Antevisão – GP França

A quinta corrida do campeonato está prestes a começar e é altura de olhar para os candidatos à vitória.

Com a vitória em Jerez de la Frontera, no Grande Prémio de Espanha, Marc Marquez (Repsol Honda) regressou à liderança do campeonato. No entanto a vantagem para o segundo classificado, Alex Rins (Suzuki Ecstar) é de apenas um ponto. Aliás, neste momento, até ao quarto lugar da tabela, os pilotos estão separados por nove pontos. São diferenças mínimas que se podem alterar a qualquer momento e, depois da queda em Austin, esta será a primeira oportunidade de Marquez alargar a sua vantagem em relação aos restantes.

Na conferência de imprensa desta quinta-feira, o piloto disse estar confiante mas terá de ver como estão ele e os próprios pilotos este fim-de-semana e como se comportará a sua moto no circuito francês. Apesar de ter deixado claro que vai estar na luta pelo pódio o espanhol fez questão de sublinhar que não terá o seu trabalho facilitado.

Apesar de Marc Marquez ter vencido em Le Mans no ano passado, nada indica que ganhará novamente. Há vários pilotos que se estão a destacar, nomeadamente Alex Rins que poderá ter uma palavra a dizer. O espanhol continua motivado e, depois de mais um pódio conseguido em Jerez, o seu objetivo será certamente lutar elos primeiros lugares.

No entanto, todas estas suposições estarão dependentes de um fator que a maioria dos pilotos deverá querer evitar: a chuva. O tempo para este fim-de-semana em França é bastante instável e as previsões indicam alguns períodos de chuva.

Esta sexta-feira os pilotos não tiveram de ir para a pista em equipamento de chuva mas, até domingo muita coisa pode acontecer. Num cenário como esse, diria que um dos pilotos que iria tentar lutar pela vitória seria Danilo Petrucci (Mission Winnow Ducati). Também confiante com esta corria está o seu colega de equipa, Andrea Dovizioso. O piloto italiano esteve na conferência de imprensa e referiu que, apesar das incertezas quanto ao estado do tempo vai lutar pela vitória. Acrescentou ainda que esta é uma pista à qual se adapta muito bem, não só a sua mota como o seu estilo de condução, e na qual espera ser mais rápido do que em Jerez. Relembro que Dovizioso está em terceiro no campeonato, a apenas três pontos do líder, Marc Marquez.

O piloto da Ducati fez ainda referência a uma outra questão. Apesar de estar, sem dúvida, a lutar pela vitória no campeonato e sentir que está mais forte este ano, existe um fator acrescido que poderá dificultar a sua tarefa.

Há vários pilotos que, aqui e ali, tentam roubar os holofotes aos candidatos ao título. Essas ameaças são reais e não falo apenas de Alex Rins. Com as quatro corridas anteriores, já foi possível perceber que Valentino Rossi (Monster Energy Yamaha) se sente bem diferente do ano passado. O facto de já ter conseguido pódios esta temporada e estar a apenas nove pontos do líder, faz com que o seu olhar se mantenha no título. No entanto, a real possibilidade de isso acontecer é questionável. De volta à luta pelos pódios está também o seu colega de equipa, Maverick Viñales que deixou claro que vai lutar pelos lugares do topo, depois do boost de confiança conseguido depois do pódio em Jerez.

Johann Zarco irá tentar estar no seu melhor para o Grande Prémio de França
Fonte: MotoGP

Os olhos estão postos também no pilotos da casa, Johann Zarco (RedBull KTM) e Fabio Quartararo (Petronas Yamaha STR). Quartararo deu que falar em Jerez quando se tornou no piloto mais jovem a conseguir uma pole position na categoria rainha. Antes de surgir o problema que o levou a abandonar a corrida, o francês estava com um ritmo bastante respeitável. Na primeira sessão de treinos livres da passada sexta-feira mostrou que tem uma palavra a dizer e conseguiu o melhor tempo. Na segunda sessão foi batido por Viñales e Marquez mas manteve-se perto, em terceiro lugar.

Quanto a Johann Zarco, foi possível ver algumas melhorias em relação às corridas anteriores depois de alcançar o nono melhor tempo na primeira sessão de treinos livres. No entanto, ainda é muito cedo para prever qual será realmente a postura do francês em termos de corrida.

Foto de Capa: MotoGP

Ana Rita Nunes
Ana Rita Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Acompanhante assídua de MotoGP e fã incondicional do piloto Miguel Oliveira. A paixão pelo desporto motorizado começou aos 16 anos no meu primeiro trabalho, no mundial de Superbikes, no Autódromo Internacional do Algarve. Foram apenas 3 dias mas foi o suficiente para deixar o fascínio pelo mundo das duas rodas.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.