Mónaco E-Prix: Sem que nada o transtorne, quem vence é Vandoorne

Depois do primeiro fluxo de “Attack Modes”, o líder era agora Wehrlein, seguido por Vergne, Vandoorne e Evans, o neozelandês num esforço de conservação de energia. Com 20 minutos para o fim, no entanto, tremenda infelicidade para Wehrlein que, tal como Bird, se vê forçado a abandonar a corrida e, com isso, a entregar a liderança a Vergne. O francês e Lucas di Grassi (Venturi) atrás de si arriscam activar de imediato o seu segundo “Attack Mode” mas esta aposta, ao contrário da de Cassidy no início, sai infeliz ao par de pilotos após a direcção de corrida iniciar um “Full Course Yellow” logo no seguimento, neutralizando a corrida.

Recomeço com 15 minutos por disputar e de imediato nova interrupção, desta feita por acidente entre Rowland e André Lotterer (Porsche) na travagem para a primeira curva, e que ditou o abandono de ambos os pilotos. Curto período de “Safety Car” e de novo bandeira verde, a ordem do Top 5 agora composta por Vandoorne, Evans, Vergne, di Grassi e Robin Frijns (Envision), o último a arriscar de imediato no “Attack Mode” e a ceder temporariamente posição a Félix da Costa.

Até final, mais “Attack Modes” e trocas de posição no Top 10, Edoardo Mortara (Venturi) a descer às boxes para também ele abandonar, “Fan Boosts” activados pelos pilotos “do costume” (Vergne, da Costa, Vandoorne, Giovinazzi e de Vries), Maximilian Günther (Nissan) a perder um 7.º lugar certo depois de ficar sem energia na bateria do monolugar, e volta mais rápida e ponto extra assegurados por Frijns.

Contudo, e à margem das quezílias atrás de si, Vandoorne construía uma folga saudável para Evans, cruzava a linha de chegada antes dos demais e alcançava vitória merecida – a sua primeira da época depois de um duplo Top 5 em Roma.

Com Evans e Vergne a selar os restantes lugares do pódio, o luso Félix da Costa num honroso 5.º posto final de 10.º na grelha e todas as contas feitas, Vandoorne catapulta-se para o topo da classificação de pilotos com 81 pontos, à frente dos seus parceiros no pódio de hoje – Vergne com 75 pontos e Evans com 72. No campeonato de equipas, vantagem conservada pela Mercedes, com 120 pontos, contra 105 da DS Techeetah e 94 da Jaguar. As próximas duas rondas têm datas marcadas para 14 e 15 de Maio, a disputar no aeroporto de Tempelhof, em Berlim.

Carlos Eduardo Lopes
Carlos Eduardo Lopeshttp://www.bolanarede.pt
Concluída a licenciatura em Comunicação Social, o Carlos mudou-se para Londres em 2013, onde reside e trabalha desde então. Com um pai ex-piloto de ralis e um irmão no campeonato nacional de karts, o rumo profissional do Carlos foi também ele desaguar nas "águas rápidas" da Formula One Management, onde trabalhou cinco anos. Hoje é designer numa empresa de videojogos, mas ainda não consegue perder uma corrida (seja em quatro ou duas rodas).

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho perto do Benfica: eis o tempo de contrato

José Mourinho deverá ser o novo treinador do Benfica. O técnico vai assinar um contrato válido até ao final da época.

André Lima reage a noite trágica para o Benfica: «A derrota humilhante de ontem não teve a ver com Lage mas sim com falta...

André Lima já reagiu à derrota do Benfica frente ao Qarabag, que resultou no despedimento de Bruno Lage do comando das águias.

José Mourinho em 2025 sucede a Bruno Lage: ainda te lembras a quem substituiu no Benfica em 2000?

José Mourinho está muito perto de regressar ao Benfica, 25 anos depois de ter orientado o emblema da luz pela primeira vez.

Portugal dá a volta ao resultado e vence a Colômbia por 3-2 no Mundial de Voleibol

No Mundial de Voleibol, Portugal venceu a Colômbia e precisa de vitória americana para se qualificar para os oitavos-de final.

PUB

Mais Artigos Populares

Liderança contra o tempo: Os capitães de futebol com mais tempo de serviço na Europa

Ao longo da história, vários jogadores passaram mais de metade das suas carreiras profissionais a liderar a mesma equipa.

Luís Filipe Vieira reage a noite para esquecer do Benfica e deixa ataque a Rui Costa: «Já são demasiados fracassos desportivos e erros de...

Luís Filipe Vieira já abordou a última noite do Benfica, que resultou numa derrota frente ao Qarabag e no despedimento de Bruno Lage.

João Noronha Lopes reage à noite caótica do Benfica: «A boa notícia é que já faltou mais para este pesadelo terminar»

João Noronha Lopes já reagiu à derrota do Benfica frente ao Qarabag e consequente saída de Bruno Lage do posto de treinador.