Antevisão GP Portugal: «Falcão» persegue Ducatis e o novo campeão

A ANTEVISÃO: ESPERANÇA LUSITANA NA COROAÇÃO DE QUARTARARO

O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, recebe novamente a visita da caravana do MotoGP, para a 17.ª ronda do campeonato. Com o jovem francês Fabio Quartararo, da equipa Yamaha oficial, já coroado campeão da temporada de 2021, os motivos de interesse pré-corrida partilharam atenções com duas outras figuras carismáticas do “paddock” da categoria rainha de duas rodas.

Em primeiro lugar, o heptacampeão Marc Márquez (Repsol Honda), que anunciou a ausência do GP de Portugal durante a semana devido a lesão na cabeça. Para o seu lugar entrava o piloto reserva da equipa japonesa, Stefan Bradl.

E em segundo lugar, o português Miguel Oliveira. O “Falcão”, embalado na quarta-feira por uma escolta de números impressionantes durante o trajecto Almada-Portimão, retornava uma vez mais ao local da sua segunda vitória no patamar mais alto do motociclismo. O objectivo era claro: com os fãs do seu lado, tanto no pré-corrida como através de uma bancada reservada aos adeptos da casa, Oliveira tentava pôr termo a uma sequência de resultados menos positiva aos comandos da KTM oficial.

Os primeiros sinais não foram animadores, nem para Bradl nem para Oliveira. No primeiro dia de treinos, nenhum dos dois foi além do 18.º posto no conjunto das sessões. Já Quartararo parecia determinado a que ninguém lhe estragasse o evento de consagração, sendo o piloto mais rápido em pista tanto no FP1 como no FP2 e à frente das duas Ducati pilotadas por “Pecco” Bagnaia e Jack Miller.

Chegado o sábado de qualificação, quedas na primeira sessão para Brad Binder (Red Bull KTM), Takaaki Nakagami (LCR Honda) e ainda outros nomes como Aleix Espargaro (Aprilia), Valentino Rossi (Petronas Yamaha) e… Miguel Oliveira a ficarem pelo caminho, para desalento da “Turma 88”. Os dois lugares cimeiros, de acesso ao Q2, ficaram ocupados por Johann Zarco (Pramac) e o antigo colega de Oliveira na KTM satélite, Iker Lecuona (Tech 3).

A luta pela “pole”, na segunda sessão, acabou por ter alguns dos “suspeitos do costume”, mas também ausências notáveis. Depois de uma queda cedo para Luca Marini (VR46 Avintia) e Jack “Thriller” Miller (Ducati) assumir a dianteira, Bagnaia “ganhou asas” e com pneu médio na frente e macio atrás fez uma volta de 1:38.725; recorde absoluto de pista e “pole position” confirmada, à frente do seu colega de equipa Miller e de um ressurgente Joan Mir (Suzuki).

Resultados positivos para o jovem Jorge Martin (quarto) e o seu colega na Pramac oriundo do Q1 Johann Zarco (quinto), e surpresa maior, também, para a colocação final do recém-coroado campeão de 2021, Fabio Quartararo. Depois de ver uma volta invalidada por não cumprimento de bandeiras amarelas após a queda de Marini, “El Diablo” não foi além do sétimo posto na grelha de partida para a sua corrida celebratória no Algarve.

Com três pilotos ainda com hipóteses matemáticas de assegurar o vice-campeonato, o duelo Ducati/Yamaha nos construtores separado por apenas 12 pontos e um traçado altamente desafiante, o GP de Portugal tem tudo para proporcionar um evento a não perder. A corrida terá então lugar no domingo, com início marcado para as 13:00 locais.

Foto de Capa: MotoGP

Carlos Eduardo Lopes
Carlos Eduardo Lopeshttp://www.bolanarede.pt
Concluída a licenciatura em Comunicação Social, o Carlos mudou-se para Londres em 2013, onde reside e trabalha desde então. Com um pai ex-piloto de ralis e um irmão no campeonato nacional de karts, o rumo profissional do Carlos foi também ele desaguar nas "águas rápidas" da Formula One Management, onde trabalhou cinco anos. Hoje é designer numa empresa de videojogos, mas ainda não consegue perder uma corrida (seja em quatro ou duas rodas).

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.