Já vimos este filme | Fórmula 1

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A primeira corrida de Fórmula 1 do ano, no Bahrain, trouxe uma história a que já estávamos habituados. Max Verstappen saiu da pole position, liderou todas as voltas e venceu com uma margem altamente confortável, quando os treinos livres e a qualificação podiam fazer prever algo mais equilibrado. Há aqui uma sensação de déjà vu das últimas épocas, não há?

Para recapitular, Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton e Carlos Sainz foram os mais rápidos nas três sessões de treinos livres, embora uma análise às long runs dos treinos livres já fizesse antever que a Red Bull ia ser rápida e consistente em corrida. A esperança era que a concorrência estivesse mais próxima, com a qualificação a dar esses sinais de maior proximidade.

Na qualificação de sexta-feira, foi Verstappen que conseguiu a pole position, com uma vantagem de pouco mais de dois décimos sobre Charles Leclerc, mas a volta mais rápida de toda a qualificação foi feita pelo monegasco na Q2. Depois de vermos nos testes que a Ferrari tinha melhorado bastante o problema de degradação nos seus pneus, a expetativa era de que Verstappen teria de suar um pouco mais para chegar à vitória.

Mas é aqui que entra o déjà vu das últimas duas épocas, com a Red Bull a ter um carro muito mais virado para a corrida do que para a qualificação. Sendo também verdade que a distância de Verstappen para os restantes pode ter sido exagerada pelos problemas que alguns estavam a sentir (problemas de travões nos Ferrari, sobretudo no de Leclerc, problemas de sobreaquecimento no Mercedes de George Russell), mas esta preferência pela corrida já é adotada pela Red Bull desde 2022, como o próprio Adrian Newey, principal responsável pelos carros, já chegou a admitir.

A Red Bull deu-se também ao luxo de guardar um jogo de pneus macios novos para a corrida, com Carlos Sainz a dizer no final que já tinha reparado que a degradação dos Red Bull com os pneus macios era semelhante à de todos os outros com pneus duros. E basta comparar a qualificação com a corrida para perceber que as vantagens que a Ferrari tinha na sexta-feira (nomeadamente na curva 4 e em todo o terceiro setor) pura e simplesmente desaparecem na corrida.

E depois há a diferença entre pilotos, com Max Verstappen bem mais capaz de se adaptar mais facilmente àquilo que a Red Bull lhe dá do que Sergio Pérez. Numa qualificação apertada, Max fez a pole, enquanto Checo foi quinto classificado, com o neerlandês a terminar a corrida com uma vantagem de mais de 22 segundos sobre o seu colega de equipa, que fechou com cerca de três segundos de vantagem sobre Sainz.

A época é longa, embora muitos já tenham partido para a mesma com a convicção de que Verstappen e a Red Bull vão revalidar os respetivos títulos (opinião partilhada por Fernando Alonso, por exemplo). Contudo, nem todas as pistas são iguais e há algumas em que a concorrência estará mais próxima, bem como outras em que será mais difícil encontrar uma afinação perfeita para o carro. Aí poderemos ter mais animação, mas, se é verdade que muitos dos adversários deram um passo em frente, a Red Bull também o fez e tem tudo para dominar mais um ano.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Granada confirma negociações avançadas do Sporting por Souleymane Faye

Pacheta, treinador do Granada, confirmou as negociações do Sporting por Souleymane Faye e revelou que a operação está avançada.

Massimiliano Allegri comenta exibição de Rafael Leão: «Poderia ter tido um impacto maior nos minutos finais se se posicionasse um pouco mais recuado»

Massimiliano Allegri deixou alguns apontamentos sobre a exibição de Rafael Leão, após o empate entre a Fiorentina e o AC Milan.

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

Amarante e Belenenses vencem e cimentam lideranças: eis os resultados do dia na Liga 3

Dia cheio de jogos importantes na Liga 3. Os líderes das duas séries, Belenenses e Amarante, venceram.

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.