Hamilton vs. Vettel: Quem é o melhor?

O princípio da época de 2018 mostrou dois pilotos a competir taco a taco, com a liderança a mudar sete vezes entre eles. Contudo, a história da época mudou radicalmente a partir de Hockenheim.

No Grande Prémio da Alemanha, Vettel liderava com uma margem confortável, quando apanhou um pouco de chuva e perdeu o controlo do carro, perdendo a corrida para Hamilton e caindo para o segundo lugar do campeonato, de onde não saiu mais.

Hockenheim 2018. A partir daqui, Vettel entrou numa espiral descendente
Fonte: Formula 1

Para mim, a grande diferença no que Hamilton e Vettel fizeram em 2018, e que coloca o britânico à frente, é a forma como lidam com a pressão. Vettel, quando apertado, comete erros. Vimos isso em Hockenheim, e desde aí só piorou. Já Hamilton parece que melhora quando se encontra sob pressão. Nas duas últimas épocas, a balança tem mudado a favor de Hamilton, sempre depois de um erro de Vettel – mais propriamente Singapura 2017 e Hockenheim 2018.

Acho mesmo que desta vez não se pode afirmar que Hamilton tinha o melhor carro. Desta vez era muito equilibrado: uns fins-de-semana era a Ferrari, outros era a Mercedes. Na segunda metade da época de 2018, o que fez diferença foi a forma como a equipa Mercedes/Hamilton lidou com a pressão de lutar por um título comparado com a equipa Ferrari/Vettel, sendo para mim a época de 2018 a melhor de Hamilton.

E isto não é para dizer que Vettel é um mau piloto, nunca na vida, acima até falei da época de 2012. Sugiro que vejam o Grande Prémio do Brasil desse ano e vejam como é que o Sebastian lidava com a pressão na altura. Penso apenas que ele está de tal forma a tentar chegar ao nível do que o seu ídolo, Schumacher, fez na Ferrari, que coloca demasiada pressão sobre ele próprio e sobre a equipa, e agora vai ficar ainda mais difícil. No Bahrain, Leclerc mostrou que não subiu à Ferrari para ser o ajudante de Vettel. O alemão precisa de limpar a cabeça e lembrar-se do que fez para ser campeão. Carro para isso ele tem, falta reencontrar a mentalidade.

Mas, no final de contas, tenho de considerar Hamilton superior. Em termos de talento, tem estilos diferentes, mas estão ao mesmo nível. Considero o britânico um piloto mais completo, porque nas duas últimas épocas ele tem podido competir de igual para igual, e Sebastian é sempre quem cede, enquanto Hamilton desfruta de toda a pressão que lhe é colocada em cima. Isso é das coisas mais importantes num campeão. Já se viram várias vezes pilotos com o carro mais rápido, que não são capazes de ir à luta pelo campeonato, porque cometem demasiados erros.

Hamilton está no auge da sua carreira, e tenho dúvidas de que em 2019 vá diminuir a forma. Já Vettel tem de se afirmar: as duas primeiras corridas do ano não foram de todo boas, por isso a pressão volta a estar em cima do alemão. Agora é ver se finalmente aprendeu a lidar com ela.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Formula 1

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Giovanni Simeone deixa Nápoles por 8 milhões de euros e continua na Serie A

Giovanni Simeone vai mesmo deixar o Nápoles. O avançado argentino vai jogar no Torino a título definitivo.

Nicolò Zaniolo foi oferecido ao Benfica mas os encarnados rejeitaram a abordagem

O Benfica recebeu uma abordagem para acolher Nicolò Zaniolo. No entanto, as águias rejeitaram a proposta.

Há novidades sobre o futuro de Jack Grealish: há proposta para continuar na Premier League

O futuro de Jack Grealish pode passar pela Premier League. O avançado internacional inglês está na mira do Everton.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo fecha guarda-redes formado no Manchester City

O Nottingham Forest garantiu a contratação de Angus Gunn. Guarda-redes de 29 anos junta-se ao clube com efeitos imediatos.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas paga quase 10 milhões de euros por médio que joga em Inglaterra

O Besiktas garante a contratação de Wilfred Ndidi ao Leicester City. Transferência a rondar os 9,5 milhões de euros.

Harry Maguire não quer «desculpas» no Manchester United: «Quero fazer parte de uma equipa de sucesso»

Harry Maguire deu uma entrevista aos meios de comunicação do Manchester United. Defesa quer uma temporada de sucesso.

Bernardo Silva sobre ser o novo capitão do Manchester City: «Vou tentar ser um exemplo todos os dias»

Bernardo Silva é o novo capitão do Manchester City. Internacional português reagiu à responsabilidade, entre outros temas.