NASCAR 2022: Nova geração, novo título para Logano

    O CAMINHO PARA OS PLAYOFFS

    O campeão não demorou a voltar e Kyle Larson chegou à “victory lane” logo na segunda corrida da época. Larson triunfou na Wise Power 400, uma corrida maioritariamente dominada por Tyler Reddick. O piloto da Richard Childress Racing liderou durante 90 voltas, mas um furo no pneu traseiro, seguido de uma colisão com o carro de William Byron, deixou o número 8 de fora.

    O maior azarado da fase regular do campeonato terá mesmo sido Martin Truex Jr. O campeão de 2017 ficou no 22º lugar da fase regular, a 20 pontos do último lugar de acesso aos playoffs. Para além de ficar fora do top 20, Truex Jr não alcançou qualquer vitória nas primeiras 26 corridas do campeonato.

    Uma das decisões táticas mais controversas ocorreu na Nashville Sperspeedway. A corrida foi ganha por Chase Elliott, mas o destaque foi para uma ocorrência a oito voltas do fim. O motor de Josh Billicki rebentou, causando uma bandeira amarela que vários pilotos aproveitaram para ir às boxes, na expetativa de um bom recomeço. Entre estes, esteve Martin Truex Jr que acabou por arrancar do meio da grelha, dentro das voltas finais. O veterano da Joe Gibbs acabou por ficar bem longe dos lugares cimeiros, onde teria terminado se não tivesse feito a paragem. Este erro pode ter sido o principal motivo para Truex Jr falhar os playoffs

    Já Kyle Bush não viveu a melhor época da carreira, mas ainda conseguiu levar uma vitória e garantir a presença nos playoffs daquela que acabaria por ser a sua última época na Joe Gibbs Racing (vai para a Richard Childress Racing em 2023). Bush venceu no circuito de terra batida em Bristol, numa última volta dramática, quando Chase Briscoe tentou tirar a vitória a Tyler Reddick na última curva. Os dois carros ficaram de fora da luta, permitindo ao número 18 obter a vitória.

    Outro piloto a arrancar “a ferros” um lugar nos playoffs foi Daniel Suárez, campeão da Xfinity Series em 2016. Foi no circuito convencional de Sonoma. Foi o primeiro piloto nascido no México a ganhar uma corrida na NASCAR e o quinto a ter nascido fora dos Estados Unidos. Suárez venceu com uma das maiores margens em toda a época. Conseguiu mais de cinco segundos de vantagem para Chris Buescher que ficou na segunda posição.

    A última corrida da fase regular, em Daytona, foi marcada por um momento caótico. Um acidente envolveu os 15 primeiros da corrida, permitindo a Austin Dillon emergir para alcançar a primeira e única vitória da época, que lhe garantiu um lugar nos Playoffs. O campeão da fase regular foi Chase Elliott que, como tal, recebeu uma bonificação de pontos para os Playoffs.

    Kurt Bush, lenda da NASCAR, estreou-se em 2000 e foi campeão no ano de 2004, com 34 vitórias (no total) no palmarés. Correu frente a nomes como Jeff Gordon, Dale Earnhardt e Bobby Labonte. Um piloto intemporal que venceu este ano, na Kansas Speedway, naquela que acabou por ser a última vitória da sua carreira a tempo inteiro. Em Pocono, o mais velho dos irmãos Bush embateu no muro e ficou com um traumatismo craniano que o colocou de fora do campeonato e dos Playoffs, sendo que em outubro, Kurt Bush anunciou que tinha de se focar na recuperação, pelo que não pode continuar a participar em todas as corridas do campeonato.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Pereira
    Filipe Pereira
    Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.