O que esperar para 2023? | Fórmula E

modalidades cabeçalho

Para esta nova temporada, a Fórmula E traz os Gen3, novas equipas e novos pilotos. 2023 não contará com o fanboost e serão contadas voltas durante as corridas. O que podemos esperar, então, desta temporada?

NOVOS PILOTOS E NOVAS EQUIPAS

Entraram, para a temporada nove, três novas equipas: Maserati MSG Racing, Neom McLaren, Avalanche Andretti. Outras duas trocaram de nome, o caso da agora DS Penske (antiga DS Techeetah) e ABT Cupra (antes só ABT). Com mais equipas, chegam “novos” pilotos ao desporto: Sacha Fenestraz (Nissan), que substituito Antonio Giovinazzi em Seul, Rene Rast (Neom McLaren), que já participou pela Audi, o rookie Jake Hughes (Neom McLaren) e Nico Muller (ABT Cupra), que regressa depois de um ano fora.

Houve mudanças dentro das equipas no que toca a pilotos, para além dos que já foram mencionados: Stoffel Vandoorne deixou a Mercedes (que deixou a categoria) para se juntar à DS Penske e ser colega de equipa de Jean Eric Vergne. Já o português António Félix da Costa rumou à Porsche, onde se juntou a Pascal Wehrlein.

Andre Lotterer juntou-se a Jake Dennis na americana Avalanche Andretti. Robin Frijns mudou-se para a ABT Cupra com Nico Muller, Edoardo Mortara rumou à nova Maserati, juntamente com Maximilian Gunther. Saido da Jaguar para a Nissan foi Norman Nato, já o seu antigo companheiro de equipa, Sam Bird, continuou na equipa, com Mitch Evans do seu lado.

Sebastien Buemi, ex-piloto Nissan, rumou à Envision, com Nick Cassidy a continuar na mesma, e Lucas Di Grassi mudou-se para a Mahindra, juntamente com Oliver Rowland. Por último, mas não menos importante, Sérgio Sette Câmara tornou-se colega de equipa de Daniel Ticktum na NIO 333.

O QUE NOS DIZEM OS TESTES

Em Valência, no Circuito Ricardo Tormo, ainda no ano de 2022, houve os testes de pré-época já com os pilotos nas suas novas equipas e novos monolugares. A Maserati, pelas mãos de Maximilian Guenther, liderou três dos quatro dias de testes, tendo feito o melhor tempo de 1:25,127 – o tempo de pole em 2021 foi de 1:26,552 por Félix da Costa. A Nissan liderou apenas o terceiro dia de testes, com o melhor dos Maserati em quarto lugar. António Félix da Costa, no Porsche, não foi além do sétimo lugar.  A McLaren, que também se estreia, teve resultados de uma equipa que ainda se está a habituar aos novos carros, com o melhor resultado a ser o segundo lugar de Jake Hughes no primeiro dia. A Avalanche Andretti também não teve os melhores resultados nos testes, não conseguindo sequer fazer um TOP10

Podemos ver a equipa italiana a vencer na sua estreia na modalidade, uma vez que tanto a DS Penske, que tem o atual campeão de F-E e o bicampeão, só fizeram o segundo e terceiro melhores tempos, respetivamente, no último dia. As novas equipas, tirando a primeira referida, poderão ter problemas no início da temporada, que depois da primeira corrida poderá ser superado.

Mas mesmo nos teste e simulação de corrida, os pilotos não se cansam de demonstrar o quão preparados estão para a temporada nove.

OS “PIT-STOP” OBRIGATÓRIOS

Ainda não estarão completamente implementados nas corridas, mas haverás algumas em que o novo Attack Charge será posto à prova para ver o que realmente sairá desta nova regra que muda o jogo das estratégias das equipas. Serão 30 segundos de paragem para recarregar a bateria com mais 4kWh de energia e seguirem caminho. Poderão haver jogadas interessantes de paragens nas boxs.

NOVO CALENDÁRIO E NOVOS CIRCUITOS

Com 16 corridas este ano, teremos novos circuitos no calendário: Cidade do Cabo, África do Sul; São Paulo, Brasil; Portland, EUA e Hiderabade, índia. Será apenas uma corrida nestes quatro novos circuitos onde os pilotos irão lutar melhor primeiro lugar. Até ao momento desta antevisão, não há informação sobre os traçados dos circuitos da Índia e EUA.

Poderemos assistir a incríveis corridas e um campeonato renhido como na temporada 2022-2023, adicionando estes novos circuitos. Terão a obvia atenção do público por serem estreias.

A temporada começa no México, no dia 14 de janeiro.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe aproveita expulsão aos 20 minutos e bate Trabzonspor por 1-0 na estreia de Domenico Tedesco e Kayserispor empata com golo de Miguel Cardoso

O Fenerbahçe derrotou o Trabzonspor por 1-0, na jornada 5 da Liga da Turquia. A equipa turca esteve a jogar contra dez desde o minuto 20.

Há mais de 30 anos que o Manchester United não tinha um arranque de Premier League tão mau: a estatística que preocupa Ruben Amorim

A derrota do Manchester United diante do Manchester City confirmou o mau arranque de época. É preciso recuar a 1992 para ver um registo semelhante.

Sporting treinou neste domingo após o triunfo frente ao Famalicão

O Sporting realizou mais um treino neste domingo. Os leões tiveram a primeira sessão após a vitória frente ao Famalicão.

Candidatura de Luís Filipe Vieira contradiz sondagem: «A 2ª volta vai ser entre Rui Costa e Luís Filipe Vieira»

Luís Filipe Vieira está convicto de que vai à segunda volta. Bruno Batista, diretor da campanha do antigo presidente, deu a sua visão.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City goleia Manchester United e acentua pesadelo de Ruben Amorim

O Manchester United de Ruben Amorim continua sem sorrir. Em casa do Manchester City, vitória dos cityzens por 3-0, com contornos de goleada.

PSG bate Lens com dois golos de Bradley Barcola e ambos com assistência de Vitinha

O PSG recebeu e venceu o Lens por 2-0, na jornada 4 da Ligue 1. Bradley Barcola fez os dois golos e Vitinha fez as duas assistências.

Última etapa cancelada a 56km do fim e Jonas Vingegaard é coroado vencedor da Vuelta 2025 ao som de gritos de “Palestina Livre”

A última etapa da Vuelta 2025 foi cancelada. Protestos pela Palestina furaram cordão policial e Jonas Vingegaard acabou por ser coroado vencedor.