Os 4 pilotos portugueses que já competiram na Fórmula 1

“NICHA” CABRAL

- Advertisement -

Mário Manuel Veloso de Araújo Cabral, mais conhecido como Nicha Cabral, foi o primeiro piloto português a competir na Fórmula 1.

A estreia de Nicha Cabral aconteceu a 23 de agosto de 1959 – faz hoje 63 anos – no Grande Prémio de Portugal. Ao serviço da Cooper-Maseratti, o piloto português terminou na décima posição. Apesar de a corrida ter começado com 16 pilotos, Nicha Cabral foi o pior piloto entre os dez que terminaram a prova.

O piloto português voltou a pilotar apenas em mais 4 Grande Prémios, falhou muitas corridas devido ao serviço militar que cumpriu durante dois anos. Após a temporada de 1963, o português competiu apenas na Fórmula 2 e noutros campeonatos.

Apesar de não ter conquistado qualquer ponto nas cinco corridas que disputou entre 1959 e 1963, Nicha Cabral foi o primeiro piloto português na Fórmula 1.

PEDRO CHAVES

Portugal teve de esperar mais de 30 anos para voltar a ter um piloto português na Fórmula 1. Em 1991, Pedro Chaves era um dos pilotos da Coloni-Ford, uma das equipas mais fracas da F1 na altura, e, apesar de ter conquistado corridas de F-3000, teve uma época para esquecer.

No único ano em que competiu na F1, Pedro Chaves participou em 13 corridas, mas nunca se qualificou para o Grande Prémio. Ou seja, não chegou a correr na prova principal.

Não teve sucesso na Fórmula 1, mas faz parte da curta lista de pilotos portugueses que chegaram a correr no principal campeonato de corrida de carros.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Itália vence e mantém esperanças pela qualificação e Espanha ganha à Georgia: Eis os resultados da noite de sábado

Este sábado foi jogada a terceira jornada de Qualificação para o Mundial 2026 e Itália conseguiu vencer fora e Espanha ganhou em casa.

Roberto Martínez: «Foi uma vitória muito trabalhada mas muito merecida»

Roberto Martínez falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Francisco Trincão sobre a vitória sobre a Irlanda: «Acabou por ser um jogo de paciência»

Francisco Trincão falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Rúben Neves após a vitória frente à Irlanda: «Foi um golo com a vontade de Diogo Jota»

Jogador falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal teve que esperar até aos descontos para vencer a Irlanda

Portugal enfrentou a Irlanda durante a noite deste sábado, em jogo relativo à qualificação para o Mundial 2026.

Georgiy Sudakov pode falhar o Chaves depois de sair lesionado na vitória da Ucrânia

O médio do Benfica, Georgiy Sudakov, sofreu uma lesão no ombro esquerdo que o pode deixar fora do jogo frente ao Chaves.

Cristiano Ronaldo falha grande penalidade contra a Irlanda

Portugal e Irlanda estão a enfrentar-se durante este sábado, em jogo da terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.