Mónaco E-Prix: Sem que nada o transtorne, quem vence é Vandoorne

A CRÓNICA: AVERSÃO AO RISCO DÁ FRUTOS NO “CASINO”

Na semana em que a ABB FIA Formula E anunciou o seu revolucionário novo carro (Gen3), a introduzir em 2023, o “eléctrico” da Fórmula E parou na mítica gare do Mónaco para a 6.ª ronda da oitava edição da modalidade.

Entre as novidades do Gen3, para além do desenho aerodinâmico equiparável a um caça aéreo, estiveram a promessa de se tornar o carro mais rápido da história da competição (um máximo de 322 km/h), ainda mais eficiência na produção de energia eléctrica recuperada, a grande inovação tecnológica de duas unidades motrizes por carro (uma na dianteira e uma na traseira do chassis) e que irá permitir mais que duplicar a potência disponível por corrida para um total de 600kW, bem como o desaparecimento dos travões hidráulicos nas rodas traseiras. Um cardápio de inovações, portanto, para a próxima temporada.

De volta ao Principado, Mitch Evans (Jaguar) rapidamente se adaptou ao traçado sinuoso das ruas de Monte Carlo – “Pole Position”, mais três pontos para a contabilidade e confirmação do seu bom momento de forma, após duas vitórias na 4.ª e 5.ª rondas disputadas em Roma. Atrás de si na grelha, carros de três equipas diferentes, compostas pelos experientes Pascal Wehrlein (Porsche), Jean-Éric Vergne (DS Techeetah) e Stoffel Vandoorne (Mercedes), em mais uma demonstração de competitividade inequívoca por parte do pelotão.

Cinco luzes vermelhas e arranque para o “prato principal” do dia. Primeira volta relativamente limpa, liderança conservada por Evans e o grande vencedor da partida a acabar por ser Jake Dennis (Andretti), que conseguia subir cinco posições para se colocar em 10.º entre dois “Olivers” – Rowland (Mahindra) e Askew, este seu colega de equipa na Avalanche Andretti.

Com o “Attack Mode” a ser activado ao fim de quatro minutos e durante um período de estabilização da ordem de corrida, Nick Cassidy (Envision) é o primeiro a arriscar descer à zona de detecção situada na parte de fora da Curva 4 (Casino), naquela que viria a ser uma manobra de bom fruto na “roleta” do Mónaco. Enquanto Dennis e Cassidy iam galgando posições, Sam Bird fazia o percurso inverso, perdendo sete posições nos primeiros 12 minutos de corrida e acabando por desistir na viragem do primeiro terço de corrida com danos na suspensão do seu Jaguar.

Nesta altura, vários pilotos (entre eles o Português da DS Techeetah, António Félix da Costa) activavam o seu primeiro modo de ataque e os dois líderes Evans e Wehrlein iam “trocando galhardetes”, arriscando manobras sob travagem na aproximação à chicane da Curva 10. Isto trazia de volta à disputa o restante pelotão, que seguia colado a Evans e Wehrlein. Arredado da contenção parecia estar Nyck de Vries (Mercedes), o actual campeão em título a rodar pouco perturbado no 12.º posto.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Carlos Eduardo Lopes
Carlos Eduardo Lopeshttp://www.bolanarede.pt
Concluída a licenciatura em Comunicação Social, o Carlos mudou-se para Londres em 2013, onde reside e trabalha desde então. Com um pai ex-piloto de ralis e um irmão no campeonato nacional de karts, o rumo profissional do Carlos foi também ele desaguar nas "águas rápidas" da Formula One Management, onde trabalhou cinco anos. Hoje é designer numa empresa de videojogos, mas ainda não consegue perder uma corrida (seja em quatro ou duas rodas).

Subscreve!

Artigos Populares

Inter Milão já tem treinador pensado para render Simone Inzaghi em caso de saída do treinador

O Inter Milão tem a questão do treinador da próxima época em aberto. Cesc Fàbregas é uma opção dos nerazzurri.

Foi crucial para o AVS SAD continuar na Primeira Liga e está de saída do clube a custo zero

Gustavo Assunção vai deixar o AVS SAD a custo zero. Médio termina contrato e não vai renovar com os avenses.

Ferro chama a atenção de clubes estrangeiros e pode sair do Estrela da Amadora

Ferro pode voltar a realizar uma aventura fora de Portugal. Existem clubes interessados no central do Estrela da Amadora.

Atlético Madrid só pensa em Viktor Gyokeres

O Atlético de Madrid quer contratar Viktor Gyokeres na próxima janela de transferências. O avançado representa o Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica vai disputar particular no dia 4 de junho

O Benfica vai começar a preparar o Mundial de Clubes 2025 com um particular frente ao Lusitano de Évora.

Liverpool vê rejeitada proposta de 130 milhões de euros por médio

O Bayer Leverkusen recusou uma proposta do Liverpool por Florian Wirtz. Farmacêuticos exigem 150 milhões de euros.

Nacional da Madeira fecha reforço a custo zero por 3 temporadas

Mootaz Nourani é negócio fechado para o Nacional da Madeira. Médio tunisino vai chegar a custo zero aos madeirenses.