📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórmula 1 | Bons olhos te vejam, Valtteri!

- Advertisement -

A semana pré-Grande Prémio de Itália começou com as notícias (já aguardadas para muitos) de que Valtteri Bottas não iria continuar na Mercedes na temporada de 2022.

Depois de vários anos a conduzir o melhor carro e a nunca ter ficado sequer perto de ser campeão mundial (mesmo que tenha sido segundo classificado, nunca incomodou Lewis Hamilton nessa luta em particular), Bottas sabe agora que o seu futuro na Fórmula 1 passa pela Alfa Romeo. E, coincidência ou não, vimos um finlandês muito mais solto em Monza.

Toda a gente tem falado (e bem) do brilharete da McLaren na corrida, mas a proeza da equipa papaia não deve ofuscar o grande fim de semana que Bottas teve. Comecemos pela qualificação (a de sexta-feira).

Valtteri Bottas foi instruído durante toda a prova para dar o tow (cone de ar) a Lewis Hamilton, ajudando o companheiro de equipa e prejudicando os seus próprios tempos.

No último segmento de qualificação, depois das primeiras voltas, Bottas estava em quinto, atrás de Hamilton, Verstappen, Norris e Ricciardo, aparentemente fora da luta pela pole. Um cone de ar que conseguiu ganhar a Gasly mudou tudo e Bottas acabou no primeiro posto da qualificação.

Durante a mesma qualificação, ficou a saber-se que a Mercedes tinha trocado o motor do piloto finlandês pela quarta vez esta temporada, ou seja, independentemente do que Bottas fizesse no sprint de sábado, iria começar a corrida de domingo nos últimos lugares.

Indiferente a isso tudo, Bottas foi atrás daquilo que podia ganhar (três pontos pela vitória no sprint), sobreviveu ao arranque (sempre difícil em Monza e algo que Hamilton não conseguiu fazer) e venceu o sprint, à frente de Verstappen e Ricciardo.

Na corrida, obrigado a começar do último lugar da grelha, Valtteri Bottas fez um corridaço e deu sequência ao seu fim de semana mais forte desta temporada. Na volta 13, o finlandês já estava nos dez primeiros.

No recomeço do Safety Car provocado pela colisão entre Hamilton e Verstappen, Bottas estava em sexto e rapidamente despachou os dois carros da Ferrari para subir ao quarto posto.

O iceman poderá lamentar-se de não ter conseguido ultrapassar Sergio Pérez, o que talvez até lhe permitisse lutar com Norris e Ricciardo pela vitória, mas, seja como for, aproveitou a penalização que foi aplicada a Pérez para subir ao pódio, como tinha previsto depois do sprint.

Pode-se argumentar que o facto de Lewis Hamilton ter tido um mau fim de semana tenha contribuído para que Valtteri Bottas tenha estado tão forte.

Afinal, se Hamilton tivesse arrancado bem no sprint, talvez a Mercedes tivesse pedido a Bottas para deixar o colega passar, pedindo-lhe ainda para que fizesse o trabalho sujo de bloquear Max Verstappen. Nada disso aconteceu e o segundo piloto da Mercedes foi um dos reis do fim de semana.

No próximo fim de semana, a Fórmula 1 vai correr em Sochi, na Rússia, que foi precisamente o palco da última vitória de Valtteri.

É difícil que aconteça outra vez (a Mercedes tem Hamilton na luta pelo título de campeão do mundo, Bottas não, e se tiver essa possibilidade, vai ajudar Hamilton a ganhar o máximo número de pontos).

Mas este fim de semana foi uma brisa de ar fresco para o nórdico e para aqueles que já sentiam falta da sua boa forma. Bem vindo de volta, Valtteri, e bons olhos te vejam!

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional pensa em treinador que já passou pela La Liga para o comando técnico

O Internacional pode avançar para a contratação de Paulo Pezzolano. O treinador encontra-se livre no mercado desde que saiu o Watford.

Golo de Pedro Neto garante lugar do Chelsea nas meias-finais da Taça da Liga Inglesa

No encontro dos quartos-de-final da Taça da Liga Inglesa desta terça-feira, o Chelsea venceu no terreno do Cardiff City por três bolas a uma.

Teria lugar em Alvalade? Ex-central do Sporting conquista o seu espaço na Bélgica

José Marsà passou pelo Sporting durante algumas temporadas. O jogador é um dos destaques do Mechelen, emblema da Liga Belga.

Ivan Baptista em antevisão ao último jogo do Benfica na Champions League: «Poderia perfeitamente ser um jogo de playoff»

Ivan Baptista espera «um bom espetáculo» no encontro do Benfica com o PSG, naquele que será o último jogo da temporada na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United contraria declarações de Bruno Fernandes

O Manchester United lembrou antigas declarações de Bruno Fernandes, que disse numa recente entrevista que o clube não queria que ele ficasse.

Desentendimentos no balneário do Arsenal depois da vitória na Premier League

Os capitães do Arsenal, Martin Odegaard e Declan Rice, mostraram-se frustrados com a exibição da equipa frente ao Wolverhampton.

PSG condenado a pagar 60 milhões de euros a Kylian Mbappé com efeitos imediatos

O tribunal de trabalho de Paris deu razão a Kylian Mbappé no caso sobre salários em atraso. O PSG é obrigado a pagar, mesmo que decida recorrer.