Cabeçalho modalidades

Após os treinos livres de sexta-feira em que a Ferrari conseguiu colocar-se na frente, a grande surpresa era, de facto, a Red Bull, ao intrometer-se entre a Ferrari e a Mercedes.  Mas o mais surpreendente, ainda estava para vir na qualificação, em que Valtteri Bottas no seu Mercedes alcançou a sua primeira Pole-position da carreira, à frente do seu companheiro de equipa e de Sebastian Vettel, respectivamente. Com uma vitória de Vettel na Austrália e outra de Hamilton na China, os ingredientes para assistir à corrida do Bahrain multiplicavam-se e o interesse subia de nível.

O Alemão da Ferrari venceu a sua 44ª corrida da carreira, a 2ª da temporada! Sebastian Vettel ultrapassou Lewis Hamilton logo na primeira curva da corrida e esteve sempre colado a Bottas, que nunca se conseguiu distanciar. Max Verstappen ainda ameaçou o Inglês da Mercedes, mas o trio da frente rapidamente se isolou. A vitória estratégica da Ferrari começou desde muito cedo, quando Vettel entrou na box poucas voltas antes…do safety car entrar em pista. As alterações e as mudanças estratégicas estavam ao rubro, pois os Mercedes aproveitaram logo para a mudança de pneus e muito pensavam que mais uma vez, a entrada do safety-car iria prejudicar a Ferrari.

Com a saída do safety-car, Vettel conseguiu defender-se muito bem dos ataques de Bottas enquanto que Hamilton passava Ricciardo e colava-se na traseira do Finlandês. Vettel da Ferrari estando mais rápido que a Mercedes, aproveitou para se afastar e ganhar uma margem que lhe iria ser confortável e benéfica no final da corrida. Aquando das segundas paragens, Hamilton sabia que tinha sido penalizado em 5 segundos, por alegadamente ter bloqueado o Australiano da Red Bull à entrada das boxes, nas primeiras paragens, e com isso, ainda ficou mais complicado lutar taco a taco com o cavalinho rampante.

Vettel conquistou a 44ª vitória da carreira Fonte: F1Mania
Vettel conquistou a 44ª vitória da carreira
Fonte: F1Mania

A incerteza da vitória continuava no ar, mas a confirmação veio a 15 voltas do final, Hamilton realiza a sua segunda paragem na box e cumpre a penalização, com Vettel líder da corrida, a preocupação do Inglês era terminar na 2ª posição, ultrapassagem essa que foi, de longe, facilitada por Bottas, declarando que há, jogo de equipa e o estatuto de 1º e 2º piloto na equipa Germânica.

Anúncio Publicitário

Kimi Raikkonen terminou no 4º lugar, com uma partida aquém das expectativas , o Finlandês conseguiu alcançar um ritmo relativamente alto e suficiente para conseguir ultrapassar o Williams de Felipe Massa.

Emoção até ao fim, numa corrida muito bem disputada, com várias ultrapassagens, acidentes, entradas de safety-car, estratégias reinventadas, onde a Ferrari foi a grande vitoriosa e Sebastian Vettel o grande protagonista da noite de Sakhir.

No campeonato de pilotos, Sebastian Vettel lidera com 68 pontos, e Hamilton com 61. Na 3ª posição encontra-se Valtteri  Bottas com 38 e Kimi Raikkonen m 4º com 34 pontos.
Em termos de Construtores, a Ferrari também lidera, com 102 pontos, e a Mercedes com 99.

O próximo Grande Prémio é na Rússia, no circuito Sochi, nos dias de 28 a 30 de Abril.

Foto de capa: F1Mania