📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NASCAR para aprendizes: Para a esquerda e para a direita

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Apesar de a história colocar os campeonatos de NASCAR como corridas em ovais, a verdade é que o campeonato americano de Stock Cars corre em circuitos convencionais (daqueles que se viram para a direita e para a esquerda) há muito tempo.

Até 2024, a NASCAR já competiu em 16 circuitos convencionais diferentes, desde Watkins Glen até ao Circuit of the Americas (COTA).

O primeiro, e consequente 154 corridas seguidas, foi em Liden, Nova Jérsia. No aeroporto local, em 1954, Al Keller venceu a corrida de 50 voltas, num carro não americano, um Jaguar XK120. Curiosamente, 21 dos 43 carros em competição eram importados.

A tradição de correr em aeroportos ainda durou alguns tempos. No final dos anos 50, tivemos corridas em Montgmery e Kitsap. Em Bridgehampton, foi a primeira vez que o evento foi a Nova Iorque. Mais tarde, também se correu em Willow Spring Raceway.

Em 1958 a moda dos aeroportos começou a dar aso à moda de circuitos convencionais mais para o tradicional. Assim, Riverside Raceway chegou às hostes da NASCAR: foram 48 corridas, entre 1958 e 1988 (quando fechou portas). Entre os vencedores nestes circuitos, podem-se ver as lendas do desporto como Dan Gurney, AJ Foyt, Richard Petty, Bill Elliott ou Tim Richmond.

Desde 1986 que a pista de Watkins Glen tem recebido constantemente as corridas da NASCAR, exceção feita ao ano de 2020 afetado pela pandemia da COVID-19. COTA e Road America são adições mais recentes ao calendário, enquanto o Daytona Road Course e a Charlotte ROVAL são também circuitos convencionais, mas feitos a partir das ovais destas duas pistas.

Mais recentemente, em 2023, a NASCAR adicionou as ruas de Chicago, que se tornaram no primeiro circuito citadino presente no calendário. Desta vez a vitória não ficou para um carro importado, mas sim para um piloto que não era dos EUA: Shane Van Gisbergen, piloto da Nova Zelândia, que pilotou o #91 Chevrolet Camaro da Trackhouse Racing.

David Pacheco
David Pachecohttp://www.bolanarede.pt
Foi a ver o SATA Rally Açores que começou a paixão. A partir daí, tudo o que tenha rodas e um motor, o David é adepto! Da terra ao alcatrão, quase nada escapa.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bino Maçães e a tranquilidade nos penáltis no Mundial Sub-17: «É aparência, sabemos que por dentro as pulsações estão a mil»

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães e a influência da derrota nos sub-17: «Via-os mais calados quando normalmente são brincalhões»

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães e as diferenças entre o Europeu e o Mundial Sub-17: «No Europeu não passámos pela situação de ter perdido um jogo e...

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães depois das conquistas do Europeu e do Mundial Sub-17: «No futebol tudo passa rápido e há novos objetivos pela frente»

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim insatisfeito com a postura da direção do Manchester United no mercado de janeiro

A divergência na abordagem ao mercado entre Ruben Amorim e Jason Wilcox, diretor de futebol do Manchester United, terá gerado atrito entre ambos.

Comunicado Bola na Rede: Esclarecimento sobre prémio Talento do Mês de Novembro 2025 para Álvaro Zamora do Académico Viseu

O Bola na Rede vem, por este meio, justificar a ausência de divulgação do prémio "Talento do Mês" referente ao mês de novembro por decisão do Académico de Viseu Futebol Clube de não receber o galardão, atribuído ao seu jogador Álvaro Zamora, após várias tentativas de agendamento da respetiva entrega.

Pedro Neto surpreso e triste com despedimento de Enzo Maresca: «Ajudou-me muito nestes dois anos, infelizmente o futebol é assim»

Pedro Neto comentou a saída de Enzo Maresca do comando técnico do Chelsea. O internacional português confessou surpresa.