Fórmula 1 | Bons olhos te vejam, Valtteri!

- Advertisement -

A semana pré-Grande Prémio de Itália começou com as notícias (já aguardadas para muitos) de que Valtteri Bottas não iria continuar na Mercedes na temporada de 2022.

Depois de vários anos a conduzir o melhor carro e a nunca ter ficado sequer perto de ser campeão mundial (mesmo que tenha sido segundo classificado, nunca incomodou Lewis Hamilton nessa luta em particular), Bottas sabe agora que o seu futuro na Fórmula 1 passa pela Alfa Romeo. E, coincidência ou não, vimos um finlandês muito mais solto em Monza.

Toda a gente tem falado (e bem) do brilharete da McLaren na corrida, mas a proeza da equipa papaia não deve ofuscar o grande fim de semana que Bottas teve. Comecemos pela qualificação (a de sexta-feira).

Valtteri Bottas foi instruído durante toda a prova para dar o tow (cone de ar) a Lewis Hamilton, ajudando o companheiro de equipa e prejudicando os seus próprios tempos.

No último segmento de qualificação, depois das primeiras voltas, Bottas estava em quinto, atrás de Hamilton, Verstappen, Norris e Ricciardo, aparentemente fora da luta pela pole. Um cone de ar que conseguiu ganhar a Gasly mudou tudo e Bottas acabou no primeiro posto da qualificação.

Durante a mesma qualificação, ficou a saber-se que a Mercedes tinha trocado o motor do piloto finlandês pela quarta vez esta temporada, ou seja, independentemente do que Bottas fizesse no sprint de sábado, iria começar a corrida de domingo nos últimos lugares.

Indiferente a isso tudo, Bottas foi atrás daquilo que podia ganhar (três pontos pela vitória no sprint), sobreviveu ao arranque (sempre difícil em Monza e algo que Hamilton não conseguiu fazer) e venceu o sprint, à frente de Verstappen e Ricciardo.

Na corrida, obrigado a começar do último lugar da grelha, Valtteri Bottas fez um corridaço e deu sequência ao seu fim de semana mais forte desta temporada. Na volta 13, o finlandês já estava nos dez primeiros.

No recomeço do Safety Car provocado pela colisão entre Hamilton e Verstappen, Bottas estava em sexto e rapidamente despachou os dois carros da Ferrari para subir ao quarto posto.

O iceman poderá lamentar-se de não ter conseguido ultrapassar Sergio Pérez, o que talvez até lhe permitisse lutar com Norris e Ricciardo pela vitória, mas, seja como for, aproveitou a penalização que foi aplicada a Pérez para subir ao pódio, como tinha previsto depois do sprint.

Pode-se argumentar que o facto de Lewis Hamilton ter tido um mau fim de semana tenha contribuído para que Valtteri Bottas tenha estado tão forte.

Afinal, se Hamilton tivesse arrancado bem no sprint, talvez a Mercedes tivesse pedido a Bottas para deixar o colega passar, pedindo-lhe ainda para que fizesse o trabalho sujo de bloquear Max Verstappen. Nada disso aconteceu e o segundo piloto da Mercedes foi um dos reis do fim de semana.

No próximo fim de semana, a Fórmula 1 vai correr em Sochi, na Rússia, que foi precisamente o palco da última vitória de Valtteri.

É difícil que aconteça outra vez (a Mercedes tem Hamilton na luta pelo título de campeão do mundo, Bottas não, e se tiver essa possibilidade, vai ajudar Hamilton a ganhar o máximo número de pontos).

Mas este fim de semana foi uma brisa de ar fresco para o nórdico e para aqueles que já sentiam falta da sua boa forma. Bem vindo de volta, Valtteri, e bons olhos te vejam!

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ula de José Peseiro vence Al Arabi e sobe ao segundo lugar da Segunda Liga da Arábia Saudita

O Al Ula de José Peseiro bateu o Al Arabi e subiu provisoriamente ao segundo lugar da segunda divisão da Arábia Saudita. Michael e Danilo Barbosa marcaram os golos.

Pep Guardiola: «Em termos de gastos nos últimos cinco anos, somos os sétimos na Premier League, e eu quero ser o primeiro»

Pep Guardiola recorreu ao sarcasmo para falar sobre o investimento do Manchester City em comparação com outros clubes da Premier League.

Alverca tem duas baixas confirmadas importantes e uma dúvida para o jogo frente ao Benfica

O Alverca tem duas baixas confirmadas para o jogo frente ao Benfica. André Gomes e Sabit Abdulai não vão jogar frente às águias.

Pedrinho elogia Jorge Jesus e Trubin e recorda passagem pelo Benfica: «Exigiu adaptação, eu era muito jovem e o plantel era brilhante»

Pedrinho recordou a passagem pelo Benfica. O extremo brasileiro falou ainda de Jorge Jesus e de Anatoliy Trubin.

PUB

Mais Artigos Populares

Polémica no Real Madrid: «Os jogadores não treinam. Álvaro Arbeloa tem uma ética de trabalho mais forte e melhor do que alguns dos seus...

O percurso de Álvaro Arbeloa no Real Madrid foi analisado pelo diário Marca. O jornalista Raul Varela fez revelações sobre o trabalho dos jogadores do clube.

Al Ittihad de Sérgio Conceição confirma contratação de Youssef En-Nesyri para o ataque

Youssef En-Nesyri está confirmado como reforço do Al Ittihad. A equipa de Sérgio Conceição fecha um reforço para o ataque após a saída de Karim Benzema.

Marcos Leonardo ainda pode deixar Al Hilal depois da transferência falhada para o Atlético Madrid

O futuro de Marcos Leonardo continua a poder não passar pelo Al Hilal. Emblemas russos e turcos interessados no avançado.