Rescaldo GP Valência – O título caiu para Francesco Bagnaia

    modalidades cabeçalho

    A CORRIDA: QUEDAS MARCAM O GP DE VALÊNCIA

    O culminar de uma bela e exigente temporada de MotoGP, chegou como uma espécie de antítese, ficando, a questão do título, parcialmente resolvida na entrada para a terceira volta e, completamente resolvida, na sexta volta do circuito de Valência, com a queda de Jorge Martín. O que tornou uma luta incrível, numa corrida que anunciou o Campeão do Mundo de MotoGP à sexta volta.

    Jorge Martín cumpriu, durante todo o fim-de-semana em Valência, para se manter vivo na luta com Francesco Bagnaia, até que chegou domingo e o desastre aconteceu. Apesar do incrível arranque do espanhol, que o colocou diretamente atrás de “Pecco”, acabou por não conseguir manter a cabeça fria que se exige a um candidato e possível campeão do mundo, cometendo o primeiro erro à terceira volta, quando em plena reta da meta tenta atacar Bagnaia, falhando o timing da travagem e seguindo em frente, quase embatendo no italiano da Ducati.

    O erro fatal deu-se na sexta volta, quando tenta ultrapassar Marc Marquéz e acaba por cair, juntamente com o espanhol, é difícil de afirmar onde reside a culpa neste acidente, no entanto, uma coisa é certa, Jorge Martín não podia atacar Marquéz daquela forma pois sabia, ou devia saber, que o espanhol da Honda nunca dá posições facilmente.

    Com a queda de Martín, o campeonato ficou decidido, mas a corrida ainda teve muita mais história, com as duas KTM a seguirem na dianteira da corrida, até que Brad Binder comete um erro e sai fora de pista, para depois fazer uma ultrapassagem musculada a Alex Marquéz que lhe valeu uma penalização. O sul-africano até a cumpriu com alguma mestria (ou “chico-espertice”) ultrapassando Viñales e devolvendo a posição logo de seguida, ficando Alex Marquéz com as consequências todas para si. Para piorar tudo, Jack Miller, que seguia na primeira posição, acaba por cair sozinho e deixa Bagnaia sozinho na frente.

    O italiano acabou por conquistar a vitória na corrida de Valência e sagrou-se Bicampeão do mundo de MotoGP, numa corrida que teve oito abandonos devido a quedas de Marco Bezzecchi, Marc Marquéz, Jorge Martín, Enea Bastianini, Augusto Fernandéz, Jack Miller, Alex Rins e Pol Espargaró.

    PILOTO DO DIA

    Francesco Bagnaia – Bicampeão do Mundo de MotoGP, apesar de não ter tido muito trabalho na última corrida, comprovou durante toda a temporada que merecia a revalidação do título.

    DESILUSÃO

    Jorge Martín – Tem todo o mérito por lutar pelo título até ao fim, no entanto, nos momentos que definem campeões, Martín falhou em quase todos. A corrida de hoje foi mais um momento desses e o espanhol nem seis voltas durou, é preciso baixar a cabeça e trabalhar, os campeões não dizem que trabalham para o ser, trabalham… só!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Magalhães
    João Magalhães
    Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.