Os 5 acidentes fatais que abalaram o mundo da Fórmula 1

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

O automobilismo é uma modalidade desportiva perigosa e, ao longo da história, registou inúmeras mortes. A própria Fórmula 1, que tem se tornado cada vez mais segura, já foi abalada por muitos acidentes fatais. Somente na década de 1950, 17 pilotos morreram em pista.

Hoje, felizmente, o cenário é outro, e o último piloto da Fórmula 1 que faleceu foi o francês Jules Bianchi, em 2015. Isto faz com que a F1 seja, atualmente, muito atraente para o grande público. A modalidade, inclusive, tem conseguido rejuvenescer a sua legião de fãs e tem feito bastante sucesso entre apostadores, que podem conferir como se registar na Bwin para dar palpites para a próxima temporada.

Com altos investimentos em proteção e uma gestão cada vez mais profissional, a Fórmula 1 torna o espetáculo muito mais seguro. No entanto, muitos pilotos perderam a vida para que o desporto fosse evoluindo. Vamos relembrar cinco acidentes fatais que abalaram as estruturas da F1. São homens que se foram antes do esperado, mas permanecessem vivos na memória dos fãs do automobilismo.

 

Explosão no Mónaco

Em 1967, a vida do lendário Lorenzo Bandini, vencedor das 24 Horas de Le Mans, chegaria ao fim de maneira trágica. O italiano conduzia o seu Ferrari quando, na 82.ª volta do GP do Mónaco, perdeu o controlo do veículo e atingiu a parede de proteção da pista.

O impacto provocou uma grande explosão, e Bandini sofreu queimaduras em 70% do corpo. Ainda foi transportado para o hospital, mas após três dias de luta, não resistiu aos ferimentos e morreu aos 31 anos.

 

Adeus a um dos maiores da história

Ayrton Senna Formula 1
Uma das melhores performances de sempre em piso molhado
Fonte: Formula 1

Ayrton Senna já havia se consolidado como um dos maiores pilotos a competir na Fórmula 1 quando, em 1994, perdeu a vida em um dos acidentes mais marcantes do automobilismo. O brasileiro, que liderava o GP de Ímola, perdeu o controlo do seu Williams na curva Tamburello e colidiu com o muro.

Devido à batida, um pedaço da suspensão soltou-se e atravessou o capacete de Senna. Ele chegou a ser socorrido de helicóptero, mas sua morte foi anunciada algumas horas mais tarde. O funeral, realizado no dia 5 de maio, reuniu milhões de pessoas e deu um indício do que Senna representava para o desporto mundial.

 

15 pessoas morrem em trágico acidente

O piloto alemão Wolfgang von Trips entrou na pista de Monza, no dia 10 de setembro de 1961, com o objetivo de conquistar o seu primeiro título da Fórmula 1. Para isso, bastaria que ele chegasse em terceiro lugar na corrida.

Mas o destino marcaria o seu nome a Monza de maneira trágica. Logo no início da prova, Von Trips envolveu-se num acidente com a lenda do automobilismo Jim Clark e o seu carro “descolou” atingindo parte do público que assistia à corrida. Ao todo, 15 pessoas morreram, incluindo o piloto alemão.

 

Galã da F1 morre em acidente gravíssimo

A trajetória do talentoso piloto francês François Cevert chegou ao fim no dia 6 de outubro de 1973, em Watkins Glen, nos Estados Unidos. Não apenas a sua habilidade ao volante, mas também a aparência de galã de cinema eram elementos que o tornavam um dos competidores mais queridos do público.

Amigo e pupilo de Jackie Stewart, Cevert havia obtido sucesso na Fórmula 2 e 3 antes de chegar à principal modalidade dos desportos a motor. Entretanto, uma gravíssima colisão com o muro de proteção do circuito de Watkins Glen causou a morte instantânea do francês, decapitado num dos acidentes mais comoventes da história da F1.

 

Última morte da era moderna da F1


Quando a temporada 2014 da Fórmula 1 começou, já fazia 20 anos que nenhum piloto morria durante uma corrida ou treino. O último acidente fatal havia sido, justamente, o de Ayrton Senna, em 1994. No entanto, o GP do Japão seria palco de uma batida que custaria a vida de Jules Bianchi.

O piloto da Marussia acabou saindo da pista e batendo num trator que retirava o carro de Adrian Sutil. Ele foi socorrido e transferido para um hospital de Nice, em França. Todavia, após nove meses em coma, Bianchi foi declarado morto. A sua trágica partida permanece o último acidente fatal da Fórmula 1.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Fernández segue Enzo Maresca e já está confirmado como reforço do Manchester City

Enzo Fernández já foi apresentado como reforço do Manchester City. Médio troca o Chelsea pelos cityzens no último dia de mercado.

Próximo reforço do Benfica neste mercado já aterrou em Lisboa

Claudio Echeverri está em Lisboa. Jovem argentino aterrou esta noite e prepara-se para reforçar o ataque do Benfica de Marco Silva.

Reforços de peso no Deportivo A Coruña: José María Giménez e Marc Casadó chegam do Atlético Madrid e Barcelona

Dupla de peso no Deportivo A Coruña. José María Giménez e Marc Casadó juntam-se ao plantel do emblema recém-promovido à La Liga.

Tosin Adarabioyo esteve na lista do Benfica e acaba no Tottenham por 8 milhões de euros

Tosin Adarabioyo foi oficializado como reforço do Tottenham. O defesa deixa o Chelsea e assina em definitivo pelos spurs.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting contrata defesa-central ao Leganés: «É um grande clube e estou aqui para trabalhar e continuar a crescer»

Djibril Gueye é o mais recente reforço do Sporting no mercado de verão. Defesa-central de 19 anos vai representar a equipa B.

Já custou 72 milhões de euros e vai ser treinado por Martín Anselmi no Elche

Thomas Lemar já foi oficializado como novo jogador do Elche. Internacional francês vai ser treinado por Martín Anselmi.

Jonathan David e Issiaka Kamate juntam-se ao plantel de Diego Simeone no Atlético Madrid

O Atlético Madrid oficializou as contratações de Jonathan David e Issiaka Kamate. Avançado canadiano chega por empréstimo com opção de compra.