Fórmula E: Criação e adaptação para um automobilismo sustentável

FÓRMULA E E FÓRMULA 1: PODERÃO COEXISTIR?

As diferentes modalidades do automobilismo caminham no sentido de alcançarem, ou pelo menos, de se aproximarem do “net zero”. O caso em que este contexto pode vir a colidir com a Fórmula E é mesmo o da Fórmula 1. Aquele que é provavelmente o campeonato-rei do automobilismo, vai ter de tomar uma decisão até 2035, de acordo com o Diretor Desportivo da Envision Racing, Sylvain Filippi (https://biz.crast.net/formula-1-could-be-all-electric-by-2035-says-fomula-e-boss/) . A decisão passa por escolher avançar para um modelo com carros 100% elétricos, apelativa a um público mais geral, ou adotar um estilo mais híbrido, apelativo a um segmento mais específico do mercado.

“A Fórmula 1 terá muitas opções para o seu futuro. Poderá tornar-se 80% elétrica e 20% híbrida. Ou pode rumar a uma direção completamente diferente, retirando o melhor que o V12 consegue ser. E continuaria a proporcionar uma excelente competição e entretenimento”

Filippi frisou ainda que os carros da Fórmula E são mesmo capazes de vir a bater os carros de Fórmula 1, no que à velocidade de ponta diz respeito, daqui a 10 ou 15 anos, quando o “Gen 4” e o “Gen 5” tiverem sido desenvolvidos. Nota ainda que o carro de corrida elétrico tem evoluído significativamente desde a criação do campeonato do Mundo em 2014, com destaque para o fim da troca de carro a meio das provas, uma vez que as baterias passaram a aguentar esforços de 45 minutos com uma bateria de 52 KW.

Numa entrevista ao “The Race”, o Diretor Executivo da Stellantis (principal produtora mundial de carros), o português, Carlos Tavares, também abordou a coexistência entre F1 e Fórmula E. Ao contrário de Filippi, Tavares acredita que no futuro, as duas modalidades não serão capazes de coexistir devido à pressão elevada para que se abandone os motores de combustão interna em prol da tecnologia elétrica.

“A pressão da sociedade vai ser tão alta que a Fórmula 1 vai ter de abandonar a tecnologia de combustão interna, o que significa que, nesse momento, a Fórmula 1 e a Fórmula E vão ter de discutir com a FIA qual o rumo a seguir” disse Tavares ao The Race.

A Fórmula E tem uma licença de exclusividade da FIA para carros de monolugar elétricos, o que de acordo com o próprio Alejandro Agag, obriga a Fórmula 1 a pedir autorização ao campeonato de veículos elétricos, se quiser completar uma transição para esta tecnologia. A licença tem uma validade de 25 anos, o que garante a liderança da Fórmula E no que aos carros de corrida elétricos diz respeito, até 2039.

Assim, o campeonato do Mundo de Fórmula E tem efetivamente um futuro assegurado e tem tudo para coexistir a médio prazo com a Fórmula 1. A solução mais lucrativa parece efetivamente ser um modelo da índole do mencionado por Filippi: 80% elétrico e 20% híbrido. Este modelo manteria uma distinção entre os dois campeonatos, garantindo uma solução mais lucrativa, uma vez que as duas marcas carregam bastante importância. Se algum dia, tivessem de se fundir, não existem dúvidas que o modelo de carro elétrico prevaleceria, mas com a marca da Fórmula 1, uma vez que carrega uma importância histórica e mediática muito maior.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diferença entre Benfica e Real Madrid por Álvaro Carreras está em 8 milhões de euros

Álvaro Carreras está perto de ser reforço do Real Madrid. O lateral espanhol prepara-se para deixar o Benfica nos próximos dias.

Raphinha eleito melhor jogador da La Liga 2024/25

Raphinha foi considerado o melhor jogador da La Liga. O avançado brasileiro apontou 18 golos e nove assistências em 38 jornadas.

Arthur Cabral não marcou presença no Seixal e está de saída do Benfica

Arthur Cabral vai deixar de ser jogador do Benfica nas próximas horas. O avançado vai assinar um contrato com o Botafogo.

Gonçalo Ramos regressou aos treinos de Portugal

Gonçalo Ramos regressou este sábado aos treinos de Portugal, depois de ter viajado para assistir ao nascimento do seu filho.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan avança para contratação de destaque da Serie A

O AC Milan é o novo clube interessado em Mateo Retegui. O avançado da Atalanta é um dos destaques da Serie A.

Cristóvão Carvalho ao ataque contra Rui Costa: «Rui Costa demonstrou que o plano que irá apresentar será exatamente o velho Benfica, que ninguém acredita»

Cristóvão Carvalho marcou presença este sábado no Pavilhão nº 2 da Luz, de maneira a assistir à Assembleia Geral do Benfica.

Avançado avaliado em 45 milhões de euros de saída do Manchester United

Alejandro Garnacho vai sair do Manchester United neste mercado de transferências. Há vários clubes interessados na sua contratação.