GP Indonésia: Corrida limpa do “Martinator” Jorge Martín

modalidades cabeçalho

A CORRIDA: ESPANHOL JORGE MARTÍN PRECISAVA DE SE REDIMIR DO ERRO DA SPRINT E LIDEROU DO INÍCIO AO FIM

Numa corrida pelo título de Moto GP que está a ser marcada por muitos erros dos candidatos, Jorge Martín correspondeu este domingo na perfeição, dominando o Grande Prémio da Indonésia do início ao fim.

No sprint de sábado, o espanhol tinha caído logo no final da primeira volta, ainda recuperou alguns lugares, mas terminou a corrida sem pontos, com Francesco Bagnaia a castigar esse erro ao máximo com a vitória. Hoje, Martín fez exatamente o contrário.

Partindo da pole position, o espanhol teve o arranque que precisava de ter e puxou ao máximo nas primeiras voltas para ganhar distância. Apenas Pedro Acosta foi capaz de se aproximar ao longo da corrida, mas o homem da Pramac teve sempre a distância controlada e cruzou a linha de meta em primeiro lugar, naquela que foi a sua primeira vitória ao domingo desde o Grande Prémio de França, em maio.

Pecco Bagnaia teve uma corrida bem mais complicada, mas tudo indica que vai limitar os danos ao máximo, afinal de contas. O italiano saía do quarto lugar, mas teve um mau arranque e esteve a corrida praticamente toda atrás de Marco Bezzecchi, que não conseguia passar por Franco Morbidelli. Assim que Bagnaia ultrapassou Bezzecchi, despachou rapidamente Morbidelli, beneficiando também da queda de Enea Bastianini, naquilo que parecia que ia ser um terceiro lugar. Contudo, Acosta está a ser investigado por pressão irregular dos pneus e deverá ser penalizado, promovendo Bagnaia ao segundo posto e Morbidelli a terceiro.

Morbidelli foi o piloto mais lutador da corrida e conseguiu mesmo terminar à frente de Bezzecchi, devendo ser recompensado com o pódio. Para já, Franky termina em quarto, com Bezzecchi em quinto e Maverick Viñales em sexto. Fabio Quartararo foi sétimo com a Yamaha, à frente de Brad Binder e de Johann Zarco, que consegue um top-10 para a Honda. Raúl Fernández, Takaaki Nakagami e Álex Rins foram os outros pilotos que completaram a corrida, sendo que, para além de Acosta, também Binder e Nakagami devem ser penalizados por pressão irregular dos pneus.

Nota ainda para uma corrida que teve nove abandonos. Augusto Fernández e Marc Márquez terminaram mais cedo com problemas nas suas motas, enquanto Enea Bastianini, Joan Mir e Fabio Di Giannantonio caíram sozinhos. Quatro pilotos caíram na primeira volta, com a queda de Jack Miller a levar também ao chão Aleix Espargaró, Álex Márquez e Luca Marini. Miguel Oliveira não esteve nesta corrida, depois de se ter lesionado no primeiro treino livre na sexta-feira.

PILOTO DO DIA

Jorge Martín (Pramac) – Para ser campeão, o espanhol tem de eliminar os erros que tem cometido ao longo da temporada e foi exatamente isso que fez este domingo. Martín fez tudo o que tinha fazer, arrancando bem e mantendo sempre vantagem para os seus adversários, devendo ir para o Japão com 17 pontos de vantagem sobre Bagnaia.

DESILUSÃO DO DIA

Enea Bastianini (Ducati) – Se ainda tinha ambições de lutar pelo título, Bastianini teve o pior desfecho possível, caindo quando ocupava um lugar de pódio, o que praticamente destrói as suas possibilidades.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Orkun Kokçu elogia Di María e fala de Bruno Lage: «Já falei com ele»

Orkun Kokçu está com o Benfica nos Estados Unidos da América a participar no Mundial de Clubes 2025.

Antonio Adán a um passo do regresso à Primeira Liga

Antonio Adán está muito perto de ser reforço do Alverca, equipa que foi recentemente promovido à Primeira Liga.

Real Oviedo derrota Mirandés e está de regresso à La Liga

O Real Oviedo recebeu e venceu o Mirandés por três bolas a uma, em jogo da final do playoff de acesso à La Liga.

Já há mais uma equipa eliminada do Mundial de Clubes 2025

O Mundial de Clubes 2025 encontra-se na segunda jornada da fase de grupos da competição, mas já há equipas eliminadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Inglaterra elimina Espanha do Euro Sub-21

A Inglaterra eliminou a Espanha do Euro Sub-21, depois de ter vencido o encontro por três bolas a uma.

Inter Milão vence Urawa Red Diamonds nos descontos

O Inter Milão venceu o Urawa Red Diamonds por duas bolas a uma durante a noite deste sábado, para o Mundial de Clubes 2025.

Andorra derrota Ponferradina e garante subida à La Liga 2

O Andorra foi ao El Toralín vencer a Ponferradina por uma bola a zero e conseguiu conquistar a promoção à La Liga 2.