Os EUA já sabem que vão contar com Chris Richards. O defesa-central de 26 anos, que representa o Crystal Palace, está apto e pode enfrentar Portugal na madrugada de terça para quarta-feira.

Sporting: Morten Hjulmand vai render ‘jackpot’ mas valor da venda deve ficar longe do registo do antecessor

Morten Hjulmand deverá ser vendido pelo Sporting por 40 milhões de euros, valor que não atinge os 60 milhões de euros que Manuel Ugarte rendeu.

Javier Saviola e Nico Gaitán comentam acusação de racismo de Vinícius Júnior contra Prestianni: «Só eles sabem o que aconteceu»

Nico Gaitán e Javier Saviola comentaram as acusações de racismo de Vinícius Júnior contra Gianluca Prestianni. Os dois antigos avançados do Benfica abordaram o caso ao jornal Marca.

PUB

Mais Artigos Populares

Sub-20: Portugal vence Chéquia com direito a reviravolta

Portugal foi a Zlín vencer a Chéquia por duas bolas a uma durante esta segunda-feira, num encontro para a Liga de Elite em Sub-20.

Roberto Martínez aborda situações físicas de Gonçalo Guedes e de Pedro Gonçalves: «O resto dos jogadores estão aptos»

Roberto Martínez projeta o Estados Unidos x Portugal. Seleção Nacional tem novo jogo particular depois do empate com o México.

Estados Unidos da América x Portugal começa às 00h07: eis o motivo

O apito inicial do encontro entre os Estados Unidos da América x Portugal está marcado para as 00h07, hora pouco usual.