Quem vai conseguir contratar Carlos Sainz?

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Ainda não tinha começado a temporada de 2024 e já tinha sido lançada a bomba do ano: contratação de Lewis Hamilton por parte da Ferrari. Apesar de ter deixado todos surpreendidos pela altura em que foi anunciado, não é possível afirmar que tenha sido uma grande surpresa, visto o namoro entre a Ferrari e o piloto britânico durar há alguns tempos. A questão que se coloca prende-se com o futuro, até então incerto, de Carlos Sainz.

A meu ver, a ida de Lewis para a equipa italiana poderá ser um marco importante para a modalidade, na medida em que junta na equipa de todos os sonhos, um dos melhores pilotos da história. Só que as dúvidas levantam-se quando, com o avançar da temporada, o piloto espanhol tem demonstrado que é dos pilotos em melhor forma da grelha, com exibições de encher o olho, principalmente aos oponentes da Scuderia Ferrari. É aí que parece estar a grande “novela” da época de 2024: quem poderá contratar Carlos Sainz?

O futuro do espanhol ainda está em aberto e são muitas as especulações sobre qual vai ser a sua próxima equipa. O que é certo é que as mais recentes exibições deixam água na boca a qualquer chefe de equipa que procure uma dupla de pilotos ganhadora. Tentando analisar quais são as possibilidades de escolha que poderão surgir no final da época de 2024, diria que restam três fortes possibilidades: Red Bull, Mercedes, Sauber.

Começando pela hipótese altamente improvável, a meu ver, Sauber, que pertence à Audi e será equipa de fábrica da marca alemã, a partir de 2026. Há muito que se fala nesta possibilidade, principalmente devido às ligações do seu pai à construtora, e à crença de que chegará com força ao universo Fórmula 1. A equipa da Audi vai ser liderada pelo antigo chefe de equipa da McLaren, Andreas Seidl, que trabalhou com o espanhol e pensou-se que poderia alavancar a mudança. Contudo, devido à contratação de Lewis Hamilton, Sainz precisa de uma equipa já para 2025, ao que a Audi não é capaz de ser uma opção.

A Mercedes apresenta-se como uma forte candidata, na medida em que parece deixar em aberto várias opções para a dupla de pilotos de 2025, tendo sido associados vários nomes para a sucessão do britânico, nomeadamente o de Carlos Sainz. Toto Wolff tem feito questão de alimentar os vários rumores que a imprensa tem colocado em cima da mesa e pode querer “marcar território” na contratação do espanhol.

Por fim, diria que a Red Bull parece ser uma hipótese bastante provável, não só devido ao ADN do espanhol que, a meu ver, se assemelha com o da marca austríaca, mas também devido aos resultados de Pérez que não conseguem acompanhar o “Super Max”. A temporada de 2024 pode ser a derradeira para o piloto mexicano, que há muito parece colocar-se com o pé fora da equipa, tendo sido “salvo” pela falta de pilotos que pudessem competir pelo título. Ora que surge, de forma inesperada, Carlos Sainz que, ainda para mais na sua máxima forma, surge como uma cereja no topo de bolo para a equipa de Milton Keynes. Ambas as partes têm agora margem de manobra para fazer acontecer uma parceria forte, resta saber se o piloto espanhol quer sujeitar-se a poder ficar na sombra de Verstappen ou se prefere reinar em qualquer outra equipa.

A Aston Martin fez questão de terminar com as dúvidas e com as especulações, com a renovação de Alonso, depois de a saída do espanhol ter sido comentada. Fechou-se então mais uma porta a Carlos, que poderia ter uma porta aberta com a ausência do seu compatriota.

Com tudo isto, não me parece que seja possível, já no início da temporada, fazer previsões ou arriscar qual poderá ser a escolha. Parecem-me possíveis diversas hipóteses, sendo preciso ter em conta o jogo de cadeiras dos restantes pilotos, para que o espanhol possa fazer contas à vida. Uma coisa é certa, com as prestações fulgurantes, corrida após corrida, só significam que Sainz terá uma presença garantida na grelha, em 2025.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.