Formula E Santiago E-Prix: Um quase à portuguesa

- Advertisement -

Max Guenther conseguiu a segunda vitória consecutiva para a BMW i Andretti num entusiasmante e escaldante E-Prix de Santiago, no Chile. Não foi de todo uma vitória fácil para o piloto alemão, que teve de lutar arduamente com Mitch Evans (Jaguar) e com António Félix da Costa (DS Techeetah). O português viu a vitória escapar-se por muito pouco, sendo que liderava até a temperatura das baterias do seu monolugar começarem a atingir valores pouco seguros, o que o obrigou a abrandar e a ceder a liderança a Guenther. Na terceira posição, o homem que começou na pole position, Mitch Evans, liderou grande parte da corrida, mas não foi capaz de segurar a pressão de Guenther.

O princípio da corrida foi estranhamente sossegado para a Formula E, tendo animado quando foi ativado o primeiro full course yellow, após o carro do líder do campeonato Alexander Sims (BMW) se ter imobilizado no meio da pista. Oliver Rowland (Nissan) e Sam Bird (Virgin) chocaram, tendo caído ambos para o fundo da pista. Por esta altura, Jean Éric-Vergne e António Félix da Costa faziam turnos a subir pela tabela classificativa acima, lutando constantemente por posição.

Batalha acesa dos dois DS Techeetah
Fonte: Formula E

Guenther aproveitava para atacar o carro de Edoardo Mortara (Venturi), subindo para a terceira posição. Logo de seguida, aproveitando a batalha entre os dois pilotos da Venturi, Jean Éric Vergne subia para quinto, seguido de António Félix da Costa, que pressionava constantemente o seu colega de equipa.

Guenther passava para segundo, perseguindo o líder Mitch Evans, e Wehrlein perdia a terceira posição, caindo para trás de Vergne e Félix da Costa. O português mantinha a pressão, e os danos no monolugar de Jean Éric Vergne acabaram por ser demasiados, sendo que a proteção da roda dianteira do francês começou a roçar no pneu. Isto obrigou o francês a parar nas boxes, mas não sem antes, apesar dos danos, dificultar a passagem de Félix da Costa para a terceira posição. Os dois pilotos tiveram alguns momentos “orelhudos” durante a corrida, com algumas defesas de posição a roçar o limite do aceitável.

Félix da Costa partiu então ao ataque, ultrapassando primeiro Evans, e depois, numa manobra no limite, conseguiu passar para a liderança da corrida. Parecia tudo bem, mas tanta batalha começou a sobreaquecer as baterias do DS de António Félix da Costa, que rápido se viu à mercê de Guenther, o piloto que o substituiu na BMW. Para evitar que a bateria se desligasse por causa do sobreaquecimento, o português decidiu deixar a batalha, e contentar-se com a segunda posição do pódio, que acabou por dedicar a Paulo Gonçalves.

Maxi Guenther não teve uma vitória oferecida
Fonte: Formula E

Mais uma excelente corrida para o repertório da Formula E, as recuperações dos homens da DS Techeetah foram fantásticas, e por pouco não deram em vitória. Max Guenther mostrou grande maturidade, sendo capaz de atacar e aguentar ataques como um veterano, e seguindo assim para a sua primeira vitória na Formula E.

Destaque também para os homens da Mercedes, que mais uma vez, sem grande barulho, conseguiram pontos valiosos, com a quinta posição de Nick De Vries e de Stofel Vandoorne, na Formula E, a consistência ganha campeonatos. Do outro lado da moeda está Vergne que, como no ano passado, está a ter um inicio de época tremido, e a Porsche, que de certeza esperava mais do que ter de desistir da corrida logo nas primeiras voltas.

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli comenta regresso de Seko Fofana: «Veio para ajudar com a mentalidade certa»

O FC Porto vai enfrentar o Académico de Viseu para a quarta jornada da Primeira Liga. Fica com palavras de Francesco Farioli na antevisão.

Francesco Farioli e o sorteio da Champions League: «Ainda não há grandes comentários a fazer, porque muitas equipas ainda estão em construção»

O FC Porto vai enfrentar o Académico de Viseu para a quarta jornada da Primeira Liga. Fica com palavras de Francesco Farioli na antevisão.

Mário Branco analisa sorteio da Europa League e releva: «O lugar natural do Benfica é a Liga dos Campeões»

Mário Branco fez a análise do sorteio da fase de liga da Europa League. Benfica já conhece adversários na competição.

Ruben Amorim risca em definitivo 3 jogadores do AC Milan e pode ajudar FC Porto nos últimos dias do mercado

Ruben Amorim tomou a decisão em definitivo. Fikayo Tomori, Youssouf Fofana e Santiago Giménez vão deixar o AC Milan ou treinar à parte.

PUB

Mais Artigos Populares

Anderlecht de Vítor Bruno cada vez mais perto de vir a Portugal contratar destaque da Primeira Liga

O Anderlecht de Vítor Bruno quer contratar Santi García. Negociações com o Gil Vicente mais perto do desfecho final.

Eis os adversários do Universitatea Craiova de Filipe Coelho na fase de liga da Conference League

O Universitatea Craiova já conhece os adversários na fase de liga da Conference League. Equipa de Filipe Coelho com seis encontros definidos.

Eis os adversários do Pafos de Ricardo Sá Pinto na fase de liga da Conference League

O Pafos já conhece os adversários na fase de liga da Conference League. Equipa de Ricardo Sá Pinto com seis encontros definidos.