Hamilton vs. Vettel: Quem é o melhor?

- Advertisement -

O princípio da época de 2018 mostrou dois pilotos a competir taco a taco, com a liderança a mudar sete vezes entre eles. Contudo, a história da época mudou radicalmente a partir de Hockenheim.

No Grande Prémio da Alemanha, Vettel liderava com uma margem confortável, quando apanhou um pouco de chuva e perdeu o controlo do carro, perdendo a corrida para Hamilton e caindo para o segundo lugar do campeonato, de onde não saiu mais.

Hockenheim 2018. A partir daqui, Vettel entrou numa espiral descendente
Fonte: Formula 1

Para mim, a grande diferença no que Hamilton e Vettel fizeram em 2018, e que coloca o britânico à frente, é a forma como lidam com a pressão. Vettel, quando apertado, comete erros. Vimos isso em Hockenheim, e desde aí só piorou. Já Hamilton parece que melhora quando se encontra sob pressão. Nas duas últimas épocas, a balança tem mudado a favor de Hamilton, sempre depois de um erro de Vettel – mais propriamente Singapura 2017 e Hockenheim 2018.

Acho mesmo que desta vez não se pode afirmar que Hamilton tinha o melhor carro. Desta vez era muito equilibrado: uns fins-de-semana era a Ferrari, outros era a Mercedes. Na segunda metade da época de 2018, o que fez diferença foi a forma como a equipa Mercedes/Hamilton lidou com a pressão de lutar por um título comparado com a equipa Ferrari/Vettel, sendo para mim a época de 2018 a melhor de Hamilton.

E isto não é para dizer que Vettel é um mau piloto, nunca na vida, acima até falei da época de 2012. Sugiro que vejam o Grande Prémio do Brasil desse ano e vejam como é que o Sebastian lidava com a pressão na altura. Penso apenas que ele está de tal forma a tentar chegar ao nível do que o seu ídolo, Schumacher, fez na Ferrari, que coloca demasiada pressão sobre ele próprio e sobre a equipa, e agora vai ficar ainda mais difícil. No Bahrain, Leclerc mostrou que não subiu à Ferrari para ser o ajudante de Vettel. O alemão precisa de limpar a cabeça e lembrar-se do que fez para ser campeão. Carro para isso ele tem, falta reencontrar a mentalidade.

Mas, no final de contas, tenho de considerar Hamilton superior. Em termos de talento, tem estilos diferentes, mas estão ao mesmo nível. Considero o britânico um piloto mais completo, porque nas duas últimas épocas ele tem podido competir de igual para igual, e Sebastian é sempre quem cede, enquanto Hamilton desfruta de toda a pressão que lhe é colocada em cima. Isso é das coisas mais importantes num campeão. Já se viram várias vezes pilotos com o carro mais rápido, que não são capazes de ir à luta pelo campeonato, porque cometem demasiados erros.

Hamilton está no auge da sua carreira, e tenho dúvidas de que em 2019 vá diminuir a forma. Já Vettel tem de se afirmar: as duas primeiras corridas do ano não foram de todo boas, por isso a pressão volta a estar em cima do alemão. Agora é ver se finalmente aprendeu a lidar com ela.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Formula 1

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Rangers: Eis os onzes prováveis para o jogo decisivo que pode colocar os dragões no top-8 da Europa League

O FC Porto recebe o Rangers no Estádio do Dragão, no encontro da 8.ª jornada da fase regular da Europa League. Eis os onzes prováveis para o jogo.

Anatoliy Trubin é o primeiro guarda-redes a marcar com a camisola do Benfica

O golo histórico de Anatoliy Trubin no último lance do embate com o Real Madrid foi a primeira vez que um guarda-redes marcou com a camisola do Benfica.

Álvaro Arbeloa e o golo de Anatoliy Trubin: «Não é a primeira vez que um guarda-redes me marca um golo»

Na sala de conferência de imprensa do Estádio da Luz, Álvaro Arbeloa comentou a derrota do Real Madrid frente ao Benfica.

Dois golos que convenceram: Benfica vai propor uma renovação de contrato a Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup pode ter assegurado o seu futuro no Benfica com os dois golos frente ao Real Madrid. Encarnados já pensam em propor uma renovação.

PUB

Mais Artigos Populares

Jejum, pressão e ambição europeia | Go Ahead Eagles x Braga

Go Ahead Eagles e Braga irão disputar os três pontos no último jogo da fase da Liga da competição, num duelo que se antevê intenso.

Rui Borges confessa: «Estou feliz por ver as duas equipas portuguesas qualificadas e espero que as da Liga Europa também o façam»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Palmeiras de Abel Ferreira empata e Luís Castro é derrotado na estreia pelo Grémio: Eis os resultados da jornada de abertura do Brasileirão

Na primeira jornada do Brasileirão, o Palmeiras de Abel Ferreira empatou 2-2 no terreno do Atlético Mineiro e o Grémio de Luís Castro foi derrotado por 2-1 pelo Fluminense.