McLaren não pode continuar a desperdiçar tanto | Fórmula 1

modalidades cabeçalho

5 de maio de 2024 foi a data da primeira e até agora única vitória de Lando Norris na Fórmula 1, que teve lugar em Miami. A partir daí, passaram seis Grandes Prémios, com três a serem vencidos por Max Verstappen, um por Charles Leclerc, um por George Russell e o mais recente por Lewis Hamilton. Na maioria desses Grandes Prémios, a McLaren podia ter vencido e em alguns deles não o fez por más decisões.

Em Imola, Norris só pressionou nos instantes finais, com Verstappen a controlar parte da corrida, mas a vencer por apenas 0.7 segundos. No Mónaco, quem fizesse a pole iria quase de certeza vencer a corrida e aí foi Charles Leclerc a bater Oscar Piastri. Depois disso, a McLaren tem desperdiçado demasiados pontos, com más decisões no Canadá, um mau arranque de Norris em Barcelona que levou o britânico a usar uma estratégia alternativa que não funcionou, um incidente entre Norris e Verstappen na Áustria (culpa de Verstappen, em boa verdade) que deu a vitória a George Russell e agora mais um par de más decisões com ambos os pilotos em Silverstone.

No Reino Unido, eram os Mercedes a saírem nas primeiras posições e Norris até chegou a estar em quarto, perdendo novamente na primeira volta para Verstappen. Contudo, tanto Norris como Piastri tinham mais ritmo do que Verstappen em piso seco e mais ritmo do que os Mercedes à chuva, passando para primeiro e segundo na volta 20. Chegava a altura em que era preciso tomar boas decisões (no que toca às paragens para colocar pneus intermédios, com a pista molhada) e a McLaren falhou em toda a linha.

Verstappen (e Carlos Sainz, que estava a pressionar o neerlandês, mas não tinha ritmo para lutar com os da frente) pararam à volta 26, algo que os beneficiou. Norris, Hamilton e Russell responderam na volta seguinte, com a Mercedes a fazer um duplo stack (o que não foi ideal, uma vez que Russell perdeu posição em pista para Verstappen). A McLaren tinha os seus pilotos demasiado próximos e optou por não os parar na mesma volta, fazendo com que Piastri parasse apenas na volta seguinte, com o australiano a perder uma quantidade absurda de tempo e a voltar para a pista no sexto lugar (quando, momentos antes, estava a uma distância muito curta da liderança). O ideal para a McLaren seria ter parado Norris na mesma volta de Verstappen e Sainz, com Piastri a parar na mesma volta dos Mercedes, mas, da forma como foi, a corrida de Piastri foi deitada ao lixo.

Umas voltas depois, a pista estava a secar e os intermédios já não faziam sentido, sendo preciso voltar a usar pneus de piso seco. Russell já não estava nestas contas, tendo abandonado com um problema no seu Mercedes, e Piastri estava demasiado longe. Com Norris ainda na liderança da corrida, Hamilton (segundo) e Verstappen (terceiro) pararam primeiro, na mesma volta, com o britânico a colocar pneus macios e o neerlandês a optar pelos duros. Com firmeza da Mercedes e da Red Bull na hora de tomar essas decisões, na McLaren havia muita confusão, com o engenheiro Will Joseph a perguntar a Norris quando é que devia parar e que pneus é queria utilizar.

Norris parou na volta seguinte, para meter pneus macios, algo que não só lhe fez perder posição em pista para Hamilton, como o deixou lento para o último stint, perdendo também depois para Verstappen, que era o mais rápido em pista na reta final. Nas comunicações de rádio anteriores, Joseph dizia a Norris que tinham um jogo de pneus médios que lhes daria vantagem para o final, mas acabaram por não tirar partido disso. Norris e Piastri terminaram em terceiro e quarto, respetivamente, quando podiam facilmente ter sido primeiro e segundo. Aqui, a McLaren voltou a cometer um erro que já tinham evidenciado em 2021, no célebre Grande Prémio da Rússia, aquele que Lando Norris perdeu quando começou a chover. Aí, a equipa de estrategas estava indecisa e Norris estava firme, mas firme com a decisão errada. Aqui, estavam os dois indecisos e acabaram por complicar demasiado. O problema é que, em 2021, a McLaren só tinha carro para vencer muito de vez em quando. Em 2024, tem carro para lutar quase sempre pela vitória e todo este desperdício de pontos prejudica a tentativa de aproximação à liderança nos respetivos campeonatos.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Decisão tomada: Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica. Ex-líder das águias prepara-se para oficializar candidatura.

Sporting já partiu para estágio em Penafiel: Eis o plano

O Sporting vai realizar um estágio de pré-temporada em Penafiel. Leoas já partiram e cumprem estágio até 8 de agosto.

Atenção, Ruben Amorim: Newcastle aumenta oferta por Benjamin Sesko

O Newcastle e o Manchester United lutam pela contratação de Benjamin Sesko. Magpies apresentam oferta melhorada ao Leipzig.

Gonçalo Guedes e a mudança para a Real Sociedad: «Espero voltar ao meu nível o mais rapidamente possível»

Gonçalo Guedes deixou o Wolverhampton para reforçar a Real Sociedad. Avançado português reage à mudança de clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ferdinand levanta dúvidas sobre contratação de Viktor Gyokeres no Arsenal

Viktor Gyokeres trocou o Sporting pelo Arsenal neste mercado de verão. Rio Ferdinand falou sobre a contratação do avançado.

Champions League: Benfica já sabe quando enfrentará Feyenoord ou Fenerbahçe caso elimine Nice

O Benfica vai enfrentar o Feyenoord ou o Fenerbahçe, se eliminar o Nice. Conhecem-se agora as datas do playoff da Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim recusa (para já) avançado da Juventus

O Manchester United não quis avançar nas negociações de Dusan Vlahovic. Avançado da Juventus oferecido aos Red Devils.