GP do Japão: só faltam uns degraus, Nico

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesRosberg a ganhar. Lewis Hamilton a queixar-se. Red Bull a ser melhor que a Ferrari. Peço desculpa pelo spoiler, mas o Grande Prémio do Japão foi um resumo concentrado do que tem sido este Campeonato do Mundo 2016.

Nico teve um fim-de-semana incólume e começou logo com a pole-position. Apenas 13 milésimos de segundo o separaram de Hamilton, mas o primeiro lugar do grid estava reservado para o alemão. Atrás dos Mercedes, os dois Red Bull . Os Ferrari foram mais rápidos mas tinham penalizações a cumprir – Vettel pelo acidente da primeira curva em Sepang, Raikkonen por ter trocado de caixa de velocidades.

Rosberg voltou a não vacilar e agarrou a corrida desde o princípio. Hamilton, por sua vez, fez o pior arranque da temporada, perdeu muitas posições e à quarta volta era ainda oitavo. A chuva ameaçava mas nunca chegou a causar problemas aos pilotos, que iam trocando de pneus de forma estratégica, para nunca perderem muito terreno durante as paragens.

Lewis Hamilton lá foi fazendo a escalada – passou Hulkenberg, apanhou Raikkonen completamente aos papéis, disse adeus a Massa e Bottas e, por fim, aproveitou um pit-stop de Vettel para subir ao último lugar do pódio. Entretanto, Rosberg parava quase ao mesmo tempo de Verstappen, a “marcar território”, para evitar surpresas.

A Mercedes sagrou-se campeã mundial de construtores pelo terceiro ano consecutivo Fonte: Lewis Hamilton
A Mercedes sagrou-se campeã mundial de construtores pelo terceiro ano consecutivo
Fonte: Lewis Hamilton

E as surpresas não vieram mesmo ao Japão. Lewis estava melhor, mais rápido e adivinhava-se uma luta pelo segundo lugar. Mas Verstappen manteve-se intocável e só deu espaço para uma tentativa de ultrapassagem; o jovem holandês “fechou a porta” ao Mercedes, com a manobra que já é uma das suas imagens de marca. Verstappen mudou de direcção enquanto travava e obrigou Hamilton a sair pela escapatória. A Mercedes já protestou e o caso vai ser investigado mas, a meu ver, este momento nada mais foi do que a confirmação da enorme técnica de Max Verstappen. O piloto da Red Bull já se defendeu e disse que apenas lutou pela posição e que é óbvio que não ia deixar Hamilton passar. Verstappen é o futuro, sublinhe-se.

Ainda assim, nota positiva para a Mercedes e para o terceiro título de construtores consecutivo. O duplo pódio de Rosberg e Hamilton garantiu a antecipada vitória, quando ainda faltam 4 GPs para o final do Mundial. De realçar, também, o segundo e sexto lugares para a Red Bull. Mais uma vez, Verstappen e Ricciardo a serem melhores do que os Ferrari.

Ferrari esses que nunca tiveram andamento para lutar pelo pódio. Vettel e Raikkonen bem tentaram mas estiveram sempre alheados das grandes decisões. Este ano já é tarde, mas a scuderia italiana tem muito que trabalhar durante o verão para lutar por algo mais em 2017.

São já 33 pontos aqueles que separam Nico Rosberg de Lewis Hamilton na geral. Faltam quatro corridas e o alemão tem o campeonato na mão: mesmo que fique em segundo nas restantes provas, e que o colega de equipa as vença a todas, Rosberg continua a ser campeão. Um momento pelo qual, honestamente, anseio. A F1 volta no fim-de-semana de 21 a 23 de Outubro, com o Grande Prémio dos Estados Unidos.

Foto de capa: Mercedes

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City faz o pleno: Pep Guardiola e Antoine Semenyo eleitos os melhores de fevereiro da Premier League

O Manchester City fez o pleno nos prémios da Premier League. Pep Guardiola e Antoine Semenyo foram os melhores do mês de fevereiro da competição.

Internacional brasileiro recorda o seu tempo no Real Madrid e vício no jogo Crash Bandicoot: «Namorava o dia todo e à noite jogava videojogos»

Zé Roberto revelou que não teve sucesso no Real Madrid por causa dos seus problemas com vício em videojogos. O internacional brasileiro assumiu que jogava Crash Bandicoot durante muito tempo.

Ajax interessado em alvo do Sporting para o mercado de verão

O Ajax está interessado na contratação de Sergio Arribas. O avançado espanhol tem sido associado ao Sporting.

Maurizio Sarri em risco de despedimento na Lazio

Maurizio Sarri deve sair da Lazio no final da temporada. Segundo a imprensa a discordância do treinador com a direção do clube atingiu um ponto de rotura.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Movistar antecipa-se e “rouba” talento a Sporting e Benfica

A imprensa internacional indica que Jô Mahrez está muito perto do Inter Movistar. O angolano do Ferreira do Zêzere estava também na mira de Benfica e Sporting.

Rio Ave e Vitória SC não vão além de um empate na 13.ª jornada da Primeira Liga Feminina

Rio Ave e Vitória SC empataram 0-0 no jogo referente à 13.ª jornada da Primeira Liga Feminina. A equipa vilacondense mantém-se no lugar de playoff de despromoção.

Taynan foi operado ao joelho e falha resto da época pelo Sporting

Taynan foi submetido a cirurgia ao joelho esquerdo. O ala de 33 anos vai desfalcar os leões na fase decisiva das decisões internas e europeias.