📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que esperar para 2023? | Fórmula E

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Para esta nova temporada, a Fórmula E traz os Gen3, novas equipas e novos pilotos. 2023 não contará com o fanboost e serão contadas voltas durante as corridas. O que podemos esperar, então, desta temporada?

NOVOS PILOTOS E NOVAS EQUIPAS

Entraram, para a temporada nove, três novas equipas: Maserati MSG Racing, Neom McLaren, Avalanche Andretti. Outras duas trocaram de nome, o caso da agora DS Penske (antiga DS Techeetah) e ABT Cupra (antes só ABT). Com mais equipas, chegam “novos” pilotos ao desporto: Sacha Fenestraz (Nissan), que substituito Antonio Giovinazzi em Seul, Rene Rast (Neom McLaren), que já participou pela Audi, o rookie Jake Hughes (Neom McLaren) e Nico Muller (ABT Cupra), que regressa depois de um ano fora.

Houve mudanças dentro das equipas no que toca a pilotos, para além dos que já foram mencionados: Stoffel Vandoorne deixou a Mercedes (que deixou a categoria) para se juntar à DS Penske e ser colega de equipa de Jean Eric Vergne. Já o português António Félix da Costa rumou à Porsche, onde se juntou a Pascal Wehrlein.

Andre Lotterer juntou-se a Jake Dennis na americana Avalanche Andretti. Robin Frijns mudou-se para a ABT Cupra com Nico Muller, Edoardo Mortara rumou à nova Maserati, juntamente com Maximilian Gunther. Saido da Jaguar para a Nissan foi Norman Nato, já o seu antigo companheiro de equipa, Sam Bird, continuou na equipa, com Mitch Evans do seu lado.

Sebastien Buemi, ex-piloto Nissan, rumou à Envision, com Nick Cassidy a continuar na mesma, e Lucas Di Grassi mudou-se para a Mahindra, juntamente com Oliver Rowland. Por último, mas não menos importante, Sérgio Sette Câmara tornou-se colega de equipa de Daniel Ticktum na NIO 333.

O QUE NOS DIZEM OS TESTES

Em Valência, no Circuito Ricardo Tormo, ainda no ano de 2022, houve os testes de pré-época já com os pilotos nas suas novas equipas e novos monolugares. A Maserati, pelas mãos de Maximilian Guenther, liderou três dos quatro dias de testes, tendo feito o melhor tempo de 1:25,127 – o tempo de pole em 2021 foi de 1:26,552 por Félix da Costa. A Nissan liderou apenas o terceiro dia de testes, com o melhor dos Maserati em quarto lugar. António Félix da Costa, no Porsche, não foi além do sétimo lugar.  A McLaren, que também se estreia, teve resultados de uma equipa que ainda se está a habituar aos novos carros, com o melhor resultado a ser o segundo lugar de Jake Hughes no primeiro dia. A Avalanche Andretti também não teve os melhores resultados nos testes, não conseguindo sequer fazer um TOP10

Podemos ver a equipa italiana a vencer na sua estreia na modalidade, uma vez que tanto a DS Penske, que tem o atual campeão de F-E e o bicampeão, só fizeram o segundo e terceiro melhores tempos, respetivamente, no último dia. As novas equipas, tirando a primeira referida, poderão ter problemas no início da temporada, que depois da primeira corrida poderá ser superado.

Mas mesmo nos teste e simulação de corrida, os pilotos não se cansam de demonstrar o quão preparados estão para a temporada nove.

OS “PIT-STOP” OBRIGATÓRIOS

Ainda não estarão completamente implementados nas corridas, mas haverás algumas em que o novo Attack Charge será posto à prova para ver o que realmente sairá desta nova regra que muda o jogo das estratégias das equipas. Serão 30 segundos de paragem para recarregar a bateria com mais 4kWh de energia e seguirem caminho. Poderão haver jogadas interessantes de paragens nas boxs.

NOVO CALENDÁRIO E NOVOS CIRCUITOS

Com 16 corridas este ano, teremos novos circuitos no calendário: Cidade do Cabo, África do Sul; São Paulo, Brasil; Portland, EUA e Hiderabade, índia. Será apenas uma corrida nestes quatro novos circuitos onde os pilotos irão lutar melhor primeiro lugar. Até ao momento desta antevisão, não há informação sobre os traçados dos circuitos da Índia e EUA.

Poderemos assistir a incríveis corridas e um campeonato renhido como na temporada 2022-2023, adicionando estes novos circuitos. Terão a obvia atenção do público por serem estreias.

A temporada começa no México, no dia 14 de janeiro.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do LDU Quito assume que Palmeiras foi justo vencedor mas queixa-se do relvado: «Mais parece o pátio de uma escola»

Tiago Nunes não escondeu a frustração com a eliminação do LDU Quito frente ao Palmeiras de Abel Ferreira, nas meias-finais da Taça libertadores.

Abel Ferreira fala da renovação e da emoção após o apuramento do Palmeiras para a final da Taça Libertadores: «Chorei e estou a chorar...

Abel Ferreira não escondeu a emoção com o apuramento épico do Palmeiras para a final da Taça Libertadores. O técnico enalteceu a vitória da sua equipa.

Épico: Palmeiras de Abel Ferreira vira eliminatória de 3-0 e goleia por 4-0 para alcançar a final da Taça Libertadores

O Palmeiras de Abel Ferreira conseguiu fazer, uma vez mais, história. A equipa do técnico português virou a eliminatória frente ao LDU Quito e chegou novamente à final da Taça Libertadores.

Rui Costa esclarece condições do contrato de José Mourinho : «Tem contrato para mais um ano»

Rui Costa e João Noronha Lopes enfrentam-se num debate frente-a-frente. O incumbente procura continuar na presidência do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes rejeita manter Mário Branco: «Não deixarei cair Pedro Ferreira»

Rui Costa e João Noronha Lopes enfrentam-se num debate frente-a-frente. O candidato procura uma mudança na presidência do Benfica.

Rui Costa alerta para os direitos televisivos: «Esta lei pode ser prejudicial para o futebol português»

Rui Costa e João Noronha Lopes enfrentam-se num debate frente-a-frente. O incumbente procura continuar na presidência do Benfica.

Rui Costa e o programa de João Noronha Lopes: «Os programas são conhecidos, não vou ler 300 páginas»

Rui Costa e João Noronha Lopes enfrentam-se num debate frente-a-frente. O incumbente procura continuar na presidência do Benfica.