Que futuro para os ralis dos Açores?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesNo passado fim de semana teve lugar mais uma prova do regional de ralis açoriano, apesar de mais parecer uma prova do campeonato de São Miguel, dado só ter pilotos desta ilha, o que levanta várias perguntas sobre o futuro dos ralis nos Açores.

A prova teve como principal factor de destaque o surgimento da Lagoa Stage, uma prova de demonstração que teve como objetivo testar tudo o que é necessário para a presença no próximo Rali dos Açores. Esta prova irá substituir a já tradicional especial citadina em Ponta Delgada, e depois do que vi não me convence muito.

Primeiro, parece-me ser menos espetacular, e é para isto que as pessoas se deslocam a este tipo de provas; depois, é muito mais difícil colocar ali a quantidade de pessoas que vai para a cidade de Ponta Delgada, a não ser que a organização esteja a pensar em colocar bancadas em quase toda a volta do espaço. Se assim não for corre o risco de ver a prova manchada por mau comportamento do público na procura de um lugar melhor para ver os carros.

Falando agora mais na prova em si e nos ralis dos Açores, temos de começar por dizer que, se na altura do Rali dos Açores comunicação sobre o Rali é o que menos falta, deste Rali quase não se ouviu falar; só mesmo os muito interessados no assunto sabiam que existiria prova este fim de semana.

Hugo Mesquita na Lagoa Stage
Hugo Mesquita na Lagoa Stage

Depois, como já escrevi, só estiveram presentes pilotos de São Miguel, num total de 17 carros que ainda antes da partida passaram a 16. Metade destes destes carros não tem homologação, o que mostra um parque automóvel muito velho e na sua maioria sem qualidade. Dois Fiestas R5 e um DS3 R3T foram os carros de última geração presentes, sendo que o piloto do DS3 já não compete e fez apenas uma participação. E depois dois Evo 9 e dois Saxo (em prova estava um terceiro já sem homologação), que são carros supostamente já sem homologação, mas a FPAK alargou o seu prazo em relação à FIA pois são muitos em Portugal.

A falta de apoios está a matar o que é talvez o Desporto Rei nos Açores: há cada vez menos carros nas estradas e mais velhos, apesar de terem aparecido os dois R5 nestes últimos dois anos. É pena não dar para alargar esta aposta, mesmo que com carros de categorias inferiores como a R2.

Como conclusão, os ralis dos Açores, em especial o regional dos Açores, andam a morrer, sendo poucos os pilotos que fazem todas as provas, e com máquinas velhas na sua maioria. Tendo tanta popularidade e gente nas estradas deveriam aparecer novos patrocinadores. Nisto a competição da Madeira está alguns anos à frente da dos Açores.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid confirma lesão de Valverde após entrada de Kang-in Lee que deixou José Mourinho revoltado

Federico Valverde sofreu um entorse no Atlético Madrid x Real Madrid e vai ficar afastado da competição entre duas a três semanas.

SAD do Braga fecha época 2025/26 com lucro de 17,3 milhões de euros

A SAD do Braga fechou o exercício de 2025/26 com resultado líquido positivo de 17,315 milhões de euros.

Oficial: Marvin Elimbi renova contrato com o Gil Vicente

O Gil Vicente anunciou esta segunda-feira a renovação de contrato de Marvim Elimbi. Defesa-central fica ligado até 2029.

Já é conhecido o árbitro do Portugal x País de Gales na estreia de Jorge Jesus

Donatas Rumsas, árbitro lituano, vai dirigir a estreia de Jorge Jesus ao serviço da Seleção Nacional, frente ao País de Gales.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni recorda ex-defesa do Benfica: «No outro dia falei com ele e pedi que me guardasse uma camisola»

Gianluca Prestianni falou sobre o regresso à seleção argentina e destacou o antigo companheiro Nicolás Otamendi.

Lesão de Federico Valverde: eis as últimas novidades dadas pelo Real Madrid

Federico Valverde está a contas com uma entorse de grau 3 no tornozelo esquerdo. Real Madrid deixa atualização da situação.

Eis os motivos da ausência de Rui Costa na gala da FPF

Rui Costa não marcou presença na gala da FPF, depois das críticas do presidente do Benfica à arbitragem do Clássico.