Suzuka: Quando a classificação é o que menos importa

- Advertisement -

cab desportos motorizados

Há dias em que se esquece tudo o que nos outros interessa. Por um ou outro motivo, ignora-se. Esta semana, a Fórmula 1 pôs os resultados de lado e centra as suas atenções em Jules Bianchi – o herói da Marussia que lutou pelos primeiros pontos da equipa e agora pela vida.

Eram 16h57’ no Japão. Adrian Sutil sofrera minutos antes um acidente que o colocou fora da pista e da corrida. Saíu ileso. Entretanto, a grua entrara pelo acesso mais próximo para iniciar os trabalhos de remoção do carro da Sauber enquanto as bandeiras verdes voltavam a ser mostradas. Seguiam-se as regras, dado que nenhum dos veículos estava numa zona que atrapalhasse o desenvolvimento da prova.

A corrida começou com o safety car em pista devido à forte chuva que se fazia sentir. As previsões não eram as melhores, o piso não ajudava e a visibilidade era cada vez melhor. Ainda assim, e depois de um compasso de espera, seguiu-se com a ‘etapa’ do mundial. Lá na frente, Hamilton trocava as voltas a Rosberg para ‘roubar’ o primeiro lugar ao seu colega de equipa. E viria mesmo a vencer mas… A dada altura tudo isso deixou de interessar.

Da frente da corrida (que uma vez mais pode ter tido um impacto significativo na classificação geral) passou-se para uma outra luta, bem mais significativa: hoje, Jules Bianchi luta pela vida. Voltemos então ao minuto 58 da 17ª hora do dia 5 de outubro, no Japão. Estávamos na 44ª volta e a corrida não mais seria a mesma: o carro de Sutil estava já a ser removido da pista quando, inesperadamente, Jules Bianchi perde o controlo do seu Marussia e, sem conseguir uma travagem significativa, embate no Sauber.

formel1-formel-formula-1-grand-prix-one-may-monaco-monte-carlo-monte-carlo-sunday_3148014
Marussia festeja ‘P9’ no Mónaco — o melhor fim-de-semana da sua história
Fonte: beyondtheflag.com

O acidente passou despercebido pelas transmissões televisivas durante algum tempo até que a ambulância entrou em pista para dar início aos cuidados intensivos. Não havia imagem televisiva que conseguisse demonstrar o “acidente arrepiante” (mais tarde descrito por Sutil, que testemunhou tudo e confessou “nunca vir a conseguir esquecer o momento”). Por esta altura, já a corrida pouco importava a quem inicialmente a seguia. Os tweets dirigidos a Jules Bianchi, à sua família e equipa aumentavam; esperavam-se updates sobre o seu estado.

A especulação era muita e a ansiedade claramente visível na box da Marussia. Ouvia-se um motor. Um outro motor. O de um helicóptero, que depressa chegou ao local para levar o francês de vinte e cinco anos ao hospital mais próximo. Chuva. Outra vez a chuva. Se no início havia adiado o início da corrida, colocava agora dificuldades na equipa que dirigia o veículo voador e, assim, foi tomada a decisão de abdicar do mesmo. E lá foi a ambulância.

Enquanto Hamilton, Rosberg e Vettel (pela sexta vez consecutiva no pódio de Suzuka) subiam sem festejar aos três lugares mais altos do circuito japonês, a Marussia, a Fórmula 1, a França, o mundo torciam pela maior vitória da vida de Jules. Hoje, ainda luta por ela.

“Estável mas em estado crítico.” É assim que é considerado nos comunicados oficiais, é assim que é visto pelos vários médicos que o rodeiam e operaram a sua cabeça (de forma a impedir a propagação de sangue) poucos minutos após a chegada ao hospital. Entre eles está Gérard Saillant, especialista em desporto de alto nível e responsável por uma das intervenções de Michael Schumacher. Todos os dias, a cada minuto, o mundo do desporto vai esperando uma total recuperação do primeiro homem a pontuar pela Marussia (após 82 tentativas da equipa) na história do Mundial de F1. Aconteceu no Mónaco, ao terminar no nono lugar.

Bandeiras vermelhas, corrida interrompida e dada como terminada. Ficaram por cumprir nove voltas, que assumem agora um significado completamente diferente na vida de Bianchi. A Fórmula 1 está com ele.

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

António Conceição e a experiência de disputar uma CAN: «Só quem vive aquela experiência do dia-a-dia com o povo africano, com os adeptos e...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou da CAN 2021 com Camarões.

Penafiel volta às vitórias, acentua mau momento do Chaves e deixa lugares de descida de divisão na Segunda Liga

O Penafiel foi a Chaves bater a equipa da casa na 21.ª jornada da Segunda Liga. Triunfo permite ao clube deixar a zona de despromoção.

Fase de subida na Liga 3 arranca com vitória da Académica sobre o Vitória SC B

Foi com um Académica x Vitória SC B que arrancou a fase de subida da Liga 3. Equipa da casa conseguiu vitória pela margem mínima.

Osasuna regressa às vitórias frente ao Celta de Vigo

O Osasuna foi à Galiza vencer o Celta de Vigo por duas bolas a uma, num encontro da 23.ª jornada da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Lille empata na visita ao terreno do último classificado Metz e pode cair dos lugares europeus na Ligue 1

O Lille somou o quinto desaire consecutivo na Ligue 1, mas voltou aos pontos. Empate na visita ao terreno do Metz na 21.ª jornada.

Hellas Verona e Pisa empatam para a Serie A

O Hellas Verona e o Pisa empataram a zero durante esta sexta-feira, num encontro a contar para a 24.ª jornada da Serie A.

Al Ittihad de Sérgio Conceição define 2 renovações prioritárias e quer segurar internacional português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição pensa no plantel ao dispor do técnico. Renovar com Steven Bergwijn e Danilo Pereira é prioridade.