📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O cheiro a gasolina foi substituído pelo cheiro a nostalgia | NASCAR

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Durante 27 anos a NASCAR CUP Series não foi a North Wilkesboro Speedway (NWS). Depois de ter estado abandonada, Dale Earnhardt Jr e um grupo de amigos tiraram as ervas daninhas, e num último esforço de eternizar a pista, fizeram os procedimentos para esta estar disponível no simulador IRacing.

A Carolina do Norte é uma, se não a maior, terra com mais raízes NASCAR. Para perceberem, ao lado da pista existe uma garagem onde se fazia o típico moonshine, que deu aso às perseguições entre polícia e delinquentes, na altura da lei seca nos Estados Unidos da América. Foram esses carros que estiveram na origem da stock car.

Daí, esta pista construída em 1947 ter estado no primeiro campeonato NASCAR em 1949, na altura denominado NASCAR Strictly Stock Series.

Depois da NASCAR ter ido embora em 1996, ainda houve algumas tentativas de trazer outras séries, mas sempre sem sucesso. Depois do último fecho, na primavera de 2011, a pista ficou abandonada, a crescer ‘raízes’.

E em 2023, a NASCAR regressou às raízes. Marcus Smith, CEO da Speedway Motorsports INC, entidade dona da pista, realizou um sonho de muitos. Colocou novamente a pequena oval em funcionamento para receber a NASCAR.

Nem tudo é um mar de rosas. A corrida em si, falando da CUP Series, foi uma corrida monótona porque certamente ninguém estaria à espera que uma bandeira amarela à volta 18, com 200 voltas para competir, fosse decidir o vencedor. Mas, foi isso mesmo que aconteceu.

Com um asfalto com cerca de 42 anos, Kyle Larson foi o melhor. Colocou quatro pneus à volta 18 e daí nunca mais parou. Partindo do final da grelha no recomeço, devido a uma penalização de excesso de velocidade na via das boxes, Larson venceu o milhão de dólares em NWS.

Foi isto a corrida. Não houve mais história, porquê? Porque pela primeira vez em alguns anos a ‘história’ não foi o campeonato, não foi os pilotos, não foi as equipas. Foi a pista. Foram as pessoas. Foi a atmosfera, com ‘cheiro’ a nostalgia de uma época onde a NASCAR era desporto rei nos Estados Unidos da América.

Um ambiente ‘elétrico’, como não se sentia há muito tempo, a pequena oval de 0.625 milhas trouxe a nostalgia que muitos em 2023 procuram com todas as mudanças que têm acontecido na série. E agora? Onde ficamos? Para onde vamos com NWS? Para uma corrida a contar para o campeonato da CUP Series? Continua como corrida All-Star? Só o futuro dirá…

David Pacheco
David Pachecohttp://www.bolanarede.pt
Foi a ver o SATA Rally Açores que começou a paixão. A partir daí, tudo o que tenha rodas e um motor, o David é adepto! Da terra ao alcatrão, quase nada escapa.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Florentino Luís desmente Pedro Mantorras: «Nunca existiu qualquer acordo para eu representar a Seleção Nacional de Angola»

Florentino Luís veio a público desmentir Pedro Mantorras, após declarações do antigo avançado sobre a sua situação na Federação de Angola.

Bino Maçães e a tranquilidade nos penáltis no Mundial Sub-17: «É aparência, sabemos que por dentro as pulsações estão a mil»

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães e a influência da derrota nos sub-17: «Via-os mais calados quando normalmente são brincalhões»

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães e as diferenças entre o Europeu e o Mundial Sub-17: «No Europeu não passámos pela situação de ter perdido um jogo e...

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa após aprovação do Benfica District: «Não queremos transformar o Benfica num clube de betão»

Rui Costa prestou declarações no Pavilhão da Luz, depois do Benfica District ter sido aprovado com 59% dos votos.

Ruben Amorim insatisfeito com a postura da direção do Manchester United no mercado de janeiro

A divergência na abordagem ao mercado entre Ruben Amorim e Jason Wilcox, diretor de futebol do Manchester United, terá gerado atrito entre ambos.

Comunicado Bola na Rede: Esclarecimento sobre prémio Talento do Mês de Novembro 2025 para Álvaro Zamora do Académico Viseu

O Bola na Rede vem, por este meio, justificar a ausência de divulgação do prémio "Talento do Mês" referente ao mês de novembro por decisão do Académico de Viseu Futebol Clube de não receber o galardão, atribuído ao seu jogador Álvaro Zamora, após várias tentativas de agendamento da respetiva entrega.