Antevisão GP Estíria: Pol na Pole

A ANTEVISÃO: A COMPETITIVADE É ENORME

Em 2020, o MotoGP tem-nos dado alegrias com Miguel Oliveira a conseguir levar a sua KTM a disputar os dez primeiros da categoria rainha da velocidade. Para além de Miguel Oliveira, a competitividade parece estar ainda maior. Não sei se é da ausência do dominador Marc Márquez, mas que o campeonato está interessante, isso é verdade.

Em 2020, a KTM, a Aprillia, e, nesta última ronda da Áustria, vimos uma evolução na Suzuki. Em sentido inverso, as Ducati, principalmente as da equipa oficial, parecem um pouco desnorteadas e a Honda perdeu quem conseguiu resultados consistentes com a RC213V, Marc Márquez.

Já a Yamaha ainda precisa de trabalhar no seu motor. No Grande Prémio da Áustria da semana passada, a Yamaha descobriu que o problema estava nas válvulas, sendo que, para tal se resolver, ter-se-ia que quebrar o selo FIM que cada motor tem no início da temporada. Mas, esta semana, a Yamaha não conseguiu apresentar os factos necessários à Associação dos Fabricantes do MotoGP, com Lin Jarvis, chefe de equipa da Yamaha, a dizer que “arranjaram outra solução para o problema das válvulas”. Com esta solução, vamos ver como se apresentam as M1 de 2020.

O GP da Estíria é a corrida 900 do MotoGP. Rossi não deve estar a lutar pela vitória. Mas com os problemas de motor ‘quase’ resolvidos, pode o Doctor chegar-se mais à frente?
Fonte: Monster Energy Yamaha MotoGP

Ora bem, voltamos ao Red Bull Ring e ao Grande Prémio da Estíria. Em quatro sessões de treinos livres, quatro motores diferentes. Jack Miller na Ducati da Pramac foi o mais rápido no TL1, com Pol Espargaró na KTM o mais rápido no TL2. O TL3 foi para Joan Mir e a Suzuki, enquanto que no TL4 Takaaki Nakagami foi o mais rápido na Honda.

Para a qualificação, mais uma vez, Miguel Oliveira conseguiu entrar diretamente no Q2. Mais uma boa prova de que a KTM se adapta muito bem ao circuito ‘caseiro’. No Q1, Danilo Petrucci e o lesionado Johann Zarco passaram à Q2.

Mais uma vez, tenho de dizer, a competitividade nesta temporada de 2020 está ao rubro. Zarco é um grande exemplo, em Espanha terminou na 11.º e 9.º posição e na República Checa começou a mostrar-se com um pódio. Na Áustria, a Desmodici GP19, com o chassis parecido ao de Lorenzo, só mostra as qualidades do francês, que tem um estilo de pilotagem muito parecido ao do espanhol.

Assim sendo, Zarco qualificou-se com o terceiro tempo mais rápido. Infelizmente não vai capitalizar da primeira fila, pois, com o acidente da semana passada, os comissários deram-lhe uma penalização que o faz partir do pitlane.

Ora bem, esta penalização de Zarco coloca Mir na linha da frente, ele que esteve no seu primeiro pódio no MotoGP a semana passada com a Suzuki.

Mas mais impressionante foram os dois pilotos à frente na qualificação. Pol Esparagaró conquistou a sua primeira pole position no MotoGP. O piloto da KTM já tinha ‘prometido’ na semana passada, e esta semana cumpriu.

O mais impressionante foi o japonês Nakagami. O piloto da LCR Honda levou o modelo de 2019 até à segunda posição, apenas não fazendo o melhor tempo por ter excedido os limites na sua última volta rápida. Uma primeira linha que promete. Miguel Oliveira fez o oitavo melhor tempo e, com a penalização de Zarco, sobe à sétima posição.

Uma partida do início da terceira fila da grelha pode ser o impulso para chegar ao pódio…

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho garante acordo verbal com jovem avançado

O Fenerbahçe de José Mourinho já tem um entendimento verbal com Nene Dorgeles. O jovem avançado de 22 anos está ao serviço do RB Salzburgo.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo garante avançado por 43 milhões de euros

O Nottingham Forest fechou a contratação de Omari Hutchinson. O avançado vai deixar o Ipswich Town por 43 milhões de euros.

Ana Maria Markovic ruma aos EUA depois de ter deixado o Damaiense

Ana Maria Markovic tem novo clube na carreira. A avançada croata de 25 anos trocou o Damaiense pelos Brooklyn FC.

José Faria assume que espera dificuldades do Benfica: «Temos de ter um Estrela a roçar a perfeição, muito forte»

José Faria fez a antevisão do Estrela da Amadora x Benfica. O encontro da Primeira Liga vai disputar-se neste sábado, às 20h30.

PUB

Mais Artigos Populares

Villarreal tenta contratar internacional português ao Chelsea

O Villarreal está interessado em contratar Renato Veiga. O internacional português pertence aos quadros do Chelsea. O emblema espanhol já fez uma primeira oferta pelo jogador, mas a mesma foi rejeitada pelos londrinos.

Manchester City arranca 2025/26 com ex-FC Porto com situação ‘desconfortável’

O Manchester City conta com Nico González no seu plantel. O conjunto orientado por Pep Guardiola vai enfrentar o Wolverhampton na primeira jornada da Premier League, durante o sábado à tarde.

Wolverhampton contrata David Wolfe para o setor defensivo

O Wolverhampton contratou David Wolfe para suceder a Rayan Ait-Nouri. O defesa norueguês assinou até 2030 com os wolves.