Fórmula 1 | Mas afinal o que é a Qualificação Sprint?

A Fórmula 1 vai estrear um novo formato de fim de semana para o Grande Prémio da Gra-Bretanha a partir da próxima sexta-feira.

Com o objetivo de adicionar um pouco mais de “corrida” a esta série competitiva, os sábados vão passar a contar com uma Qualificação Sprint. Se não sabem bem o que é ainda, eu vou tentar tratar de esclarecer nas próximas linhas.

A qualificação convencional, que nos habituamos a ver ao sábado, salta para sexta-feira, no lugar dos segundos treinos livres.

Esta qualificação define a grelha de partida para a Qualificação Sprint no sábado, onde o resultado desta mini-corrida de 100 quilómetros determinará a grelha inicial para a prova convencional de domingo.

Isto é a base do novo formato, agora vamos para as pequenas nuances existentes, que podem tornar esta nova prova muito interessante.

Para os tradicionais treinos livres, as equipas terão de os abordar de forma diferente. Agora, a primeira sessão de treinos, terá obrigatoriamente de servir para preparar a qualificação, que passa a ser a segunda sessão do fim de semana de corrida.

No entanto, este não pode ser o único foco das equipas, pois após a primeira sessão de treinos, os carros entram em parc fermé, ou seja, não podem alterar em grande escala os setups do carro durante o fim de semana, exeptuando detalhes determinados pela FIA.

A sessão seguinte é a qualificação normal, com o formato igual, mas algumas pequenas mudanças. Agora, as equipas do top 10 não são obrigadas a utilizar os pneus com que se qualificaram na Q2, passando a ter escolha livre para o início da corrida.

O sábado de manhã passa a pertencer ao segundo e último Treino Livre, onde não podendo realizar grandes alterações de setup devido à regra de parc fermé descrita anteriormente, as equipas poderão afinar os detalhes antes da Qualificação Sprint.

A novidade chega no sábado à tarde, com a Qualificação Sprint. Esta consiste numa prova de 100 quilómetros (que em Silverstone equivale a 17 voltas), com uma duração de cerca de 30 minutos.

A ordem de partida é decidida pela qualificação de sexta-feira, e a ordem de chegada no final da prova, decide a grelha de partida da corrida de domingo.

Os pilotos não são obrigados a parar, mas podem fazê-lo se sentirem que a estratégia funciona. O expectável é que as equipas apostem no pneu médio ou duro, sendo que estes poderão aguentar as 17 voltas sem problemas, ao contrário dos macios.

Com os duros, é mais provável que os pilotos testem os limites do carro durante mais tempo, que é o principal objetivo da implementação desta prova.

Para além de decidir a grelha de partida para domingo, há pontos a distribuir: três para o primeiro, dois para o segundo e um para o terceiro. Assim, procura-se motivar os pilotos a lutar pelas posições cimeiras, em particular num campeonato disputado como se espera que este seja.

Estes pontos dificilmente chegarão às equipas do pelotão, devido à grande diferença na gestão de pneus da Mercedes e Red Bull para as “outras”, no entanto, melhorar a posição para  domingo pode fazer toda a diferença.

Isto pode beneficiar em particular pilotos como Sérgio Pérez e Daniel Ricciardo que tem mostrado grandes dificuldades em qualificação, mas bom ritmo de corrida. Assim, podem corrigir no sprint os problemas da qualificação.

Para os puristas, esta é uma medida controversa, vai “contra aquilo que a Fórmula 1 representa” e são só modernices.

Se a Fórmula 1 ouvisse sempre essas vozes ainda tínhamos carros em forma de banheira, por isso o que eu digo é: vamos ver no que dá!

É trocar uma sessão de treinos por mais competição, isto só é interessante, em particular para quem vai ao circuito. Se vai apimentar as coisas para a corrida é uma incógnita, pode até ter o efeito inverso, mas, sem tentar nunca se vai saber.

Foto de Capa: Formula 1

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.