Os 4 momentos mais marcantes da MotoGP em 2020

3.

YamahaGate – A Yamaha em 2019, no final da temporada, encontrou problemas com as válvulas dos motores da M1. Assim, em 2020, o construtor japonês decidiu que para resolver esse problema mudaria de fabricante dessa peça. A temporada de 2020 começou apenas em julho e aí Valentino Rossi, Maverick Vinales e Franco Morbidelli tiveram problemas de motor. De modo a colmatar o sucedido, o construtor japonês fabricou mais motores, só que mudou para o antigo fabricante de válvulas. Ou seja, não quebraram os selos que existem no início da temporada – as regras ditam que «um motor de MotoGP tem de conter os mesmos selos e será aprovado tendo todas as peças idênticas às incluídas na amostra entregue ao Diretor Técnico do MotoGP». Sendo que a amostra analisada tinha uma percentagem diferente de titânio à apresentada ao diretor técnico, os motores foram designados como ilegais.

O resultado da “trapalhada”: A Yamaha foi punida em 50 pontos no campeonato de construtores e no de equipas, com a Yamaha de fábrica e a Petronas SRT a perderam 20 e 37 pontos, respetivamente, ou seja, os pontos obtidos com estes motores ilegais. Mas, e os pilotos? A esses não lhes foi retirado pontos. E porque é que isto é um dos momentos de 2020? Porque, Fabio Quartararo, piloto da Petronas em 2020, foi um dos que esteve na luta pelo título. Infelizmente para o francês, quedas nas últimas rondas retiraram-lhe da luta e deram o campeonato a Joan Mir.

Agora, para 2021, Quartararo segue para o lugar de Rossi, enquanto Rossi toma o lugar de Quartararo. “Il Doctore” apesar de estar numa equipa privada continua a ser uma parte importante do desenvolvimento da Yamaha, de acordo com o diretor geral Lin Jarvis. Pelo menos não devem cometer o mesmo erro duas vezes…

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas confirma compra dos 50% do passe de Gedson Fernandes ao Benfica: eis o valor que os encarnados encaixam

O Besiktas confirmou que pagou dez milhões de euros para adquirir 50% do passe de Gedson Fernandes, que pertencia ao Benfica. O médio vai ser transferido para o Spartak Moscovo.

João Félix oficializado como reforço do Al Nassr

O Al Nassr confirmou a contratação de João Félix. O avançado internacional português assinou contrato até 2027.

Geovany Quenda fala da saída de Viktor Gyokeres e da Supertaça: «É jogar para ganhar»

Geovany Quenda falou da atualidade do Sporting. O jovem avançado do Sporting foi confrontado com a saída de Viktor Gyokeres.

Rui Borges confrontado com o interesse em Ricardo Mangas e explica contratação de Luis Suárez: «Diferente do Viktor [Gyokeres]»

Rui Borges falou falou sobre a atualidade do Sporting. O técnico dos leões foi chamado a falar sobre Luis Suárez e Ricardo Mangas.

PUB

Mais Artigos Populares

Noronha Lopes veta voto eletrónico nas eleições do Benfica e Cristóvão Carvalho critica: «A participação de todos é fundamental»

Noronha Lopes está contra o voto eletrónico nas eleições presidenciais do Benfica. Cristóvão Carvalho é a favor e deixa críticas.

Manchester City recusa oferta de 28 milhões de euros por médio

O Nottingham Forest de Nuno Espírito apresentou uma oferta de 28 milhões de euros por James McAtee. Manchester City recusou.

Sporting pode competir com Palmeiras de Abel Ferreira por médio

O Sporting é um dos interessados em Nelson Deossa, médio colombiano que joga no Monterrey. Real Betis insiste na contratação.