Piões, neve e gelo

Cabeçalho modalidadesEspetáculo foi o que não faltou na abertura do campeonato do mundo de ralis. O histórico Rali de Monte Carlo brindou-nos com estradas cobertas de gelo, neve e alcatrão limpo. Houve de tudo, carros nas valas, peões e alguns acidentes.

O Shakedown poderia prever o que teríamos durante estes quatro dias? Não. Thierry Neuville foi o mais rápido e o campeão do mundo, Sébastien Ogier, só passou em sétimo.

Primeiro dia muito acidentado. Neuville foi a primeira baixa. Nas especiais noturnas, caiu numa vala, o que fez com que perdesse muito tempo. Os seus colegas da Hyundai foram os que tiveram menos problemas e acabaram em segundo (Andreas Mikkelsen) e terceiro (Dani Sordo – o escolhido para esta ronda para conduzir o terceiro carro sul-coreano). Com piso muito difícil e o fator noite, todos tiveram problemas. Mas quem saiu em primeiro foi Ogier, apesar de um pião, mostrando o porquê de já ser quatro vezes vencedor desta mítica prova. O WRC2 viu Eric Camilli a M-Sport liderar no primeiro dia, seguido dos veteranos Jan Kopecký e do francês Stéphane Sarrazin.

Segundo dia, recuperação para Neuville, que subiu de décimo sétimo para nono, com três vitórias em especiais. Mas o dia pertenceu a Ott Tanak, piloto que se transferiu da M-Sport para a Toyota Gazoo Racing. Este levou o Toyota Yaris WRC de quinto para segundo, ficando a cerca de quinze segundos de Ogier. Ogier, que a um ponto deste segundo dia tinha uma vantagem de cerca de trinta segundos, mas mais um erro fez-lhe perder tempo. No WRC2, azar para a M-Sport, ambos os seus pilotos saíram de estrada, pondo o Skoda Fabia R5 de Kopecký em primeiro. De notar a desistência com problemas no alternador de Mikkelsen, que viria a regressar no terceiro dia sob as regras do rally2.

Fonte: WRC
Fonte: WRC

Terceiro dia de Ogier. Apesar dos pequenos esforços de Tanak, o cinco vezes campeão do mundo estendeu a sua liderança para cerca de trinta e quatro segundos, apesar de não ganhar nenhuma especial. Este terceiro dia pertenceu à Hyundai com três vitórias em cinco especiais, mostrando assim que o i20 Coupe WRC é muito competitivo.

O quarto dia, na classificação geral quase nada mudou. Kris Meeke acabou conseguindo o quarto lugar na geral e dez pontos adicionais com a vitória na Power Stage. Já Ogier venceu uma especial e Neuville com duas vitórias fez-nos pensar se não fosse o erro na primeira especial, o piloto belga teria lutado com Ogier e Tanak até ao fim.

Uma primeira prova muito interessante, onde apesar de sairmos com o mesmo vencedor, vimos a Toyota a provar o seu ritmo. A Hyundai apesar de ter tido um Monte Carlo menos favorável, acho que irá comprovar o seu valor durante esta temporada. A Citroen, apesar de ter conquistado um quarto lugar e uma vitória na Power Stage, ficou muito aquém das espetativas. No WRC2, muita má sorte para M-Sport, com Camilli e Teemu Sunninem, deixando o caminho aberto para a vitória de Kopecký.

Foto de Capa: WRC

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Subscreve!

Artigos Populares

Braga já tem adversário na segunda fase de qualificação da Champions League Feminina

O Braga já tem adversário definido na segunda fase de qualificação para a Champions League de Futebol Feminino. O clube minhoto vai defrontar o Valur.

Martín Anselmi no FC Porto: eis os números do treinador

Martín Anselmi sucedeu a Vítor Bruno no FC Porto, mas tem sido criticado pelos adeptos do emblema do Dragão.

Sebastian Vettel está a negociar o seu regresso à Formula 1

Sebastian Vettel pode estar perto de regressar à Formula 1, mais precisamente à Red Bull, escuderia onde já dirigiu.

Barcelona vende defesa para o Dinamo Zagreb por 1,2 milhões de euros

O Barcelona fechou o acordo com o Dinamo Zagreb para a transferência de Sergi Domínguez. O clube catalão vai receber 1,2 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançado do Gil Vicente em conversações avançadas com equipa do Mundial de Clubes 2025

Jordi Mboula pode trocar Gil Vicente por Ulsan Hyundai. Equipa sul-coreana está a disputar o Mundial de Clubes 2025.

FC Porto falha entrada na Champions League de Andebol: Pedido recusado

O FC Porto não vai disputar a Champions League de Andebol na próxima temporada. EHF recusou pedido dos dragões.

João Neves muito elogiado por antiga lenda: «Dá-me prazer ver-te jogar»

Claudio Makélélé entrevistou João Neves após a qualificação do PSG no Mundial de Clubes 2025. Português muito elogiado.