É o final do Fanboost! E agora? | Fórmula E

modalidades cabeçalho

A FIA (Federation Internationale de l’Automobile) e a Fórmula E anunciaram uma nova melhoria nos regulamentos para a temporada nove da ABB FIA Formula E World Championship, sendo a mesma aprovada pelo Conselho Mundial do Automobilismo da FIA.

Os novos regulamentos tocam no tempo da corrida, numa nova forma de modo de ataque a ser experimentado na nona temporada (Attack Charge) e também na possibilidade de existir treinos livres para os futuros rookies da categoria terem andamentos nos novos Gen3.

TEMPO DE CORRIDA

A categoria de fórmulas elétricos tinha corridas à base de tempo: 45 minutos de corrida mais uma volta final. A partir de janeiro, serão trocados os minutos por número de voltas a efetuar pelos pilotos. O mesmo acontece com o tempo passado atrás de Safey-Car e Full Course Yellow, que será compensado em número de voltas adicionais, ao invés do tempo adicionado. Algo que devia ter sido implementado desde o primeiro dia, para facilitar a vida a toda a gente.

ATTACK CHARGE E O FIM DO FANBOOST.

A nova modalidade dos pilotos receberem mais potência nos seus carros será o Attack Charge que, apesar da confusa explicação, entende-se da seguinte forma: os pilotos terão de parar, durante a corrida, por 30 segundos para recarregar a bateria e o carro receber mais 4kWh de energia. Esta velocidade de carregamento só pode ser atingida através de um booster de 600kW, uma inovação que será experimentada neste campeonato. Após isso, os pilotos terão à sua disposição dois momentos de Attack Mode, onde a potência dos carros passa de 300kW para os 350kW.

O Attack Mode como o conhecemos continua em funcionamento normalmente nas corridas em que o Attack Charge não esteja implementado para testes. Seria mesmo necessário implementar um pit-stop obrigatório para os carros terem mais potência? As corridas estavam divertidas de se ver sem paragens, agora não só terão em conta a bateria que levam, mas também, os 30 segundos+ que irão perder nesta paragem. As chamadas estratégias.

Com estas mudanças, o Fanboost, uma votação por partes dos fãs que dava mais energia aos pilotos mais votados, foi descontinuado para 2023. Uma das principais ligações que a categoria tinha aos fãs chega assim ao fim.

TEMPO NO CARRO PARA ROOKIES

Segundo as novas mudanças, todas as equipas terão de abdicar de um piloto em, pelo menos, dois Free Practice 1 (treinos livres 1) para os rookies que nunca conduziram ou competirão no campeonato de F-E poderem ter alguns minutos no Gen3. O objetivo principal é atrair futuros pilotos para a categoria e ajudar no progresso das equipas.

Apesar de só o AC ter um impacto direto naquilo que serão as corridas e estratégias dos pilotos/equipas, os outros dois aparecem mais como uma forma de ajudar a F-E a entrar nos padrões normais das corridas de Fórmulas. A ideia de ter rookies a fazerem pelo menos dois treinos livres é uma boa aposta para dar lugar àqueles que podem nem sempre chegar à categoria rainha do desporto automóvel.

A Fórmula E tem vindo a ser uma das categorias com mais ação em pista pela quantidade de ultrapassagens que existem em pista e pela luta pelo campeonato até ao último momento, como aconteceu este ano. No início de 2022, foram feitas mudanças à qualificação, que acabou por dar frutos e deixar os pilotos contentes com o formato.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.