Anúncio Publicitário

cab desportos motorizados

Após longos meses de espera, a temporada de 2015 do Mundial de motociclismo começa este fim-de-semana, no circuito de Losail, no Qatar. Um Grande Prémio que promete ser competitivo, tendo em conta os testes de pré-temporada e até mesmo o final da época 2014. O espectáculo das duas rodas terá como pano de fundo as luzes artificiais do circuito de Losail.

Fonte: Mundo Moto
Fonte: Mundo Moto

Vejam-se, em primeiro lugar, os testes de Sepang e os dados que eles fornecem e que nos ajudam a criar expectativas sobre o Grande Prémio do Qatar, e até mesmo para a temporada de 2015.

Anúncio Publicitário

A renovada Ducati, com Andrea Dovizioso e Andrea Iannone, surpreendeu nos testes de Inverno ao apresentar um bom ritmo e ao mostrar que os problemas de subviragem já poderão estar resolvidos. E logo a tempo da nova temporada. Contudo, o verdadeiro teste para os pilotos italianos, e até para a própria moto, começa este fim-de-semana, onde testarão o equipamento em longa distância e com ritmos bastante mais altos do que os registados, nos testes de Sepang.

Outra das novidades para 2015 prende-se com o regresso da Suzuki. Relembro o que escrevi, algures em 2014, sobre esse regresso. É uma equipa totalmente renovada, com uma moto muito mais competitiva do que aquela que abandonou o Mundial em 2012. Maverick Viñales e Aleix Espargaró foram os pilotos escolhidos e acreditam que, ao longo do campeonato, a moto poderá tornar-se ainda mais competitiva.

A Aprilia, comandada por Jorge Martinez Aspar, também está de regresso à classe rainha do Mundial de motociclismo. Contudo, a situação da Aprilia é diferente já que os pilotos, Álvaro Bautista e Marco Melandri, irão desenvolver uma moto completamente nova. Será uma época de testes para que em 2016 a moto possa ser mais competitiva e conseguir, assim, melhores resultados.
Dadas as novidades para 2015, é tempo de falar dos que são favoritos e que serão, certamente, os protagonistas.

A figura principal e claro favorito ao título é o espanhol Marc Márquez. Relembro os mais distraídos que Marquéz conquistou os dois últimos títulos mundiais, deixando para trás pilotos experientes, como Valentino Rossi, Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo.

Marc Marquéz é o favorito para a temporada de 2015 Fonte: Site Oficial da MotoGP
Marc Marquéz é o favorito para a temporada de 2015
Fonte: Site Oficial da MotoGP

Contudo, o espanhol tem uma opinião particular em relação aos seus opositores. Quem começou a ler as primeiras linhas deste texto poderia dar a Ducati como a principal opositora da Honda de Márquez. Mas para o piloto, os seus principais opositores serão os mesmos de sempre: Rossi, Lorenzo e Pedrosa. E talvez tenha razão. Porque, muitas vezes, o que conta é a experiência e nesse campo os pilotos da Honda e da Yamaha Movistar levam vantagem sobre os pilotos da Ducati.

Por outro lado, tanto Valentino Rossi como Jorge Lorenzo têm como principal objectivo a conquista do título mundial e prometem uma maior oposição a Marc Marquéz. O final da época de 2014 mostrou isso mesmo. Valentino Rossi, após algumas mudanças na sua equipa, mostrou-se bastante forte na recta final do campeonato, bem como Jorge Lorenzo que conseguiu diminuir a vantagem pontual para o italiano. Os pilotos da Yamaha Movistar não farão, com toda a certeza, a vida fácil ao jovem Marquez.

Mas não pensem que a classe rainha se resume à luta entre a Honda, a Yamaha e a Ducati. À semelhança da época passada, vai assistir-se, certamente, a lutas interessantes entre as equipas de satélite como a CWM LCR Honda, pilotada por Carl Crutchlow; a Estrella Galicia de Scott Reading ou a equipa Tech 3 Yamaha dos pilotos Bradley Smith e Pol Espargaró.

A temporada de 2015 conta com 25 pilotos na grelha de partida, sendo que 12 deles já conquistaram títulos mundiais: 18 no total. Já os estreantes são Viñales, Miller, Laverty e Baz.

Os dados estão lançados! E, no domingo, pelas 19h00, em Portugal Continental, dar-se-á início à primeira corrida da temporada de 2015.

Foto de Capa: Site Oficial da MotoGP

Anúncio Publicitário