Regresso à Europa com novidade | Fórmula 1

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A temporada de Fórmula 1 teve um começo um pouco assustador para os fãs da modalidade e para a própria organização, com as primeiras corridas do ano a serem autênticos passeios da Red Bull. Depois de uma temporada de 2021 em que foi notória uma maior e mais apaixonante adesão dos fãs à modalidade, a expetativa criada nesse ano foi completamente destruída com os passeios perpetuados pela Red Bull em 2022 e, agora, em 2023.

A realidade é que a forma como terminou o Campeonato em 2021 deixou marcas profundas nos fãs, ainda nesta época, tem sido notório, em todos os circuitos, o desânimo e fúria, pela falta de transparência com que foi gerida a decisão em Abu Dhabi e todo o processo sobre a quebra do teto orçamental por parte da Red Bull. Tudo isto aliado a já duas temporadas de domínio, sem precedentes, da equipa de Milton Keynes, acaba por ser normal que, a organização da Fórmula 1, queira alterar algo para que o interesse dos fãs atinja o ponto que atingiu em 2021.

Em plena semana do Grande Prémio do Azerbeijão, são anunciadas mudanças no formato das corridas sprint, retirando todas as ligações com a corrida de domingo, o sprint de sábado será quase como um evento suplementar da corrida. Estas mudanças são feitas para que os pilotos se sintam mais à vontade para lutar por posições na corrida sprint, que terá uma sessão de qualificação exclusiva para o sprint, a ser realizada nas manhãs de sábado, com a obrigatoriedade de serem utilizados os compostos médios para a “SQ1” e “SQ2”, e composto macio para o “SQ3”.

Assim sendo, as sextas-feiras serão compostas por um treino livre seguido da qualificação para a corrida de domingo, enquanto os sábados serão completamente dedicados à corrida sprint, com as qualificações de doze, dez e oito minutos de manhã e a corrida sprint de tarde. Em termos de penalizações, apenas as que surgirem durante a corrida sprint serão aplicadas na corrida de domingo, à exceção claro, das violações das regras de “parque fechado” que continuarão a ser aplicadas tanto na corrida de sprint como na corrida de domingo.

O esforço demonstrado para que a Fórmula 1 volte a ser atrativa é de louvar, no entanto, nestas primeiras corridas, foi possível verificar que as penalizações, atribuídas à Red Bull, por ter ultrapassado o teto orçamental, foram insuficientes em relação à vantagem competitiva que obteve em relação às outras equipas. Mais grave do que isto, é a opinião unânime dos pilotos em que está novamente difícil seguir no ar sujo do carro em frente, o que dificulta as aproximações e consequentes batalhas por posições.

A aerodinâmica volta a ser o ponto em que será mais importante impor restrições ou designs estandardizados em certas componentes para que se torne impossível, às equipas, dificultarem a perseguição aos seus carros, prejudicando o principal ponto de interesse dos fãs.

Para já, o único ponto positivo possível de retirar desta alteração, foi o facto de, a organização ter ignorado os comentários de Max Verstappen sobre possíveis alterações, chegou mesmo a ameaçar que se retirava da Fórmula 1 se se continuasse a efetuar alterações ao programa do fim-de-semana. No entanto, não será esta alteração que fará com que a Red Bull deixe de ter um carro capaz de dar uma volta de avanço a toda restante grelha. Por fim, nunca é demais relembrar que as corridas sprint farão parte dos Grandes Prémios de Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Qatar e Estados Unidos. Sobre os pontos a ganhar na corrida sprint, mantém-se tudo na mesma, com o primeiro a ganhar oito pontos e sempre a decrescer até à oitava posição.

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

Augusto Inácio em exclusivo: «Parece-me que Cristiano Ronaldo nunca mais vai voltar à Seleção Nacional como jogador»

Augusto Inácio falou em exclusivo com o Bola na Rede e comentou a tensão vivida em torno da Seleção Nacional e de Cristiano Ronaldo.

Gianluca Prestianni titular na goleada da Argentina: «Acho que a equipa esteve muito bem»

Gianluca Prestianni foi titular na vitória da Argentina frente à Bolívia por 4-0. Eis o que disse o extremo do Benfica.

Argentina goleia Bolívia com Gianluca Prestianni a titular

A Argentina goleou a Bolívia por 4-0 num jogo particular. Gianluca Prestianni, do Benfica, foi titular na partida.

Portugal: Eis as 2 baixas para o jogo com a Dinamarca para a Liga das Nações

Francisco Conceição (lesão) e Cristiano Ronaldo (deixou o estágio) são baixas do Dinamarca x Portugal, da Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Micael Sequeira responde ao Bola na Rede: «Tivemos a grande oportunidade aos 76′ minutos, onde faltou uma certa felicidade»

Micael Sequeira respondeu a uma questão colocada pelo Bola na Rede em rescaldo ao empate frente ao Brondby.

Micael Sequeira e a eliminação do Sporting da Europa Cup: «O nosso principal objetivo são as competições internas»

O Sporting empatou frente ao Brondby por 2-2 e foi eliminado da Europa Cup. Micael Sequeira fez o rescaldo da partida.

Chris Smalling no FC Porto: «Só cheguei agora, mas conheço a história deste clube, sei que é tudo sobre ganhar»

Chris Smalling já falou enquanto reforço do FC Porto. Defesa-central de 36 anos assinou contrato de uma época.