GP do Japão: só faltam uns degraus, Nico

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesRosberg a ganhar. Lewis Hamilton a queixar-se. Red Bull a ser melhor que a Ferrari. Peço desculpa pelo spoiler, mas o Grande Prémio do Japão foi um resumo concentrado do que tem sido este Campeonato do Mundo 2016.

Nico teve um fim-de-semana incólume e começou logo com a pole-position. Apenas 13 milésimos de segundo o separaram de Hamilton, mas o primeiro lugar do grid estava reservado para o alemão. Atrás dos Mercedes, os dois Red Bull . Os Ferrari foram mais rápidos mas tinham penalizações a cumprir – Vettel pelo acidente da primeira curva em Sepang, Raikkonen por ter trocado de caixa de velocidades.

Rosberg voltou a não vacilar e agarrou a corrida desde o princípio. Hamilton, por sua vez, fez o pior arranque da temporada, perdeu muitas posições e à quarta volta era ainda oitavo. A chuva ameaçava mas nunca chegou a causar problemas aos pilotos, que iam trocando de pneus de forma estratégica, para nunca perderem muito terreno durante as paragens.

Lewis Hamilton lá foi fazendo a escalada – passou Hulkenberg, apanhou Raikkonen completamente aos papéis, disse adeus a Massa e Bottas e, por fim, aproveitou um pit-stop de Vettel para subir ao último lugar do pódio. Entretanto, Rosberg parava quase ao mesmo tempo de Verstappen, a “marcar território”, para evitar surpresas.

A Mercedes sagrou-se campeã mundial de construtores pelo terceiro ano consecutivo Fonte: Lewis Hamilton
A Mercedes sagrou-se campeã mundial de construtores pelo terceiro ano consecutivo
Fonte: Lewis Hamilton

E as surpresas não vieram mesmo ao Japão. Lewis estava melhor, mais rápido e adivinhava-se uma luta pelo segundo lugar. Mas Verstappen manteve-se intocável e só deu espaço para uma tentativa de ultrapassagem; o jovem holandês “fechou a porta” ao Mercedes, com a manobra que já é uma das suas imagens de marca. Verstappen mudou de direcção enquanto travava e obrigou Hamilton a sair pela escapatória. A Mercedes já protestou e o caso vai ser investigado mas, a meu ver, este momento nada mais foi do que a confirmação da enorme técnica de Max Verstappen. O piloto da Red Bull já se defendeu e disse que apenas lutou pela posição e que é óbvio que não ia deixar Hamilton passar. Verstappen é o futuro, sublinhe-se.

Ainda assim, nota positiva para a Mercedes e para o terceiro título de construtores consecutivo. O duplo pódio de Rosberg e Hamilton garantiu a antecipada vitória, quando ainda faltam 4 GPs para o final do Mundial. De realçar, também, o segundo e sexto lugares para a Red Bull. Mais uma vez, Verstappen e Ricciardo a serem melhores do que os Ferrari.

Ferrari esses que nunca tiveram andamento para lutar pelo pódio. Vettel e Raikkonen bem tentaram mas estiveram sempre alheados das grandes decisões. Este ano já é tarde, mas a scuderia italiana tem muito que trabalhar durante o verão para lutar por algo mais em 2017.

São já 33 pontos aqueles que separam Nico Rosberg de Lewis Hamilton na geral. Faltam quatro corridas e o alemão tem o campeonato na mão: mesmo que fique em segundo nas restantes provas, e que o colega de equipa as vença a todas, Rosberg continua a ser campeão. Um momento pelo qual, honestamente, anseio. A F1 volta no fim-de-semana de 21 a 23 de Outubro, com o Grande Prémio dos Estados Unidos.

Foto de capa: Mercedes

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brasil já conhece o adversário nos 16 avos de final do Mundial 2026

O Brasil já conhece a seleção contra quem vai jogar nos 16 avos de final do Mundial 2026. Canarinhos defrontam o Japão.

Países Baixos confirmam liderança do Grupo F e Japão e Suécia empatam para seguir em frente no Mundial 2026

Os Países Baixos seguem em frente como líderes do Grupo F. Também Japão e Suécia continuam no Mundial 2026.

Nuno Dias responde ao Bola na Rede após o Sporting x Benfica: «Principalmente esses aspetos, foram os que mais melhorámos»

Nuno Dias respondeu a uma pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa após o Sporting x Benfica.

Cassiano Klein responde ao Bola na Rede após Sporting x Benfica: «Não conseguimos ser tão contundentes na segunda parte»

Cassiano Klein respondeu a uma pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa após o Sporting x Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Dias: «Tivemos três bolas no poste, mas o Benfica chega ao intervalo com um resultado magro para aquilo que tinha feito»

Nuno Dias analisou o desfecho do Sporting x Benfica. Leões ganharam por três bolas a duas no jogo 4 da final de Futsal.

Cassiano Klein: «A nossa equipa teve um comportamento de uma equipa que ia vencer o campeonato»

Cassiano Klein analisou o desfecho do Sporting x Benfica. Leões ganharam o jogo 4 da final de Futsal.

Futsal: Sporting vence Benfica com reviravolta e vai haver jogo 5

O Sporting e o Benfica enfrentaram-se esta quinta-feira no jogo 4 da final do playoff de Futsal. Leões ganharam por 3-2.