Grande Prémio da China: Vettel-1 Hamilton-1

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Fim-de-semana perfeito para Lewis Hamilton! O Inglês conquistou a sua 6ª Pole Position consecutiva, a 54ª vitória da carreira e a 5ª na China. Depois de uma sexta-feira praticamente sem treinos livres, a qualificação demonstrou mais uma vez que o equilíbrio entre a Ferrari e a Mercedes era enorme e destacado, deixando água na boca para uma corrida que se adivinhava à chuva.

Pode-se dizer que não foi uma vitória fácil para o piloto da Mercedes. Partiu em 1º lugar e dele nunca mais saiu. No entanto, o início de corrida foi bastante atribulado, com a saída de pista e respectivo abandono de Lance Stroll da Williams, “entrou” em pista o Safety Car Virtual, o que fez com que muitos pilotos aproveitassem para mudar de pneus.

A pista estava molhada mas rapidamente secou. Logo de seguida, duas voltas depois, o Safety Car entrou mesmo em pista, devido ao acidente de Giovinazzi num Sauber. Sebastian Vettel era o mais prejudicado, e de 2º passava para 6º lugar, contrariamente a Max Verstappen, que partindo do 16º posto, à 11ª volta já era 2º classificado.

Com estas peripécias todas, Lewis Hamilton ganhava confortavelmente tempo aos rivais e conseguia uma margem que permitia gerir a corrida a seu belo prazer.
Sebastian Vettel fez uma corrida bastante boa, de trás para a frente. Começando pelos maus-timings do Safety Car, o alemão da Ferrari, com um óptimo andamento, perdeu tempo atrás dos Red Bull e de Kimi Raikkonen mas, ao fim de poucas voltas, conseguiu ultrapassar com sucesso. Porém, o Mercedes nº44 já estava quase a 10 segundos.

Destaque ainda para o piloto holandês da Red Bull, que conseguiu suster nas últimas voltas o seu companheiro de equipa, numa luta interessante pela última posição do pódio.

No final da 1ª volta previa-se uma luta intensa entre Hamilton e Vettel Fonte: Motorsport
No final da 1ª volta previa-se uma luta intensa entre Hamilton e Vettel
Fonte: Motorsport

Kimi Raikkonen mais uma vez volta a não estar no seu melhor nível, queixando-se constantemente durante toda a corrida da falta de potência do seu Ferrari à saída das curvas. Ainda assim, alcançou o 5º lugar, à frente de Valtteri Bottas em 6º. Depois de uma saída de pista no início da corrida, também o Finlandês a fazer uma corrida de trás para a frente.

Quem continua na mó de baixo e sem ver uma luz ao fundo do túnel é a Mclaren, nem Vandoorne nem Alonso terminaram a prova.

Se uma das dúvidas para este Grande Prémio era precisamente saber se iria haver muitas ultrapassagens, penso que ficou claro: Shanghai é uma pista mais larga, mais ampla, com mais pontos de ultrapassagens, e hoje assistimos a lutas bastante interessantes e emotivas, poucas, é um facto, mas paulatinamente, a emoção voltará à ribalta.

Contudo, fica a dúvida no ar de que se não fossem as intervenções do Safety Car, a corrida iria ser bastante diferente, e Vettel podia ter saído com uma vitória. Prova disso mesmo são os apenas 6 segundos de diferença para o 1º lugar.

Na China voltámos a assistir a uma corrida mais estratégica do que emotiva e, se Vettel venceu na Austrália, beneficiando de Hamilton ter ficado bloqueado atrás de Verstappen, hoje os papéis inverteram-se, mas apenas com uma diferença: o alemão conseguiu ultrapassar em pista, o inglês não.

Prevê-se um campeonato muito intenso entre Vettel e Hamilton, Ferrari e Mercedes, onde os papéis de 2º piloto vão ser cada vez mais fulcrais e determinantes, fazendo relembrar um pouco as batalhas dos anos de 2007 e 2008, curiosamente na altura, entre Ferrari e Mclaren.

Vettel e Hamilton estão empatados no campeonato com 43 pontos, e em terceiro está Verstappen com 25. Nos Construtores, a Mercedes lidera com 66 pontos, mais 1 que a Ferrari que tem 65.
O próximo Grande Prémio é no Bahrain, de 14 a 16 de Abril.

Duarte Machado
Duarte Machadohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Sociologia e é natural de Portimão, sendo um acompanhante activo principalmente do Desporto motorizado, acompanha, desde cedo, a Fórmula 1. Não perde nenhum Grande Prémio e se o cavalinho rampante agarrar primeiro a bandeira de xadrez ainda melhor!                                                                                                                                                 O Duarte não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa italiana já foi convencida por Alisson Santos: «O Nápoles encontrou um trunfo»

Alisson Santos estreou-se a marcar pelo Nápoles no Clássico contra a AS Roma. Extremo emprestado pelo Sporting destacado na imprensa italiana.

José Mota é o favorito para assumir comando técnico do Vizela

José Mota é o treinador favorito para assumir o comando técnico do Vizela, depois da saída de Nuno Silva.

Real Madrid tem 4 jogadores em risco de falhar 2ª mão contra o Benfica se virem amarelo no Estádio da Luz

O Real Madrid está em Lisboa para defrontar o Benfica na primeira mão dos playoffs da Champions League. Há quatro jogadores em risco nos merengues.

Rui Pedro Braz e a greve de Cristiano Ronaldo no Al Nassr: «Tenho a certeza de que tem as suas próprias razões»

Rui Pedro Braz reagiu à greve de Cristiano Ronaldo. O diretor-desportivo do Al Ahli falou sobre o impacto do internacional português no futebol saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem 3 jogadores em risco de falhar 2ª mão se virem amarelo contra o Real Madrid

O Benfica defronta o Real Madrid na primeira mão da playoff da Champions League. Três jogadores encarnados em risco de falhar segunda mão.

Miguel Moita regista melhor início de um treinador ao serviço do Marítimo

Miguel Moita continua a ter um bom percurso ao serviço do Marítimo. O técnico de 42 anos tem o melhor início de um treinador no clube insular desde que os dados são contabilizados no Transfermarkt.

Imprensa espanhola avisa Real Madrid: «Um pesadelo chamado Benfica»

O Real Madrid volta ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica no playoff da Champions League. Histórico dos confrontos relembrado em Espanha.