📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão GP Catalunha: Morbidelli sobe mais um degrau

- Advertisement -

A ANTEVISÃO: YAMAHA RESOLVEU-SE E BEM

O MotoGP chegou à Catalunha, mais propriamente ao circuito de Circuit de Barcelona-Catalunya. Num fim de semana solarengo, as Yamaha quiseram trazer a forma da Itália, e nos treinos livres dominaram novamente. Parece que há umas semanas andávamos nós a tentar perceber como é que a marca japonesa ia resolver o problemas das válvulas do motor. Hoje, parece resolvido.

Assim, na Q1, nenhuma Yamaha marcou presença. As honras de disputar um lugar entre os melhores ficaram para Jack Miller e Takaaki Nakagami. O japonês viu também regressar o seu companheiro de equipa, Cal Crutchlow, mas o britânico não foi além da 16º posição.


Na Q2, a luta pelas primeiras posições pertenceu às Yamaha e a mais ninguém. Franco Morbidelli conseguiu, desde cedo, colocar um tempo rápido no quadro. No fim, foi mesmo o mais rápido, conseguindo a primeira pole position da carreira, após também ter conquistado a primeira vitória no Grande Prémio de São Marino. Atrás de Morbidelli, Fabio Quartararo quis colocar as más exibições para trás e ficou a apenas duas décimas, com Valentino Rossi a completar a primeira fila da grelha para o construtor do diapasão.

Maverick Vinales, que vem da sua primeira vitória a semana passada, completou a qualificação na quinta posição. Entre os pilotos da Yamaha ficou a melhor das Ducati, Jack Miller. Numa pista com retas longas, as Ducati aproveitaram para chegar-se mais à frente, com Johann Zarco a fechar a segunda linha da grelha de partida.

Apesar de a Ducati estar quase sempre no topo das tabelas de velocidade de ponta, na equipa oficial é mais um fim de semana para colocar de fora, ou não. Andrea Dovizioso vai sempre pontuando e vai mantendo viva a esperança do campeonato, mas a Desmosedici GP20 continua pouco competitiva. Danilo Petrucci foi o melhor em 9º, enquanto Dovizioso foi 17º.

Na KTM, a sorte não esteve com Miguel Oliveira. O piloto português começou bem o fim de semana na Catalunha, apurando-se para a Q2 diretamente, mas, na sessão de qualificação, perdeu a frente da RC16 e caiu. Ainda conseguiu andar, mas não foi além da 12º posição. Da marca austríaca, que também utiliza a velocidade de ponta neste circuito, Pol Espargaró foi o melhor na sétima posição.


Por fim, a notícia do fim de semana: Valentino Rossi vai estar na grelha em 2021 com uma Yamaha… até aqui nenhuma surpresa. Agora, em 2021, o experiente italiano estará na Yamaha Petronas, com apoio e uma moto de fábrica. Pode ser também um indicador para a fábrica japonesa começar a olhar mais para a Petronas? Espero que sim, com os contratos das equipas satélites a acabaram daqui a uns tempos!

Foto De Capa: Petronas Motorsport

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.