GP do Japão: All Back to Normal

cab desportos motorizados

Depois do percalço que foi Singapura, a Mercedes, em conjunto com a Fórmula 1, voltou à normalidade. A equipa das “flechas de prata” voltou às dobradinhas no Japão, tanto na qualificação como na corrida: Nico Rosberg garantiu a pole, Lewis Hamilton não deixou escapar a vitória. Numa qualificação que teve de ficar incompleta, devido a um aparatoso acidente de Daniil Kvyat (Red Bull), Valtteri Bottas conseguiu colocar o seu Williams à frente do Ferrari de Vettel, tal como fez o colega de equipa Felipe Massa, que garantiu a quinta posição na grelha, batendo Kimi Raikkonen.

Em Suzuka, nada foi surpreendente. A corrida ficou decidida no arranque: Lewis Hamilton levou a melhor sobre o colega de equipa e colocou-se na liderança para de lá nunca mais sair. Já Nico Rosberg fracassou no ataque ao inglês e acabou por cair para quarto, atrás de Vettel e Bottas. O alemão da Ferrari alcançou um excelente arranque, tendo chegado rapidamente à segunda posição.

Logo na primeira volta, Sergio Perez saiu de pista e Ricciardo e Massa foram os protagonistas de um toque violento, que causou o rebentamento de pneus dos dois veículos; a corrida estava arruinada para os dois pilotos. Já na oitava volta, o engenheiro da Mercedes confirmou que os monoveículos de Rosberg e Hamilton já conheceram melhores dias: ao ver o esforço do alemão para chegar a Bottas, pede-lhe que não ataque nas próximas cinco voltas, para evitar o sobreaquecimento do motor. A Mercedes a indicar moderação na velocidade aos seus pilotos. Nem tudo está bem na casa real.

Mas, depois da primeira paragem, Nico Rosberg tirou uma brilhante manobra da cartola e ultrapassou o finlandês da Williams, subindo a terceiro. O alemão da Mercedes demonstrou a destreza, rebeldia e audácia que o tornam um dos melhores pilotos da actualidade. E, aqui, começava uma autêntica batalha de compatriotas: Rosberg, alemão, pressionava Vettel, também alemão, na luta pelo segundo lugar; já Raikkonen, finlandês, colava-se ao também finlandês Valtteri Bottas, na tentativa de alcançar a quarta posição.

E este fim-de-semana, no Japão, prosseguiu a difícil saga da McLaren, de Jenson Button, e, principalmente, de Fernando Alonso. O espanhol continua a sentir-se frustrado com a sua actual situação, e demonstrou o seu desagrado, em voz alta, aquando da ultrapassagem de Max Verstappen ao seu próprio veículo: enquanto era ultrapassado, Alonso gritou para o rádio “motor de GP2, motor de GP2!”. O antigo campeão de F1 continua a lamentar a sua sorte e, apesar de acreditar no projecto da McLaren, já afirmou que existem outras modalidades em que pode ser campeão. Também Jenson Button já pôs em cima da mesa a hipótese de sair da F1, mas, desta feita, para a reforma. Será que o ambicioso mas extremamente embrionário projecto da McLaren fica pelo caminho já no fim desta época?

Hamilton bateu um recorde Fonte: Facebook Mercedes AMG Petronas
Hamilton bateu um recorde
Fonte: Facebook Mercedes AMG Petronas

Sebastian Vettel perdeu a segunda posição para Rosberg depois de uma paragem nas boxes, já na volta 40. Uma desilusão para a Ferrari, que vinha motivada para Suzuka depois da apoteótica vitória em Singapura. Kimi Raikkonen ainda passou Valtteri Bottas, confirmando o quarto lugar. A partir daqui, puro aborrecimento: Lewis Hamilton tinha a corrida controlada, Vettel ia tentando aproximações mas Rosberg não abria espaço. Ainda assim, lá atrás, as lutas esporádicas iam aparecendo; os dois Manor envolveram-se numa disputa apertada que terminou com um pião de Will Stevens.

Nota muito positiva para Nico Hulkenberg. O alemão da Force India foi o obreiro da recuperação da corrida, tendo começado em 13º e ascendido à sexta posição. Digno de nota é, também, o facto de esta ter sido uma corrida atípica no que toca às restantes deste Mundial: apenas um piloto, Felipe Nasr (Sauber), abandonou o GP.

Foi uma corrida história para Lewis Hamilton, que igualou o número de vitórias do ídolo Ayrton Senna e deu um importante passo na conquista do título, a apenas 5 provas do seu término. A Mercedes regressa às dobradinhas com a certeza, porém, de que a pressão da Ferrari será mais cerrada até ao final do Mundial. A F1 está de volta no fim-de-semana de 9 a 11 de Outubro, com o Grande Prémio da Rússia.

Foto de capa: Facebook Mercedes AMG Petronas

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Inter Miami procura renovar contrato com Lionel Messi

O Inter Miami quer renovar o contrato de Lionel Messi. O jogador finaliza o seu vínculo com os americanos em dezembro de 2025.

Al Nassr quer contratar jogador do Real Madrid e Cristiano Ronaldo já aprovou contratação

O Al Nassr tem a contratação de Rodrygo como prioridade no mercado. Cristiano Ronaldo já aprovou extremo brasileiro.

Ligação Chelsea-Arsenal continua ativa e gunners têm acordo com avançado dos blues

O Arsenal chegou a acordo com Noni Madueke para uma mudança de clube. Avançado pertence ao Chelsea e está no Mundial de Clubes 2025.

Alan Godoy emprestado pelo Barcelona ao Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora oficializou um nome de peso para a próxima época. Alan Godoy é reforço do tricolor da Reboleira por empréstimo do Barcelona.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Jesus é reforço do Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo após deixar o Botafogo

Igor Jesus foi oficializado como novo jogador do Nottingham Forest. Avançado brasileiro vai ser treinado por Nuno Espírito Santo.

Juventus pondera rescindir contrato com jogador que custou 83 milhões de euros

A Juventus está a ponderar rescindir o contrato de Dusan Vlahovic. O jogador conta com um salário astronómico.

Jamie Gittens oficializado como reforço do Chelsea

O Chelsea garantiu a contratação de Jamie Gittens. O extremo deixa o Borussia Dortmund e ruma à Premier League.