NASCAR 2022: Nova geração, novo título para Logano

- Advertisement -

O CARRO “NEXT GEN”

Saiu de cena o “Gen 6”, carro que percorreu as ovais e circuitos convencionais da NASCAR entre 2013 e 2021. O “Next Gen” tem o objetivo de tornar as corridas de “stock cars” mais acessíveis. Implementam desde logo uma grande mudança, pois as equipas passam a ter de comprar as componentes dos carros a empresas como a McLaren, a Goodyear ou a Dallara.

A NASCAR aumenta a fiscalização do inventário de cada equipa, com vista a evitar gastos e discrepâncias excessivas, garantindo equilíbrio no campeonato. As equipas passam também a estar proibidas de substituir um carro antes deste ser utilizado em três corridas.

O novo carro apresenta uma estrutura completamente simétrica, reduzindo a importância da aerodinâmica em prol da configuração do carro e das capacidades do piloto. Os carros também passam a ser mais resistentes ao contacto com outros veículos e com o muro.

Ao nível tecnológico, destaque para um grande passo a caminho da introdução da potência elétrica nos motores da NASCAR. A transmissão e a mudança traseira dos carros passam a ser funcionalidades associadas entre si por um novo transeixo.

O destaque vai mesmo para a redução da influência da aerodinâmica nos carros. Novas entradas de ar no capot permitem ao motor trabalhar com melhor eficiência e pior aerodinâmica. O chassis também foi alvo de uma reconfiguração. Foram introduzidos amortecedores dianteiros e traseiros, com vista a dar mais garantias de segurança aos pilotos. A isto acrescem a ligação dos grampos traseiros e dianteiros à secção central do carro, para facilitar a reparação de danos.

UM INÍCIO ACIDENTADO EM DAYTONA

As 500 milhas de Daytona foram a primeira corrida oficial com o “Next Gen”. A especulação em torno do carro já não era tanta, uma vez que nos duelos (e antes numa prova de exibição em Los Angeles) para definir a grelha de partida da prova, foi logo possível assistir aos novos carros em ação. Brad Keselowski e Chris Buescher ganharam o primeiro e o segundo duelos, respetivamente, com a nota de maior destaque a pender para um acidente de Joey Logano e um peão de Denny Hamlin no acesso às boxes.

As 500 milhas de Daytona marcaram o arranque oficial da temporada. Uma corrida recheada de momentos, marcada por diversos acidentes, envolvendo nomes como Kyle Bush.

A 10 voltas do final, uma colisão com seis carros envolvidos, entre os quais o campeão de 2021, Kyle Larson, ficaram fora da luta pela vitória. Depois da bandeira amarela, foi a vez de Ricky Steinhouse Jr perder a ambição de ganhar em Daytona. Steinhouse teve um mau arranque e um toque na dianteira de Keselowski, deitaram por terra as hipóteses do carro da JTG Daugherty Racing.

Depois de um prolongamento e de aguentar a pressão forte de Ryan Blaney e também de Chase Briscoe, foi o “rookie” Austin Cindric, a conquistar a primeira vitória da carreira na Cup Series. Blaney ainda apanhou um acidente no fim da corrida. Daytona 500 mostrou, assim que os carros podiam ter mudado, mas a essência do campeonato mantém-se.

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O mercado de inverno visto do banco

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Champions League: Real Madrid dá preferência a um encontro frente ao Benfica no playoff

A maioria dos elementos que compõem a estrutura e o plantel do Real Madrid querem enfrentar o Benfica no playoff da Champions League.

O regresso de Rafa Silva ao Benfica

Dois anos depois de ter trocado o Benfica pelo Besiktas a custo zero, aí está Rafa de volta à Luz. Os encarnados desembolsaram cerca de cinco milhões de euros pelo avançado de 32 anos.

Alisson Santos deixa-se seduzir pelo Nápoles: os milhões que os italianos ponderam oferecer para convencer o Sporting

O Nápoles está a tentar o empréstimo de Alisson Santos ao Sporting, podendo colocar uma cláusula de opção de compra de 20 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Martín Anselmi começa Brasileirão com goleada frente ao Cruzeiro

O Botafogo aplicou uma goleada por 4-0 frente ao Cruzeiro, num encontro relativo à primeira jornada do Brasileirão.

Nulo, mas seguro | Go Ahead Eagles 0-0 SC Braga

O SC Braga foi a Deventer com um objetivo simples, sair vivo e sem sustos, num jogo em que o contexto pedia mais cabeça do que brilho.

Benfica lança camisola relacionada com o golo de Anatoliy Trubin ao Real Madrid

O Benfica lançou uma camisola relacionada com o golo de Anatoliy Trubin frente ao Real Madrid, para a Champions League.