📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NASCAR para aprendizes: Para a esquerda e para a direita

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Apesar de a história colocar os campeonatos de NASCAR como corridas em ovais, a verdade é que o campeonato americano de Stock Cars corre em circuitos convencionais (daqueles que se viram para a direita e para a esquerda) há muito tempo.

Até 2024, a NASCAR já competiu em 16 circuitos convencionais diferentes, desde Watkins Glen até ao Circuit of the Americas (COTA).

O primeiro, e consequente 154 corridas seguidas, foi em Liden, Nova Jérsia. No aeroporto local, em 1954, Al Keller venceu a corrida de 50 voltas, num carro não americano, um Jaguar XK120. Curiosamente, 21 dos 43 carros em competição eram importados.

A tradição de correr em aeroportos ainda durou alguns tempos. No final dos anos 50, tivemos corridas em Montgmery e Kitsap. Em Bridgehampton, foi a primeira vez que o evento foi a Nova Iorque. Mais tarde, também se correu em Willow Spring Raceway.

Em 1958 a moda dos aeroportos começou a dar aso à moda de circuitos convencionais mais para o tradicional. Assim, Riverside Raceway chegou às hostes da NASCAR: foram 48 corridas, entre 1958 e 1988 (quando fechou portas). Entre os vencedores nestes circuitos, podem-se ver as lendas do desporto como Dan Gurney, AJ Foyt, Richard Petty, Bill Elliott ou Tim Richmond.

Desde 1986 que a pista de Watkins Glen tem recebido constantemente as corridas da NASCAR, exceção feita ao ano de 2020 afetado pela pandemia da COVID-19. COTA e Road America são adições mais recentes ao calendário, enquanto o Daytona Road Course e a Charlotte ROVAL são também circuitos convencionais, mas feitos a partir das ovais destas duas pistas.

Mais recentemente, em 2023, a NASCAR adicionou as ruas de Chicago, que se tornaram no primeiro circuito citadino presente no calendário. Desta vez a vitória não ficou para um carro importado, mas sim para um piloto que não era dos EUA: Shane Van Gisbergen, piloto da Nova Zelândia, que pilotou o #91 Chevrolet Camaro da Trackhouse Racing.

David Pacheco
David Pachecohttp://www.bolanarede.pt
Foi a ver o SATA Rally Açores que começou a paixão. A partir daí, tudo o que tenha rodas e um motor, o David é adepto! Da terra ao alcatrão, quase nada escapa.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot comenta as palavras de Andy Robertson sobre Diogo Jota: «Sentimos falta do jogador e da pessoa»

Arne Slot, reagiu às palavras de Andrew Robertson sobre Diogo Jota, referindo que faz muita falta no Liverpool como jogador e pessoa.

Jordi Alba elogia Lamine Yamal e afasta comparações com Lionel Messi: «Grandíssimo jogador… mas não há comparação possível»

Jordi Alba voltou a reforçar o seu carinho especial com Lionel Messi e afastou qualquer tentativa de comparação com Lamine Yamal, apesar de o elogiar bastante.

Leonardo Jardim deixa futuro em aberto no Cruzeiro: «Penso se vale a pena continuar»

O Cruzeiro voltou a perder pontos frente ao Juventude e levou Leonardo Jardim a admitir que vai repensar se fica ou não no clube, apesar de ter contrato até dezembro de 2026.

Thomas Muller confirma continuidade na MLS na próxima época: «A todo o gás»

Thomas Muller garante que vai manter-se no Vancouver Whitecaps e prepara-se agora para os quartos de final dos play-offs frente ao LAFC.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli revela baixa de peso mas admite: «Acho que Luuk de Jong pode somar miutos»

Francesco Farioli realizou esta sexta-feira a antevisão da partida entre o FC Porto e o Sintrense para a Taça de Portugal.

Francesco Farioli revela titular para o FC Porto x Sintrense e admite: «Temos que estudar as possibilidades de tirar o máximo partido de todos»

Francesco Farioli realizou esta sexta-feira a antevisão da partida entre o FC Porto e o Sintrense para a Taça de Portugal.

Rui Borges confirma ausência de peso frente ao Marinhense: «Vem aí uma sequência complicada»

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Marinhense, válida pela quarta eliminatória da Taça de Portugal.