GP Japão: Azar de Vettel é a sorte de Hamilton

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesEste Grande Prémio do Japão seria mais importante do que nunca para as aspirações de Vettel no campeonato, depois dos desaires de Singapura e Malásia, onde a Ferrari tinha tudo para triunfar e levar até ao último Grande Prémio a luta pelo título, que este ano tem sido bastante interessante e emotiva.

Hamilton chegava a Suzuka com uma vantagem de 34 pontos sobre Vettel, partia da Pole e tinha o alemão a seu lado. Tinha tudo para ser uma corrida normal e renhida, com luta e incógnita até à última volta entre dois grandes campeões do mundo, mas a Ferrari voltava a mostrar dificuldades e problemas de fiabilidade, e até mesmo pouco antes do início da corrida, os engenheiros já estavam a tentar solucionar o problema. Problema esse que iria destinar o fim da linha para o alemão da Ferrari e muito provavelmente o fim deste campeonato.

A partida ocorreu com toda a naturalidade, Hamilton partiu e ficou na liderança da prova, e Vettel com problemas no turbo e na potência do motor acabou por ser ultrapassado por todos os pilotos, até à ordem da box para regressar e terminar a corrida. As contas do título estavam praticamente resolvidas a favor de Hamilton e da Mercedes, e a certeza desse facto estava estampado no alemão e em todos os rostos da equipa italiana. A verdade é que enquanto for matematicamente possível há que acreditar, e é com essa vontade e crença que os italianos juntamente com Sebastian irão trabalhar arduamente e esperar por um igual desaire por parte de Hamilton e da Mercedes.

Por outro lado, Hamilton que obteve 2 vitórias de mão beijada (Singapura e Japão) devido aos desaires de Vettel e da Ferrari, a verdade é que o inglês tem as portas do seu 4º título escancaradas, bastando fazer mais 16 pontos que o alemão já no próximo GP em Austin nos EUA, e o inglês iguala Vettel em 4 títulos de campeão mundial de Fórmula 1. O cenário é mais que provável, e teríamos nova surpresa se tal não acontecesse, no entanto, até as contas do título estarem fechadas o melhor é assistir a tudo, porque nesta modalidade e o que 2017 nos ofereceu, contar com o ovo no cú da galinha dá sempre mau resultado.

Verstappen e Ricciardo concluíram o pódio de Suzuka
Fonte: F1

Singapura, Malásia e Japão, na teoria estes circuitos mencionados, davam como mais favoráveis à Mercedes. Contudo, na prática a Ferrari em Singapura com a Pole de Vettel tinha tudo para vencer e voltar a ser líder do campeonato, tal não aconteceu devido ao incidente entre os dois pilotos da Scuderia e Verstappen. Na Malásia, a Ferrari apresentava-se bastante competitiva e com um ritmo superior aos Mercedes, de tal forma que até a Red Bull já se encontrara ao nível dos germânicos, mas um problema afastou Vettel daquela que seria mais uma Pole e luta certa na corrida, ainda assim o alemão fez uma excelente recuperação, de 20º até 4º. E por fim, no Japão, o cenário repetiu-se e os transalpinos acabaram por deitar tudo a perder, 1 ano de trabalho árduo e de competividade com a Mercedes que tinha tudo para ter um final de temporada quente e um dos mais imprevisíveis dos últimos anos.

O título está praticamente entregue, os demasiados azares de Vettel acabam por determinar em conquistadas fáceis de Hamilton. Esperava-se um final de campeonato alucinante e dos mais memoráveis dos últimos anos, mas basta o inglês conquistar mais 16 pontos que o alemão para o igualar em 4 títulos mundiais.

 

Foto de Capa: F1

Duarte Machado
Duarte Machadohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Sociologia e é natural de Portimão, sendo um acompanhante activo principalmente do Desporto motorizado, acompanha, desde cedo, a Fórmula 1. Não perde nenhum Grande Prémio e se o cavalinho rampante agarrar primeiro a bandeira de xadrez ainda melhor!                                                                                                                                                 O Duarte não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dirigentes do Club Brugge estiveram em Lisboa para levar Andreas Schjelderup: eis o ponto de situação sobre o extremo do Benfica

Altas patentes do Club Brugge estiveram em Lisboa para negociar Andreas Schjelderup. Negócio é visto como improvável.

Rio Ave não se dá bem no pós-André Luiz e é goleado pelo Arouca

O Arouca foi a Vila do Conde durante este sábado vencer o Rio Ave por três bolas a zero, em jogo da 20.ª jornada da Primeira Liga.

Bayern Munique é tramado por Fábio Vieira e volta a não vencer na Bundesliga

O Bayern Munique deixou pontos para trás na Bundesliga. Empate em casa do Hamburgo contou com golo do português Fábio Vieira.

Atenção, Sporting: Yeremay Hernández salva Deportivo de La Coruña e galegos sonham com promoção direta

Yeremay Hernández marcou o único golo do encontro entre o Deportivo de La Coruña e a Cultural Leonesa, para a La Liga 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Castro trava Atlético Madrid em jogo onde atleta acabou no hospital

O Atlético Madrid foi ao Ciutat de Valencia empatar contra o Levante durante este sábado, jogo da 22.ª jornada da La Liga.

Orkun Kokçu volta a resolver e dá a vitória ao Besiktas sobre o Konyaspor na Liga Turca

O Besiktas venceu o Konyaspor por 2-1 na Liga Turca. Orkun Kokçu voltou a ser fundamental no triunfo do emblema.

Sporting: jovem pode beneficiar de minutos em caso de saída de Alisson Santos

Alisson Santos pode trocar o Sporting pelo Nápoles neste mercado de transferências. Flávio Gonçalves pode ganhar espaço.