Os 4 pilotos portugueses que já competiram na Fórmula 1

“NICHA” CABRAL

Mário Manuel Veloso de Araújo Cabral, mais conhecido como Nicha Cabral, foi o primeiro piloto português a competir na Fórmula 1.

A estreia de Nicha Cabral aconteceu a 23 de agosto de 1959 – faz hoje 63 anos – no Grande Prémio de Portugal. Ao serviço da Cooper-Maseratti, o piloto português terminou na décima posição. Apesar de a corrida ter começado com 16 pilotos, Nicha Cabral foi o pior piloto entre os dez que terminaram a prova.

O piloto português voltou a pilotar apenas em mais 4 Grande Prémios, falhou muitas corridas devido ao serviço militar que cumpriu durante dois anos. Após a temporada de 1963, o português competiu apenas na Fórmula 2 e noutros campeonatos.

Apesar de não ter conquistado qualquer ponto nas cinco corridas que disputou entre 1959 e 1963, Nicha Cabral foi o primeiro piloto português na Fórmula 1.

PEDRO CHAVES

Portugal teve de esperar mais de 30 anos para voltar a ter um piloto português na Fórmula 1. Em 1991, Pedro Chaves era um dos pilotos da Coloni-Ford, uma das equipas mais fracas da F1 na altura, e, apesar de ter conquistado corridas de F-3000, teve uma época para esquecer.

No único ano em que competiu na F1, Pedro Chaves participou em 13 corridas, mas nunca se qualificou para o Grande Prémio. Ou seja, não chegou a correr na prova principal.

Não teve sucesso na Fórmula 1, mas faz parte da curta lista de pilotos portugueses que chegaram a correr no principal campeonato de corrida de carros.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Lamine Yamal e a conquista da Bola de Ouro: «Não sonho em ganhar uma, mas sim muitas»

O avançado espanhol Lamine Yamal confessou a ambição de vencer várias Bolas de Ouro durante a sua carreira profissional.

Treinador do Tottenham propõe time-out em cada parte e mudanças na lei da mão na bola

Thomas Frank, treinador do Tottenham, propôs a introdução de um time-out em cada parte e a eliminação da lei da mão na bola.

Anthony Martial perto de ter novo clube: deixa o AEK e ruma ao México

Anthony Martial vai ser reforço do Monterrey. O avançado internacional francês está de saída do AEK para assinar em definitivo pelo clube mexicano.

Ange Postecoglou aponta aos títulos no Nottingham Forest e admite surpresa com o convite: «Devido ao trabalho que o Nuno fez»

Ange Postecoglou deu a sua primeira conferência de imprensa como treinador do Nottingham Forest. O técnico recordou Nuno Espírito Santo.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Matos antevê Benfica x Santa Clara: «Vamos com o objetivo de pontuar»

Vasco Matos realizou a antevisão ao Benfica x Santa Clara, a contar para a quinta jornada da Primeira Liga.

Jogador do Manchester United elogia Ruben Amorim: «Nunca mente e diz as coisas como são»

Noussair Mazraoui falou sobre Ruben Amorim e o estilo de liderança do técnico português no Manchester United.

Chelsea e Aston Villa atentos a defesa-central equatoriano

Joel Ordónez foi observado por Chelsea e Aston Villa durante a pausa internacional. o defesa-central equatoriano pertence ao Club Brugge.