📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NASCAR para aprendizes: Para a esquerda e para a direita

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Apesar de a história colocar os campeonatos de NASCAR como corridas em ovais, a verdade é que o campeonato americano de Stock Cars corre em circuitos convencionais (daqueles que se viram para a direita e para a esquerda) há muito tempo.

Até 2024, a NASCAR já competiu em 16 circuitos convencionais diferentes, desde Watkins Glen até ao Circuit of the Americas (COTA).

O primeiro, e consequente 154 corridas seguidas, foi em Liden, Nova Jérsia. No aeroporto local, em 1954, Al Keller venceu a corrida de 50 voltas, num carro não americano, um Jaguar XK120. Curiosamente, 21 dos 43 carros em competição eram importados.

A tradição de correr em aeroportos ainda durou alguns tempos. No final dos anos 50, tivemos corridas em Montgmery e Kitsap. Em Bridgehampton, foi a primeira vez que o evento foi a Nova Iorque. Mais tarde, também se correu em Willow Spring Raceway.

Em 1958 a moda dos aeroportos começou a dar aso à moda de circuitos convencionais mais para o tradicional. Assim, Riverside Raceway chegou às hostes da NASCAR: foram 48 corridas, entre 1958 e 1988 (quando fechou portas). Entre os vencedores nestes circuitos, podem-se ver as lendas do desporto como Dan Gurney, AJ Foyt, Richard Petty, Bill Elliott ou Tim Richmond.

Desde 1986 que a pista de Watkins Glen tem recebido constantemente as corridas da NASCAR, exceção feita ao ano de 2020 afetado pela pandemia da COVID-19. COTA e Road America são adições mais recentes ao calendário, enquanto o Daytona Road Course e a Charlotte ROVAL são também circuitos convencionais, mas feitos a partir das ovais destas duas pistas.

Mais recentemente, em 2023, a NASCAR adicionou as ruas de Chicago, que se tornaram no primeiro circuito citadino presente no calendário. Desta vez a vitória não ficou para um carro importado, mas sim para um piloto que não era dos EUA: Shane Van Gisbergen, piloto da Nova Zelândia, que pilotou o #91 Chevrolet Camaro da Trackhouse Racing.

David Pacheco
David Pachecohttp://www.bolanarede.pt
Foi a ver o SATA Rally Açores que começou a paixão. A partir daí, tudo o que tenha rodas e um motor, o David é adepto! Da terra ao alcatrão, quase nada escapa.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga vence Sporting, elimina leoas e segue para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina

O Braga está nos quartos de final da Taça de Portugal Feminina. Vitória por 1-0 contra o Sporting nos oitavos de final.

Bicicleta, reviravoltas e drama final: União de Leiria perde com Felgueiras na Segunda Liga

O União de Leiria perdeu com o Felgueiras por 3-2 na jornada 14 da Segunda Liga. Jogo terminou com drama final.

Flamengo acerta venda de antigo avançado do Chaves por 5 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Juninho Vieira. Avançado brasileiro a caminho do Pumas e do México depois de percurso no Brasil.

Atenção, Ruben Amorim: Real Madrid quer Diogo Dalot e há mais 2 gigantes de olho

O Real Madrid está interessado em Diogo Dalot. Entretanto, Manchester United reflete sobre o futuro do lateral português.

PUB

Mais Artigos Populares

Definidas as meias finais da Taça Árabe

Estão definidas as meias finais da Taça Árabe. A decisão do trofeu está marcada para dia 18 de dezembro de 2025.

Gonçalo Paciência rescinde contrato com o Sport Recife e é jogador livre

Gonçalo Paciência rescindiu com o Sport Recife. O português escreveu nas suas redes sociais uma mensagem de despedida.

Thiago Carpini sucede a Martín Palermo e é o novo técnico do Fortaleza

Thiago Carpini é o novo treinador do Fortaleza. O técnico sucede assim a Martín Palermo no cargo, após a despromoção do emblema brasileiro.