📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Masi sai, Freitas entra, mas não entra sozinho | Fórmula 1

- Advertisement -

Já não falta muito para o início de mais uma temporada de Fórmula 1. As equipas vão, uma a uma, apresentando os carros com que vão correr em 2022, e na quarta-feira já há testes em Barcelona e todos vão entrando no espírito. A própria FIA anunciou algumas alterações na sua estrutura que devem, em teoria, melhorar alguma coisa.

Para quem não sabe do que estou a falar, o novo presidente da FIA, Mohamed Ben Sulayem, anunciou uma série de alterações ao nível da direção de corrida. Michael Masi deixa de ser diretor, sendo substituído pelo português Eduardo Freitas e pelo alemão Niels Wittich, que vão alternar o cargo, acompanhados por Herbie Blash, conselheiro sénior. A saída de Masi agrada-me, depois do que foi 2021, e a entrada de um português é sempre bem-vinda. Dividir as funções já tem que se lhe diga.

Freitas tem sido diretor de corrida do campeonato do mundo de resistência (WEC) nos últimos 20 anos, ao passo que Wittich é um antigo diretor de corrida do DTM, campeonato alemão de carros de turismo. A experiência não é um problema para nenhum dos dois. A questão é que, se já nem os stewards são os mesmos em todos os fins de semana, estar a alternar entre diretores pode criar alguma inconsistência e confusões nas decisões tomadas. Mas esta não foi a única conclusão anunciada.

A melhor de todas, para mim, está no facto de acabar com as transmissões de comunicações de rádio entre direção de corrida e equipas (será possível falar com o diretor, mas de forma “não-intrusiva”). As comunicações podiam ser positivas para esclarecer uma ou outra questão, mas viu-se que só serviam para ouvirmos as queixas e a ‘choradeira’ das equipas, algo que eu dispenso. Por outro lado, vai ser criada uma sala virtual de controlo de corrida, “como o VAR”, algo que vai permitir “aplicar penalizações utilizando ferramentas tecnológicas modernas”. Não sei se isto é bom ou mau (quem vê Futebol, sabe que o VAR pode funcionar para o melhor e para o pior), mas todas estas mudanças, quer nas pessoas, quer nas ideias, têm pernas para andar.

As asneiras de Masi em 2021 foram mais do que muitas, com Abu Dhabi a ser a gota de água que levou provavelmente à sua saída. Tudo o que se deseja é que as novas pessoas e as novas ideias virem o foco de novo para aquilo que é realmente importante: a ação em pista. Let them race quando for para deixar correr, castigue-se quando for para castigar, e que, no final, todos falemos das corridas por aquilo que os pilotos e os carros fizeram, e não pelas decisões dos comissários.

Foto de Capa: Formula 1

Artigo revisto por Joana Mendes

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Balde de água fria nos Açores: Vinícius Lopes dá vantagem ao Santa Clara frente ao Sporting

Vinícius Lopes abriu o marcador aos 5 minutos, na 11.ª jornada da Primeira Liga, que põe o Sporting e o Santa Clara frente-a-frente.

Antevisão GP Brasil: Lando Norris tem um excelente sábado

Lando Norris parecia intocável na qualificação para o GP do Brasil. O líder do Campeonato Mundial conquistou a pole position em São Paulo.

À segunda é de vez | Benfica x Casa Pia

José Mourinho talvez tenha encontrado uma base para conseguir fazer este Benfica jogar à bola.

ELEIÇÕES DO BENFICA: Já votaram mais de 88 mil sócios até às 20h

Até às 20h já votaram mais de 88 mil sócios na 2.ª volta das eleições presidenciais que coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC bate Tondela já nos descontos e sobe ao sétimo lugar

O Vitória SC venceu o Tondela por uma bola a zero durante este sábado, num encontro válido pela 11.ª jornada da Primeira Liga.

Antoine Griezmann sai do banco para bisar na vitória do Atlético de Madrid frente ao Levante

Este sábado, o Atlético de Madrid recebeu o Levante na 12.ª jornada da La Liga, saindo com uma vitória por 3-1, com bis de Antoine Griezmann.

Arsenal tropeça frente ao Sunderland para a Premier League

O Arsenal foi ao norte de Inglaterra empatar contra o Sunderland 2-2, em jogo da 11.ª jornada da Premier League.