O cheiro a gasolina foi substituído pelo cheiro a nostalgia | NASCAR

modalidades cabeçalho

Durante 27 anos a NASCAR CUP Series não foi a North Wilkesboro Speedway (NWS). Depois de ter estado abandonada, Dale Earnhardt Jr e um grupo de amigos tiraram as ervas daninhas, e num último esforço de eternizar a pista, fizeram os procedimentos para esta estar disponível no simulador IRacing.

A Carolina do Norte é uma, se não a maior, terra com mais raízes NASCAR. Para perceberem, ao lado da pista existe uma garagem onde se fazia o típico moonshine, que deu aso às perseguições entre polícia e delinquentes, na altura da lei seca nos Estados Unidos da América. Foram esses carros que estiveram na origem da stock car.

Daí, esta pista construída em 1947 ter estado no primeiro campeonato NASCAR em 1949, na altura denominado NASCAR Strictly Stock Series.

Depois da NASCAR ter ido embora em 1996, ainda houve algumas tentativas de trazer outras séries, mas sempre sem sucesso. Depois do último fecho, na primavera de 2011, a pista ficou abandonada, a crescer ‘raízes’.

E em 2023, a NASCAR regressou às raízes. Marcus Smith, CEO da Speedway Motorsports INC, entidade dona da pista, realizou um sonho de muitos. Colocou novamente a pequena oval em funcionamento para receber a NASCAR.

Nem tudo é um mar de rosas. A corrida em si, falando da CUP Series, foi uma corrida monótona porque certamente ninguém estaria à espera que uma bandeira amarela à volta 18, com 200 voltas para competir, fosse decidir o vencedor. Mas, foi isso mesmo que aconteceu.

Com um asfalto com cerca de 42 anos, Kyle Larson foi o melhor. Colocou quatro pneus à volta 18 e daí nunca mais parou. Partindo do final da grelha no recomeço, devido a uma penalização de excesso de velocidade na via das boxes, Larson venceu o milhão de dólares em NWS.

Foi isto a corrida. Não houve mais história, porquê? Porque pela primeira vez em alguns anos a ‘história’ não foi o campeonato, não foi os pilotos, não foi as equipas. Foi a pista. Foram as pessoas. Foi a atmosfera, com ‘cheiro’ a nostalgia de uma época onde a NASCAR era desporto rei nos Estados Unidos da América.

Um ambiente ‘elétrico’, como não se sentia há muito tempo, a pequena oval de 0.625 milhas trouxe a nostalgia que muitos em 2023 procuram com todas as mudanças que têm acontecido na série. E agora? Onde ficamos? Para onde vamos com NWS? Para uma corrida a contar para o campeonato da CUP Series? Continua como corrida All-Star? Só o futuro dirá…

David Pacheco
David Pachecohttp://www.bolanarede.pt
Foi a ver o SATA Rally Açores que começou a paixão. A partir daí, tudo o que tenha rodas e um motor, o David é adepto! Da terra ao alcatrão, quase nada escapa.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona x Valencia será disputado em estádio com apenas 6000 lugares

Barcelona vai receber o Valencia em jogo da 4.ª jornada da La Liga. O encontro será jogado no Estádio Johan Cruyff.

Portugal defronta Estados Unidos em jogo amigável marcado 2026

Portugal vai defrontar os Estados Unidos em jogo amigável. O encontro está marcado para março de 2026, em Atlanta.

Nacional da Madeira vê problema resolvido e vai a jogo com o FC Porto

A Liga Portugal apresentou soluções para o problema do Nacional da Madeira relativo à viagem para defrontar o FC Porto.

Liverpool e Chelsea equacionaram contratar internacional belga no mercado de verão

Liverpool e Chelsea ponderaram avançar para a contratação de Malick Fofana do Lyon no mercado de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe confirma Domenico Tedesco como sucessor de José Mourinho

Está confirmado o sucessor de José Mourinho no Fenerbahçe. Domenico Tedesco foi o escolhido pelo clube turco.

Portugal bate Polónia na segunda ronda da Liga Elite de Sub-20

Portugal venceu a Polónia por 2-1, na segunda jornada da Liga Elite de Sub-20. Foi o segundo triunfo em dois jogos para a equipa orientada por Oceano Cruz.

Frederico Varandas será candidato à presidência do Sporting em 2026

Frederico Varandas vai candidatar-se á presidência do Sporting em 2026. O atual presidente quer avançar para o terceiro mandato.