📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O cheiro a gasolina foi substituído pelo cheiro a nostalgia | NASCAR

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Durante 27 anos a NASCAR CUP Series não foi a North Wilkesboro Speedway (NWS). Depois de ter estado abandonada, Dale Earnhardt Jr e um grupo de amigos tiraram as ervas daninhas, e num último esforço de eternizar a pista, fizeram os procedimentos para esta estar disponível no simulador IRacing.

A Carolina do Norte é uma, se não a maior, terra com mais raízes NASCAR. Para perceberem, ao lado da pista existe uma garagem onde se fazia o típico moonshine, que deu aso às perseguições entre polícia e delinquentes, na altura da lei seca nos Estados Unidos da América. Foram esses carros que estiveram na origem da stock car.

Daí, esta pista construída em 1947 ter estado no primeiro campeonato NASCAR em 1949, na altura denominado NASCAR Strictly Stock Series.

Depois da NASCAR ter ido embora em 1996, ainda houve algumas tentativas de trazer outras séries, mas sempre sem sucesso. Depois do último fecho, na primavera de 2011, a pista ficou abandonada, a crescer ‘raízes’.

E em 2023, a NASCAR regressou às raízes. Marcus Smith, CEO da Speedway Motorsports INC, entidade dona da pista, realizou um sonho de muitos. Colocou novamente a pequena oval em funcionamento para receber a NASCAR.

Nem tudo é um mar de rosas. A corrida em si, falando da CUP Series, foi uma corrida monótona porque certamente ninguém estaria à espera que uma bandeira amarela à volta 18, com 200 voltas para competir, fosse decidir o vencedor. Mas, foi isso mesmo que aconteceu.

Com um asfalto com cerca de 42 anos, Kyle Larson foi o melhor. Colocou quatro pneus à volta 18 e daí nunca mais parou. Partindo do final da grelha no recomeço, devido a uma penalização de excesso de velocidade na via das boxes, Larson venceu o milhão de dólares em NWS.

Foi isto a corrida. Não houve mais história, porquê? Porque pela primeira vez em alguns anos a ‘história’ não foi o campeonato, não foi os pilotos, não foi as equipas. Foi a pista. Foram as pessoas. Foi a atmosfera, com ‘cheiro’ a nostalgia de uma época onde a NASCAR era desporto rei nos Estados Unidos da América.

Um ambiente ‘elétrico’, como não se sentia há muito tempo, a pequena oval de 0.625 milhas trouxe a nostalgia que muitos em 2023 procuram com todas as mudanças que têm acontecido na série. E agora? Onde ficamos? Para onde vamos com NWS? Para uma corrida a contar para o campeonato da CUP Series? Continua como corrida All-Star? Só o futuro dirá…

David Pacheco
David Pachecohttp://www.bolanarede.pt
Foi a ver o SATA Rally Açores que começou a paixão. A partir daí, tudo o que tenha rodas e um motor, o David é adepto! Da terra ao alcatrão, quase nada escapa.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot comenta as palavras de Andy Robertson sobre Diogo Jota: «Sentimos falta do jogador e da pessoa»

Arne Slot, reagiu às palavras de Andrew Robertson sobre Diogo Jota, referindo que faz muita falta no Liverpool como jogador e pessoa.

Jordi Alba elogia Lamine Yamal e afasta comparações com Lionel Messi: «Grandíssimo jogador… mas não há comparação possível»

Jordi Alba voltou a reforçar o seu carinho especial com Lionel Messi e afastou qualquer tentativa de comparação com Lamine Yamal, apesar de o elogiar bastante.

Leonardo Jardim deixa futuro em aberto no Cruzeiro: «Penso se vale a pena continuar»

O Cruzeiro voltou a perder pontos frente ao Juventude e levou Leonardo Jardim a admitir que vai repensar se fica ou não no clube, apesar de ter contrato até dezembro de 2026.

Thomas Muller confirma continuidade na MLS na próxima época: «A todo o gás»

Thomas Muller garante que vai manter-se no Vancouver Whitecaps e prepara-se agora para os quartos de final dos play-offs frente ao LAFC.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli revela baixa de peso mas admite: «Acho que Luuk de Jong pode somar miutos»

Francesco Farioli realizou esta sexta-feira a antevisão da partida entre o FC Porto e o Sintrense para a Taça de Portugal.

Francesco Farioli revela titular para o FC Porto x Sintrense e admite: «Temos que estudar as possibilidades de tirar o máximo partido de todos»

Francesco Farioli realizou esta sexta-feira a antevisão da partida entre o FC Porto e o Sintrense para a Taça de Portugal.

Rui Borges confirma ausência de peso frente ao Marinhense: «Vem aí uma sequência complicada»

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Marinhense, válida pela quarta eliminatória da Taça de Portugal.