Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
Enquanto a F1 vai de férias, o Campeonato do Mundo de Ralis está de volta. Este fim-de-semana correu-se o espetacular rali da Finlândia. Apelidado por muitos como Grande Prémio em Terra, o rali nórdico é dos mais rápidos do calendário do WRC.
Thierry Neuville, Hyundai i20 WRC Coupé, é quem lidera o campeonato. O belga é seguido pelo campeão mundial, Sebastien Ogier, Ford Fiesta WRC.
Na quinta-feira, Ott Tanak foi quem começou melhor. O estónio levou o Toyota Yaris WRC à liderança do rali, mas apenas com 0.7s de avanço sobre Neuville. A completar o pódio estava Ogier. O vencedor do ano passado, o finlandês Esapekka Lappi, seguia em quinto. Empatados na sexta posição estavam os dois pilotos do Citroen C3 WRC. Mads Ostberg e Craig Breen fizeram exatamente o mesmo tempo. De notar que no shakedown os Citroen mostraram estar muito rápidos com a nova geometria da suspensão dianteira.
Antes deste rali, o líder do campeonato, Neuville, parecia muito concentrado em manter os 27 pontos de vantagem sobre Ogier. Sabemos que os Hyundai não parecem ser muito competitivos em terras finlandesas, mas o belga ainda complicou mais a sua tarefa. Um erro numa especial viu Neuville cair para décimo, apesar do seu rival ser apenas sétimo.

Fonte: FIA
Para quem pensou que o Toyota de Tanak ia fugir com a liderança estava muito enganado. E, por muito espanto meu, quem levou a luta ao estónio da equipa nipónica foi o norueguês Ostberg, em Citroen C3 WRC. Ostberg lutou taco a taco com Tanak, chegando até a liderar o rali, mas alguns pequenos erros viram essa liderança esfumar-se rapidamente. Tenho que assumir, estou muito contente da marca francesa começar a ter um carro mais competitivo. Volta, Kris Meeke?
Mais atrás a luta era entre Teemu Suninem, o terceiro piloto da M-Sport Ford, e Jari-Mati Latvala. O jovem piloto da equipa britânica estava muito bem, mas acabou por perder a terceira posição para Latvala e mais tarde acabaria por descer para quinto com troca com Hayden Paddon da Hyundai.
Sábado foi um dia extraordinário para o Toyota Gazzo Racing. A equipa liderada por Tommi Makkinen ganhou todas as especiais do dia. Claramente nota-se que o Yaris WRC foi “fabricado” nas estradas finlandesas. Para além disso, na manhã, Ott Tanak ganhou todas as especiais, conseguindo uma vantagem de cerca de 24s sobre o seu rival mais próximo, sendo que Ostberg seguia em segundo, também com uma vantagem muito confortável, cerca de 20s sobre o terceiro classificado, Latvala.
Mais atrás seguiam os três pilotos da M-Sport Ford. Apesar de uma nova aerodinâmica traseira no Ford Fiesta WRC, os dois pilotos principais, Ogier e Elfyn Evans, não se sentiam confortáveis com o carro. Suninem era o único que não beneficiava deste novo pacote, mas era o que estava na frente dos pilotos da M-Sport Ford.

Fonte: M-Sport
Último dia de rali não existe muito a contar. Tanak protegeu a sua liderança e ganhou a Power Stage, assim levou 30 pontos do rali da Finlândia. Apesar de uma carga tardia de Jari-Mati Latvala, Ostberg conseguiu ficar na segunda posição. Assim, o norueguês sobe ao pódio, onde já não estava desde 2016. Latvala completou o pódio.
Fim-de-semana trágico para os líderes do campeonato. Tanto Neuville como Ogier nunca estiveram no tempo dos líderes, limitando-se a tentar não perder muitos pontos entre si. Apesar disto, Ogier foi o mais beneficiado. Chegou em frente de Neuville, que acabou em nono e ainda teve algumas ajudas dos seus colegas de equipas. Suninem penalizou no check-up matinal e Evans deu-lhe uma melhor posição na estrada ao abrandar na sexta-feira. Ogier acabou em quinta, Suninem sexto e Evans em sétimo. Ordens de equipa, não gosto…

Fonte: Citroen Racing
No campeonato, Neuville continua a liderar Ogier, com 21 pontos de diferença. Tanak surge em terceiro apenas a 25 pontos de Ogier, ou seja, uma vitória. Cada vez mais interessante esta temporada de 2018 do WRC.
WRC2, Kalle Rovanpera quase dominou o rali da Finlândia. O piloto oficial da Skoda pegou na liderança no segundo dia e parecia não querer sair de lá. Mas a suspensão do Skoda Fabia R5 colapsou e o finlandês acabou por perder a liderança para Eerik Pietarinen, também em Skoda Fabia R5. Na segunda posição, ficou o Hyundai i20 R5 de Jari Huttunen e a completar o pódio o britânico da M-Sport Gus Greensmith em Ford Fiesta R5.

Fonte: Skoda Motorsport
A próxima ronda do WRC é no asfalto da Alemanha de 16 a 19 de agosto.
Foto de Capa: Toyota Gazoo Racing WRC
Artigo revisto por: Rita Asseiceiro










