Os 5 acidentes fatais que abalaram o mundo da Fórmula 1

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

O automobilismo é uma modalidade desportiva perigosa e, ao longo da história, registou inúmeras mortes. A própria Fórmula 1, que tem se tornado cada vez mais segura, já foi abalada por muitos acidentes fatais. Somente na década de 1950, 17 pilotos morreram em pista.

Hoje, felizmente, o cenário é outro, e o último piloto da Fórmula 1 que faleceu foi o francês Jules Bianchi, em 2015. Isto faz com que a F1 seja, atualmente, muito atraente para o grande público. A modalidade, inclusive, tem conseguido rejuvenescer a sua legião de fãs e tem feito bastante sucesso entre apostadores, que podem conferir como se registar na Bwin para dar palpites para a próxima temporada.

Com altos investimentos em proteção e uma gestão cada vez mais profissional, a Fórmula 1 torna o espetáculo muito mais seguro. No entanto, muitos pilotos perderam a vida para que o desporto fosse evoluindo. Vamos relembrar cinco acidentes fatais que abalaram as estruturas da F1. São homens que se foram antes do esperado, mas permanecessem vivos na memória dos fãs do automobilismo.

 

Explosão no Mónaco

Em 1967, a vida do lendário Lorenzo Bandini, vencedor das 24 Horas de Le Mans, chegaria ao fim de maneira trágica. O italiano conduzia o seu Ferrari quando, na 82.ª volta do GP do Mónaco, perdeu o controlo do veículo e atingiu a parede de proteção da pista.

O impacto provocou uma grande explosão, e Bandini sofreu queimaduras em 70% do corpo. Ainda foi transportado para o hospital, mas após três dias de luta, não resistiu aos ferimentos e morreu aos 31 anos.

 

Adeus a um dos maiores da história

Ayrton Senna Formula 1
Uma das melhores performances de sempre em piso molhado
Fonte: Formula 1

Ayrton Senna já havia se consolidado como um dos maiores pilotos a competir na Fórmula 1 quando, em 1994, perdeu a vida em um dos acidentes mais marcantes do automobilismo. O brasileiro, que liderava o GP de Ímola, perdeu o controlo do seu Williams na curva Tamburello e colidiu com o muro.

Devido à batida, um pedaço da suspensão soltou-se e atravessou o capacete de Senna. Ele chegou a ser socorrido de helicóptero, mas sua morte foi anunciada algumas horas mais tarde. O funeral, realizado no dia 5 de maio, reuniu milhões de pessoas e deu um indício do que Senna representava para o desporto mundial.

 

15 pessoas morrem em trágico acidente

O piloto alemão Wolfgang von Trips entrou na pista de Monza, no dia 10 de setembro de 1961, com o objetivo de conquistar o seu primeiro título da Fórmula 1. Para isso, bastaria que ele chegasse em terceiro lugar na corrida.

Mas o destino marcaria o seu nome a Monza de maneira trágica. Logo no início da prova, Von Trips envolveu-se num acidente com a lenda do automobilismo Jim Clark e o seu carro “descolou” atingindo parte do público que assistia à corrida. Ao todo, 15 pessoas morreram, incluindo o piloto alemão.

 

Galã da F1 morre em acidente gravíssimo

A trajetória do talentoso piloto francês François Cevert chegou ao fim no dia 6 de outubro de 1973, em Watkins Glen, nos Estados Unidos. Não apenas a sua habilidade ao volante, mas também a aparência de galã de cinema eram elementos que o tornavam um dos competidores mais queridos do público.

Amigo e pupilo de Jackie Stewart, Cevert havia obtido sucesso na Fórmula 2 e 3 antes de chegar à principal modalidade dos desportos a motor. Entretanto, uma gravíssima colisão com o muro de proteção do circuito de Watkins Glen causou a morte instantânea do francês, decapitado num dos acidentes mais comoventes da história da F1.

 

Última morte da era moderna da F1


Quando a temporada 2014 da Fórmula 1 começou, já fazia 20 anos que nenhum piloto morria durante uma corrida ou treino. O último acidente fatal havia sido, justamente, o de Ayrton Senna, em 1994. No entanto, o GP do Japão seria palco de uma batida que custaria a vida de Jules Bianchi.

O piloto da Marussia acabou saindo da pista e batendo num trator que retirava o carro de Adrian Sutil. Ele foi socorrido e transferido para um hospital de Nice, em França. Todavia, após nove meses em coma, Bianchi foi declarado morto. A sua trágica partida permanece o último acidente fatal da Fórmula 1.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Seabra responde ao Bola na Rede: «Tentámos alterar para impedir que a primeira fase do FC Porto pudesse empurrar-nos para trás»

Vasco Seabra fez a análise ao desaire do Arouca frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Eu gosto, às vezes, de colocar os jogadores numa posição mais calma para receber a bola»

Francesco Farioli fez a análise ao triunfo do FC Porto frente ao Arouca. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ruben Amorim elogia atitude do AC Milan na sua estreia oficial e explica celebração apaixonada: «Foi a comemoração de um adepto habituado a comemorar...

Ruben Amorim analisou a vitória do AC Milan sobre o Torino. Técnico teve estreia vitoriosa no primeiro jogo oficial pelos rossoneri.

FC Porto termina a 3ª jornada com registos quase iguais à última temporada e desta vez sem companhia na liderança

O FC Porto voltou a arrancar a época só com vitórias e sem golos sofridos. Registos semelhantes aos de 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli faz o rescaldo à vitória do FC Porto sobre o Arouca: eis a conferência de imprensa

Acompanha a conferência de imprensa de Francesco Farioli após o encontro entre FC Porto e Arouca, referente à 3.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli elogia postura do FC Porto e ressalva: «O Arouca costuma pressionar com outra agressividade e acabaram por baixar metros»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre FC Porto e Arouca, referente à 3.ª jornada da primeira Liga.

Vasco Seabra aponta as melhorias necessárias ao Arouca e enaltece: «Mérito ao FC Porto. Temos de bater palmas quando conseguem impedir-nos de ter bola...

Vasco Seabra analisou o desfecho do encontro entre FC Porto e Arouca, referente à 3.ª jornada da primeira Liga.