A CORRIDA: DOMÍNIO ESPANHOL EM PISTA
O terceiro Grande Prémio da temporada de Moto GP, no circuito das Termas de Rio Hondo, que já não recebia a categoria rainha do motociclismo desde 2019 foi um GP que mesmo antes de começar teve algumas peculiaridades, tais como o problema na entrega de material que fez com que as atividades de sexta-feira fossem todas adiadas para o dia seguinte e fez também com que o paddock tivesse de trabalhar durante toda a noite.
Jorge Martin arrancou como um autêntico foguete e assumiu a liderança da corrida, ultrapassando Aleix Espargaró que deu a primeira pole position da Aprillia na Moto GP.
🚦 LIGHTS OUT FOR #MotoGP 🚦@88jorgemartin gets the launch and @AleixEspargaro slides into 2nd! 💨#ArgentinaGP 🇦🇷 pic.twitter.com/EfmOpv1o3v
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 3, 2022
O piloto português da KTM, conseguiu recuperar duas posições nas primeiras voltas, tendo sido “engolido” pelo pelotão, não podendo realizar mais ultrapassagens.
Andrea Dovizioso abandonou a corrida por problemas técnicos na sua moto, tendo o mesmo acontecido a Franco Morbidelli, que ainda tentou mudar de moto, mas sem sucesso, devido à mesma não estar com os pneus certos.
A primeira queda da corrida ocorreu na curva dois, motivando a amostragem de bandeiras amarelas no setor um, após o piloto francês da Pramac Racing, Johann Zarco ter perdido a frente da sua moto, depois de ter protagonizado uma batalha com o compatriota Fabio Quartararo.
One lap later and @JohannZarco1‘s progress is over! 🛑
The Frenchman loses the front at Turn 2! 💥#ArgentinaGP 🇦🇷 pic.twitter.com/oqKud9mUXb
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 3, 2022
Pol Espargaró caiu também na curva número dois, havendo novamente bandeiras amarelas no primeiro setor, num momento em que o piloto espanhol da Honda ocupava a quarta posição e perdeu a frente, abandonando a prova.
Game over for @polespargaro! 🛑
A strong 4th slips through his fingers! 😢#ArgentinaGP 🇦🇷 pic.twitter.com/a2TtF1fL2U
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 3, 2022
A corrida de Moto GP foi tendo as motos sempre muito juntas, num circuito em que é difícil ultrapassar, sendo o erro dos pilotos a maior oportunidade para isso acontecer.
A oito voltas do final da corrida, Aleix Espargaró deixou um aviso a Jorge Martin, tendo feito uma belíssima ultrapassagem lado a lado do mesmo, no entanto, acabou por alargar demais e ficar novamente na segunda posição.
THERE IT IS! ⚔️@AleixEspargaro makes his move but runs wide! 🛑#ArgentinaGP 🇦🇷 pic.twitter.com/CYQSMBr6iL
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 3, 2022
O piloto da Aprillia tentou essa mesma abordagem mais uma vez, cometendo novamente o mesmo erro e só à terceira vez, alterando a abordagem à curva, travando perto de Jorge Martin para lhe barrar a passagem é que Aleix Espargaró conseguiu uma ultrapassagem bem-sucedida.
3 TO GO! 🔄
This isn’t over!!! 👀#ArgentinaGP 🇦🇷 pic.twitter.com/GG1BNrkNJs
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 3, 2022
Até ao final da corrida conseguiu segurar a primeira posição e vencer a prova, emocionando-se no final, por ter conseguido a sua primeira vitória num GP, ao final de 200 participações, ao mesmo tempo que entregou a primeira vitória da Aprillia na categoria rainha da motovelocidade, no mesmo fim de semana em que lhes deu a primeira pole position e a volta mais rápida da corrida.
Blood, sweat and tears ⚔️
It’s been a long road to get to this! 📈#ArgentinaGP 🇦🇷 pic.twitter.com/T62TjwzO0J
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 3, 2022
O resto do pódio ficou composto com Jorge Martin na segunda posição e Alex Rins da Suzuki, no degrau mais abaixo do pódio.
Miguel Oliveira terminou a corrida na décima terceira posição da classificação, alcançando três pontos e colocando-se no sétimo lugar do campeonato de pilotos Moto GP.
PILOTO DO DIA
Aleix Espargaró – Como diz o ditado popular, quem espera sempre alcança e foi isso que aconteceu ao piloto espanhol da Aprillia, ao fim de 200 corridas provou o sabor da vitória e alcançou o degrau mais alto do pódio, a melhor volta e a primeira pole na categoria para a sua equipa. Foi um fim de semana de luxo para Aleix Espargaró.
DESILUSÃO DO DIA
Pol Espargaró – Contrariamente ao que aconteceu com o irmão, Pol Espargaró teve uma corrida para esquecer, depois de estar na quarta posição com uma prestação bastante sólida, teve azar e perdeu a frente numa altura em que lutava pela terceira posição, acabando a corrida sem pontuar.