NASCAR para aprendizes: Para a esquerda e para a direita

modalidades cabeçalho

Apesar de a história colocar os campeonatos de NASCAR como corridas em ovais, a verdade é que o campeonato americano de Stock Cars corre em circuitos convencionais (daqueles que se viram para a direita e para a esquerda) há muito tempo.

Até 2024, a NASCAR já competiu em 16 circuitos convencionais diferentes, desde Watkins Glen até ao Circuit of the Americas (COTA).

O primeiro, e consequente 154 corridas seguidas, foi em Liden, Nova Jérsia. No aeroporto local, em 1954, Al Keller venceu a corrida de 50 voltas, num carro não americano, um Jaguar XK120. Curiosamente, 21 dos 43 carros em competição eram importados.

A tradição de correr em aeroportos ainda durou alguns tempos. No final dos anos 50, tivemos corridas em Montgmery e Kitsap. Em Bridgehampton, foi a primeira vez que o evento foi a Nova Iorque. Mais tarde, também se correu em Willow Spring Raceway.

Em 1958 a moda dos aeroportos começou a dar aso à moda de circuitos convencionais mais para o tradicional. Assim, Riverside Raceway chegou às hostes da NASCAR: foram 48 corridas, entre 1958 e 1988 (quando fechou portas). Entre os vencedores nestes circuitos, podem-se ver as lendas do desporto como Dan Gurney, AJ Foyt, Richard Petty, Bill Elliott ou Tim Richmond.

Desde 1986 que a pista de Watkins Glen tem recebido constantemente as corridas da NASCAR, exceção feita ao ano de 2020 afetado pela pandemia da COVID-19. COTA e Road America são adições mais recentes ao calendário, enquanto o Daytona Road Course e a Charlotte ROVAL são também circuitos convencionais, mas feitos a partir das ovais destas duas pistas.

Mais recentemente, em 2023, a NASCAR adicionou as ruas de Chicago, que se tornaram no primeiro circuito citadino presente no calendário. Desta vez a vitória não ficou para um carro importado, mas sim para um piloto que não era dos EUA: Shane Van Gisbergen, piloto da Nova Zelândia, que pilotou o #91 Chevrolet Camaro da Trackhouse Racing.

David Pacheco
David Pachecohttp://www.bolanarede.pt
Foi a ver o SATA Rally Açores que começou a paixão. A partir daí, tudo o que tenha rodas e um motor, o David é adepto! Da terra ao alcatrão, quase nada escapa.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Gouveia vê a sua saída do Benfica adiada por alguns dias

Tiago Gouveia pode estar perto de trocar o Benfica pelo Nice, mas a mudança do jogador apenas se dará depois do playoff da Champions League, no qual as águias enfrentarão o Fenrbahçe.

Colónia regressa à Bundesliga com uma vitória e assistência de ex-Benfica

O Colónia foi ao terreno do Mainz vencer por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Bundesliga.

Como rejeita proposta de 70 milhões de euros do Tottenham por uma das estrelas da equipa

O Como não aceitou uma oferta avaliada em 70 milhões de euros por Nico Paz. O médio argentino está a cumprir a segunda época no clube da Serie A.

AVS SAD surpreende e empata com o Braga para a Primeira Liga

O AVS SAD foi ao Minho empatar com o Braga a duas bolas, num encontro relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting insiste no empréstimo de Jota Silva: leões querem cedência sem custos

O Sporting continua interessado na contratação de Jota Silva. Os leões querem fechar um empréstimo sem custos, mas o Nottingham Forest pretende garantir uma verba com o avançado português.

Antigo candidato às eleições do Benfica pede a Rui Costa a contratação de Rodrigo Mora: «O que não pode acontecer é deixar escapar»

Bruno Costa Carvalho apelou à contratação de Rodrigo Mora por parte do Benfica. O antigo candidato à presidência dos encarnados pediu a Rui Costa para pagar os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Bruno Fernandes lamenta empate do Manchester United com Fulham e explica penálti falhado: «Chutei muito mal a bola»

Bruno Fernandes fez a análise do empate a um golo entre o Manchester United e o Fulham, da segunda jornada da Premier League.