📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP da Bélgica: depois das férias, Hamilton volta igual a si mesmo

- Advertisement -

cab desportos motorizados

Mais um domingo, mais uma dobradinha para a Mercedes. Depois da pausa de Verão, Hamilton transformou mais uma pole-position numa vitória, num circuito que nem lhe costuma ser muito favorável: Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Os treinos de sexta-feira ainda levantaram algumas dúvidas: os Mercedes não estavam no seu melhor, Rosberg protagonizou um acidente perigoso e os Force India mostravam-se os reis da velocidade. Ainda assim, quando começou “a contar”, Hamilton e Rosberg não vacilaram e garantiram os dois primeiros lugares da grelha. Bottas (Williams) completou o pódio e Sergio Perez (Force India) beneficiou da penalização de Grosjean (Lotus) para sair de quarto. Os Ferrari desiludiram, tendo Vettel saído de 8º e Raikkonen de 16º.

Mais uma vez, o carro da Mercedes deixou muito a desejar quanto ao arranque. Se Lewis Hamilton conseguiu segurar a liderança da corrida (até ao fim), já Rosberg não resistiu ao arranque canhão de Sergio Perez, que só não conseguiu passar o inglês e se posicionou em segundo. Também Bottas não teve um arranque brilhante e à terceira volta era já sexto. À décima volta, Rosberg sai favorecido das paragens dos oponentes directos e volta a subir a segundo. E é por volta desta altura que se dá um erro surpreendente: a equipa da Williams coloca pneus diferentes no veículo de Bottas, três macios e um médio. Depois de ciente da penalização de drive-through, a equipa transmite-lhe, via rádio, que não vale a pena perder tempo a trocar de pneus: agora que já foram penalizados, pode continuar o resto da corrida assim.

E, como já nos temos habituado, a partir do momento em que os dois Mercedes estão na frente da corrida, o entusiasmo transita para os lugares abaixo de Hamilton e Rosberg. Grosjean, com a preciosa ajuda do DRS, ultrapassou Perez e chegou ao último lugar do pódio, sem que o mexicano tenha tido argumentos para se defender. Ricciardo viu-se, mais uma vez, traído pelo seu Red Bull; o veículo teve uma avaria mecânica quando o piloto australiano tentava uma ultrapassagem e ficou parado na curva da recta da meta. Foi activado o safety-car virtual e Vettel aproveitou para se colocar no pódio, passando Grosjean.

A Ferrari fez o seu GP número 900 Fonte: Facebook da Scuderia Ferrari
A Ferrari fez o seu GP número 900
Fonte: Facebook da Scuderia Ferrari

A segunda metade do GP ficou marcada pela subida vertiginosa de Daniil Kvyat (Red Bull) na classificação. O russo fez uma corrida de trás para a frente, com verdadeiras ultrapassagens de campeão, que lhe valeram o quarto lugar.

A duas voltas do final, os pneus de trinta voltas de Vettel não aguentaram mais e o pneu traseiro direito rebentou na recta Kemmel. Foram duas voltas agonizantes para o piloto alemão, que acabou por ficar fora dos pontos. Aproveitou Grosjean, que efectivou um importante pódio para a Lotus, num dia em que Pastor Maldonado abandonou numa fase ainda embrionária da corrida.

Nota negativa para Hulkenberg, que, depois de ter provocado uma partida abortada, acabou por desistir devido a falhas no motor do Force India. Já o jovem Max Verstappen (Toro Rosso) terminou uma corrida bastante bem sucedida, à frente, inclusive, do Williams de Valtteri Bottas. O holandês ainda tentou a ultrapassagem a Raikkonen, mas travou demasiado tarde e acabou por sair para a escapatória.

Excelente recomeço de Campeonato do Mundo, depois da pausa de Verão. Lewis Hamilton prossegue imbatível e está já a 28 pontos de diferença de Rosberg na classificação geral: o alemão continua sem argumentos para dar luta ao inglês. A F1 volta no fim-de-semana de 5 e 6 de Setembro, em Monza, Itália. Se Spa-Francorchamps testou a potência dos motores no que diz respeito à velocidade, o circuito italiano continuará esta saga; os carros Mercedes partem com uma enorme vantagem virtual. É o último GP dos ditos “tradicionais” europeus, antes de o Mundial partir para uma segunda fase asiática.

Foto de capa:  Facebook da Mercedes AMG Petronas

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid chega aos 30 milhões de euros por médio e quer renovar meio-campo

O Real Madrid quer fechar a contratação de Christos Mouzakitis. Médio representa o Olympiacos e tem atraído interessados.

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

Serie A: Jamie Vardy bisa e Cremonese surpreende na casa do Bolonha

O Cremonese venceu fora de casa o Bolonha por 3-1 na jornada 13 da Serie A. Jamie Vardy destacou-se com bis.

PUB

Mais Artigos Populares

Valencia empata na La Liga com Thierry Correia e André Almeida a titulares

O Valencia empatou 1-1 na casa do Rayo Vallecano para a jornada 14 da La Liga. Thierry Correia e André Almeida foram titulares.

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.