Antevisão GP Itália: Bottas impõe-se no sprint, mas é Verstappen quem sai a ganhar

- Advertisement -

A ANTEVISÃO: PENALIZAÇÃO DE BOTTAS E MAU ARRANQUE DE HAMILTON DEIXAM A MERCEDES COM MUITO TRABALHO PARA A CORRIDA

A história do segundo sprint da Fórmula 1 começou a escrever-se na qualificação de sexta-feira. Valtteri Bottas tinha garantido vantagem para a prova de hoje, mas ficou a saber-se que o finlandês da Mercedes iria começar a corrida nos últimos lugares da grelha, pela troca de unidade motriz (a quarta do ano) e pela substituição do controlo eletrónico do motor, independentemente do que fizesse no sprint.

Por isso, antes da prova começar, especulava-se se Bottas iria ser jogador de equipa e deixar Lewis Hamilton passar, bloqueando a passagem a Max Verstappen e aos restantes pilotos que se seguissem. Nada disso acabou por acontecer, porque o arranque de Hamilton foi bastante mau. Se Bottas manteve o primeiro lugar, Hamilton foi engolido por quatro carros (Verstappen, os dois McLaren de Daniel Ricciardo e Lando Norris, que começaram de pneus macios, e o AlphaTauri de Pierre Gasly).

Só que, na curva 1, Gasly tinha batido ao de leve na traseira do carro de Ricciardo, e, enquanto passava pela Curva Grande, a asa da frente do piloto francês foi para debaixo dos pneus da frente, levando Gasly a ir à gravilha e contra a barreira, o que levou à chamada do Safety Car (não sem antes haver contacto entre o AlphaTauri de Yuki Tsunoda e o Alfa Romeo de Robert Kubica, que provocou um pião do polaco).

No recomeço, Bottas voltou a arrancar bem e conseguiu sempre controlar a prova até ao fim, com Verstappen a seguir sempre também confortavelmente em segundo (e a não atacar muito o primeiro lugar, sabendo da penalização de Bottas). Ricciardo e Norris seguiram-se (o australiano ultrapassou o britânico no primeiro arranque), com Hamilton em quinto a não conseguir ultrapassar Norris, apesar das várias tentativas. Os pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, aproveitaram o azar de Gasly para subirem uma posição cada um (sexto e sétimo), com Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) a fazer também ele um belíssimo trabalho e a subir para a oitava posição.

Sergio Pérez terminou em nono com o outro Red Bull, tendo um momento interessante com Lance Stroll. O canadiano da Aston Martin, que começou com pneus macios usados, ultrapassou o mexicano na quinta volta, com Pérez a reconquistar a posição na nona volta, mas ilegalmente, tendo saído de pista e voltando à frente de Stroll. Meia-volta depois, o engenheiro do mexicano disse para ele devolver o lugar e Pérez conseguiu mesmo ultrapassar Stroll, desta vez de forma correta, na volta seguinte. Stroll terminou o sprint em décimo.

Portanto, contas feitas, Bottas leva três pontos, Verstappen dois e Ricciardo um ponto, uma vez que foram os três mais rápidos do sprint. Mas aplicada a penalização ao finlandês, Verstappen vai arrancar da pole position, seguido de Ricciardo e Norris. Hamilton será quarto, à frente da dupla da Ferrari composta por Leclerc e Sainz. Giovinazzi, que ainda não tem o futuro na Alfa Romeo, começa a corrida em sétimo, seguido de Pérez, Stroll e Fernando Alonso (Alpine), que foi 11.º, mas começa no top-10.

Sebastian Vettel, no segundo Aston Martin, e Esteban Ocon, no segundo Alpine, vêm em 11.º e 12.º, com os Williams de Nicholas Latifi e George Russell atrás. Tsunoda conseguiu recuperar do choque com Kubica e foi 16.º, começando a corrida em 15.º. Nikita Mazepin começou o sprint em último, mas terminou-o em 17.º, à frente de Kubica e do outro Haas de Mick Schumacher. Pierre Gasly e Valtteri Bottas partirão da última linha da grelha, apesar da vitória do finlandês na prova de hoje.

E por isso, num fim de semana em que a Mercedes tem estado a controlar desde o início, as coisas sofreram uma reviravolta grande. Verstappen está agora literalmente na pole position para sair de domingo a sorrir, com os McLaren entre Hamilton e pelo menos um pódio. Lembrando que o holandês já ganhou dois pontos ao britânico só com a prova de hoje, a corrida de amanhã promete ser fascinante.

Foto de Capa: Fórmula 1

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

João Tralhão projeta Real Madrid x Benfica: «Obviamente sabemos da complexidade do jogo»

João Tralhão realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Encontro marca a segunda mão do playoff da Champions League.

Fredrik Aursnes antevê Real Madrid x Benfica: «Sentimo-nos preparados para o desafio»

Fredrik Aursnes realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Encontro marca a segunda mão do playoff da Champions League.

Rui Borges chama dois jogadores da equipa B para o treino do Sporting

O Sporting regressou aos treinos para preparar a receção ao Estoril Praia. Rui Borges chamou Rômulo Júnior e Samuel Justo da equipa B.

Tribunal confirma julgamento de Achraf Hakimi por alegado crime de violação

Achraf Hakimi vai ser julgado em tribunal por um alegado crime de violação, num caso que remonta a 2023.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa aborda castigo de José Mourinho e ainda diz: «Espero um grande Benfica amanhã»

Álvaro Arbeloa realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Técnico dos merengues falou sobre a expulsão de José Mourinho.

Dodi Lukebakio comenta caso Prestianni: «Se for verdade, não posso aceitar»

Dodi Lukebakio comentou o alegado caso de racismo que envolveu Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior no Benfica x Real Madrid.

Arbeloa elogia desempenho de Vinícius Júnior e diz: «Precisamos que amanhã ele volte a fazer um grande jogo»

Álvaro Arbeloa realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Encontro marca a segunda mão do playoff da Champions League.