Anterior2 de 2Próximo

Agora abordando o tema que decidiu a corrida. A penalização mostra-se injusta, porque analisando os onboards não foi propositadamente que Vettel apertou o piloto da Mercedes, sendo que o Ferrari não tinha outra solução para voltar à pista que não fosse chocar contra uma das paredes. O alemão acabou por defender a posição, mas é penalizado com 5 segundos por tal, uma penalização demasiado dura, e que mostra um problema com a Formula 1 nos últimos anos, a consistência das penalizações.

Hamilton foi um vencedor muito polémico…
Fonte: Mercedes AMG

Muitas vezes temos corridas em que se dá muita enfâse a deixar os pilotos correr, em que pequenos toques podem surgir, mas que não são penalizados, porque sejamos honestos, no mundo do desporto motorizado, tem de se competir várias vezes roda com roda, e isso cria inevitavelmente, pequenos toques, mas faz parte do espetáculo. Noutras situações temos corridas em que qualquer pequena coisa é uma penalização e acaba por deixar os pilotos com receio de lutar por posições, o que estraga o fator “corrida” numa corrida. Neste caso, arruinou uma batalha deliciosa pela primeira posição entre os dois maiores rivais destes últimos 2 anos, dois pilotos que possuem 9 campeonatos mundiais entre si.

Após a corrida, Vettel estava furioso, e não colocou o Ferrari no pódio, decidindo ir até lá e trocar a placa de primeiro lugar no carro de Hamilton, pela de segundo. Uma atitude de um homem que se sente injustiçado, e que não consigo julgar, porque após uma época difícil como a da Ferrari, ter uma vitória retirada desta forma é, certamente, muito frustrante. 

Piloto do Dia: Sebastian Vettel

Um injusto perdedor
Fonte: Formula 1

Pensei em dizer Ricciardo, Stroll também esteve na disputa, mas o piloto do dia tem de ser Vettel. Controlou a corrida do início ao fim, sempre muito consistente, e com um erro, que conseguiu corrigir a tempo, foi penalizado com 5 segundos de forma injusta. Tudo bem, foi um erro, mas não o fez propositadamente, não conduziu de forma perigosa, e é nessas situações que devem haver penalizações. Durante o fim de semana todo foi o melhor piloto, e esta vitória devia ser para ele e para a Ferrari, que bem precisam, mas bem, fica para a próxima.

Foto de Capa: Formula 1

Anterior2 de 2Próximo

Comentários