📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Regresso à Europa com novidade | Fórmula 1

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A temporada de Fórmula 1 teve um começo um pouco assustador para os fãs da modalidade e para a própria organização, com as primeiras corridas do ano a serem autênticos passeios da Red Bull. Depois de uma temporada de 2021 em que foi notória uma maior e mais apaixonante adesão dos fãs à modalidade, a expetativa criada nesse ano foi completamente destruída com os passeios perpetuados pela Red Bull em 2022 e, agora, em 2023.

A realidade é que a forma como terminou o Campeonato em 2021 deixou marcas profundas nos fãs, ainda nesta época, tem sido notório, em todos os circuitos, o desânimo e fúria, pela falta de transparência com que foi gerida a decisão em Abu Dhabi e todo o processo sobre a quebra do teto orçamental por parte da Red Bull. Tudo isto aliado a já duas temporadas de domínio, sem precedentes, da equipa de Milton Keynes, acaba por ser normal que, a organização da Fórmula 1, queira alterar algo para que o interesse dos fãs atinja o ponto que atingiu em 2021.

Em plena semana do Grande Prémio do Azerbeijão, são anunciadas mudanças no formato das corridas sprint, retirando todas as ligações com a corrida de domingo, o sprint de sábado será quase como um evento suplementar da corrida. Estas mudanças são feitas para que os pilotos se sintam mais à vontade para lutar por posições na corrida sprint, que terá uma sessão de qualificação exclusiva para o sprint, a ser realizada nas manhãs de sábado, com a obrigatoriedade de serem utilizados os compostos médios para a “SQ1” e “SQ2”, e composto macio para o “SQ3”.

Assim sendo, as sextas-feiras serão compostas por um treino livre seguido da qualificação para a corrida de domingo, enquanto os sábados serão completamente dedicados à corrida sprint, com as qualificações de doze, dez e oito minutos de manhã e a corrida sprint de tarde. Em termos de penalizações, apenas as que surgirem durante a corrida sprint serão aplicadas na corrida de domingo, à exceção claro, das violações das regras de “parque fechado” que continuarão a ser aplicadas tanto na corrida de sprint como na corrida de domingo.

O esforço demonstrado para que a Fórmula 1 volte a ser atrativa é de louvar, no entanto, nestas primeiras corridas, foi possível verificar que as penalizações, atribuídas à Red Bull, por ter ultrapassado o teto orçamental, foram insuficientes em relação à vantagem competitiva que obteve em relação às outras equipas. Mais grave do que isto, é a opinião unânime dos pilotos em que está novamente difícil seguir no ar sujo do carro em frente, o que dificulta as aproximações e consequentes batalhas por posições.

A aerodinâmica volta a ser o ponto em que será mais importante impor restrições ou designs estandardizados em certas componentes para que se torne impossível, às equipas, dificultarem a perseguição aos seus carros, prejudicando o principal ponto de interesse dos fãs.

Para já, o único ponto positivo possível de retirar desta alteração, foi o facto de, a organização ter ignorado os comentários de Max Verstappen sobre possíveis alterações, chegou mesmo a ameaçar que se retirava da Fórmula 1 se se continuasse a efetuar alterações ao programa do fim-de-semana. No entanto, não será esta alteração que fará com que a Red Bull deixe de ter um carro capaz de dar uma volta de avanço a toda restante grelha. Por fim, nunca é demais relembrar que as corridas sprint farão parte dos Grandes Prémios de Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Qatar e Estados Unidos. Sobre os pontos a ganhar na corrida sprint, mantém-se tudo na mesma, com o primeiro a ganhar oito pontos e sempre a decrescer até à oitava posição.

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

Fiorentina já definiu o novo treinador após despedir Stefano Pioli

A Fiorentina escolheu Paolo Vanoli como novo treinador. O técnico italiano de 53 anos deve suceder a Stefano Pioli no cargo.

Rodrigo Gomes vai falhar os próximos 4 meses por lesão no Wolverhampton

Rodrigo Gomes, extremo português do Wolves, irá falhar os próximos quatro meses após realizar uma cirurgia na perna esquerda.

Trabzonspor interessado em adquirir dois clubes da Segunda Liga

A direção do Trabzonspor está interessada na aquisição de um clube da Segunda Liga e já iniciou negociações com Vizela e Leixões.

É já esta noite e em canal aberto: Onde ver o debate entre Rui Costa e Noronha Lopes?

Rui Costa e João Noronha Lopes debatem esta noite na BTV com início pelas 21h00. Faltam dois dias para a segunda volta das eleições.

PUB

Mais Artigos Populares

Humberto Coelho explica por que Rui Costa é o «presidente ideal» para o Benfica

Humberto Coelho deu uma entrevista ao jornal A Bola. Candidato a vice-presidente de Rui Costa falou sobre vários temas.

Eis os onzes prováveis do Braga x Genk para a Europa League

O Braga recebe esta noite o Genk na quarta jornada da Europa League. Fica com os onzes prováveis do jogo.

Eis os onzes prováveis do Utrecht x FC Porto para a Europa League

O FC Porto enfrenta esta tarde o Utrecht na quarta jornada da Europa League. Fica com os onzes prováveis do jogo.