Perder e ganhar, tudo no mesmo dia

- Advertisement -

cab desportos motorizados

Chegou o fim-de-semana do Grande Prémio do Mónaco. E com ele, todas as emoções, curvas apertadas e toques perigosos que tornaram o circuito monegasco no mais famoso do Campeonato do Mundo de F1. E quem, como eu, vivia a magia do Mónaco nos jogos para a PlayStation, pode somente imaginar o que deve ser vivê-la na realidade. Como já várias vezes aqui referi, a competição está claramente partida e dividida; Rosberg, Hamilton e Vettel voltaram a ser os protagonistas.

Lewis Hamilton começou bem, ao garantir a sua primeira pole em Monte Carlo. Numa qualificação atribulada, com duas penalizações, Rosberg garantiu a saída da segunda posição e Vettel colocou o Ferrari na segunda linha. A Red Bull volta a afirmar-se como a terceira melhor equipa: aliás, Ricciardo e Kvyat conseguiram mesmo qualificar-se à frente de Raikkonen. Os dois jovens pilotos voltaram a pôr a equipa nos lugares cimeiros e estão a devolvê-la à glória que outrora teve.

Hamilton saiu forte e manteve bem seguro o primeiro lugar, chegando aos 3 segundos de diferença à décima primeira volta. O piloto da Mercedes controlou a corrida desde o arranque e acabou por perdê-la por motivos alheios a si mesmo. Mas já lá vamos. O inglês foi fugindo durante toda a corrida, mostrando um grande controlo da vantagem; a Mercedes, até aqui, ia garantindo mais uma dobradinha.

Mas, à 62ª volta, o acidente entre Grosjean e Verstappen alterou o curso de toda a prova. Apesar de, felizmente, o piloto da Toro Rosso ter saído ileso, o embate foi violento e o carro do holandês ficou desprovido da roda esquerda frontal. Mas mais do que o abandono de Max Verstappen, este acidente foi fulcral na frente da corrida: com a entrada do safety-car, a vantagem de 15 segundos de Hamilton sobre Rosberg é completamente anulada.

O vencedor e o derrotado do GP do Mónaco Fonte: Facebook Mercedes AMG Petronas
O vencedor e o derrotado do GP do Mónaco
Fonte: Facebook Mercedes AMG Petronas

E se tenho vindo a elogiar a estratégia de paragem nas boxes da Mercedes, admito hoje o erro monumental de Toto Wolff, chefe de equipa. Depois da entrada em pista do safety-car, o inglês foi chamado a trocar de pneus, perdendo assim a liderança. Quando regressa, Rosberg e Vettel já haviam arriscado e passado para a frente da corrida. Apesar de ter pneus novos, contrastantes com os de 30 voltas dos oponentes, Lewis Hamilton não mais consegue aproximar-se dos lugares cimeiros, chegando mesmo a desabafar via rádio: “perdi esta corrida”.

Rosberg venceu. Vettel garantiu o segundo lugar. Hamilton ficou na última posição do pódio por erros de timing da Mercedes. E no campeonato, apesar de continuar em primeiro, a diferença para Rosberg é de apenas 10 pontos. Nota positiva para Jenson Button, que garantiu os primeiros pontos da McLaren. Desilusão, mais uma vez, para Pastor Maldonado: o piloto da Lotus apenas terminou o GP do Bahrain.

Rosberg junta-se a Senna e ganha pela terceira vez consecutiva em Monte Carlo, que volta a revelar-se um circuito complicado para Lewis Hamilton. A Mercedes perdeu e ganhou o GP do Mónaco, tudo no mesmo dia. A 7 de Junho, no Canadá, Rosberg tem a oportunidade de discutir a liderança do campeonato.

Foto de Capa: Facebook Mercedes AMG Petronas

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Swansea de Vítor Matos volta às derrotas no Championship e Derby County sobe aos lugares de playoff

O Swansea de Vítor Matos voltou a perder depois de duas vitórias consecutivas no Championship. Derby County foi mais forte a jogar em casa.

Manchester City vence Salford e equipa da Premier League cai frente ao Mansfield Town nos 16 avos da Taça de Inglaterra

O Manchester City venceu o Salford por 2-0, nos 16 avos de final da Taça de Inglaterra. Eis os resultados do dia referentes à competição.

Saída de Matheus Reis reduz para 5 o número de tricampeões no plantel do Sporting

Matheus Reis deixou o Sporting e rumou ao CSKA Moscovo. Nos leões, restam apenas cinco jogadores que venceram a Primeira Liga por três vezes.

Antigo dirigente do Manchester United nega regresso de Cristiano Ronaldo ao clube: «Eles não vão sequer considerar»

Mick Brown comentou a possibilidade de Cristiano Ronaldo regressar ao Manchester United. Saída do Al Nassr cogitada.

PUB

Mais Artigos Populares

Alanyaspor de João Pereira volta às vitórias na Liga Turca após 4 desaires

O Alanyaspor de João Pereira voltou às vitórias na Liga Turca. Ponto final na sequência de desaires na competição interna.

Imprensa espanhola olha para a vitória do Benfica contra o Santa Clara: «Erro monumental de Trubin»

O Benfica venceu o Santa Clara por 2-1. Imprensa espanhola destacou erro de Anatoliy Trubin na análise ao duelo.

Selecionador da Hungria fala sobre sonho de Dominik Szoboszlai: «O Real Madrid sempre foi o seu sonho»

Marco Rossi, selecionador da Hungira, falou sobre o sonho de Dominik Szoboszlai em representar o Real Madrid.