“NICHA” CABRAL
Nicha Cabral deixou-nos hoje aos 86 anos. O Desporto nacional, que não apenas o motorizado, fica mais pobre. Mário Araújo Cabral foi o primeiro português na F1 onde se estreou no GP de Portugal de 1959, fará dia 23 deste mês, 61 anos. #f1eleven pic.twitter.com/VmKRf5hzCq
— joao carlos costa (@jcccomentador) August 17, 2020
Mário Manuel Veloso de Araújo Cabral, mais conhecido como Nicha Cabral, foi o primeiro piloto português a competir na Fórmula 1.
A estreia de Nicha Cabral aconteceu a 23 de agosto de 1959 – faz hoje 63 anos – no Grande Prémio de Portugal. Ao serviço da Cooper-Maseratti, o piloto português terminou na décima posição. Apesar de a corrida ter começado com 16 pilotos, Nicha Cabral foi o pior piloto entre os dez que terminaram a prova.
O piloto português voltou a pilotar apenas em mais 4 Grande Prémios, falhou muitas corridas devido ao serviço militar que cumpriu durante dois anos. Após a temporada de 1963, o português competiu apenas na Fórmula 2 e noutros campeonatos.
Apesar de não ter conquistado qualquer ponto nas cinco corridas que disputou entre 1959 e 1963, Nicha Cabral foi o primeiro piloto português na Fórmula 1.
PEDRO CHAVES
Portugal teve de esperar mais de 30 anos para voltar a ter um piloto português na Fórmula 1. Em 1991, Pedro Chaves era um dos pilotos da Coloni-Ford, uma das equipas mais fracas da F1 na altura, e, apesar de ter conquistado corridas de F-3000, teve uma época para esquecer.
No único ano em que competiu na F1, Pedro Chaves participou em 13 corridas, mas nunca se qualificou para o Grande Prémio. Ou seja, não chegou a correr na prova principal.
Não teve sucesso na Fórmula 1, mas faz parte da curta lista de pilotos portugueses que chegaram a correr no principal campeonato de corrida de carros.