Um penta, um recorde e um prodígio: Os 5 melhores momentos do Rally Dakar 2023

3. O CAMPEONATO DAS MOTAS

Se houve categoria do Dakar bem disputada em 2023, foi a das motas. Nas sete primeiras etapas, sete vencedores diferentes, este campeonato nem começou da melhor maneira para o espetáculo com Ryan Sunderland, campeão de 2022, a abandonar logo na segunda etapa. O britânico voltava a ter a mesma sorte de 2019, ano em que entrava também como campeão, mas em que também foi forçado a abandonar o Dakar.

Daniel Sanders foi o primeiro a acomodar-se na liderança durante alguns dias, com alguns minutos para os concorrentes. Contudo, um mau dia foi o que bastou para que o piloto da Red Bull GasGas Factory ficasse de fora da luta pela vitória após perder mais de 17 minutos e meio. Skyler Howes assumia a liderança de um campeonato que após 7 etapas, tinha apenas 2 minutos e 49 segundos entre primeiro e sexto lugar, com 13 segundos entre os três primeiros classificados. Avança-se um dia e a vantagem de Skyler Howes para Toby Pricer era de apenas 3 segundos, a mais curta distância de sempre na história do Dakar.

No penúltimo dia, Kevin Benavides foi capaz de passar de mais de 2 minutos de atraso para Toby Price (o líder na altura) para apenas 12 segundos antes da etapa final e Skyler Howes era terceiro com apenas um minuto de atraso. Benavides venceu a última especial com 55 segundos para Toby Price e venceu o Rally Dakar, repetindo o título de 2021.

Se toda esta descrição pareceu confusa, reflete o quão disputada e aberta foi esta edição do Rally Dakar no que às motas diz respeito.

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pablo Rosario a um passo do FC Porto: quem é o novo médio dos dragões?

Pablo Rosario está muito perto de assinar pelo FC Porto, deixando o Nice em definitivo para se juntar novamente a Francesco Farioli atual técnico dos dragões.

José Mourinho indicou que não conhece vice-presidente do Fenerbahçe mas fotos provam o contrário

José Mourinho indicou durante a antevisão da partida frente ao Benfica que não conhece Hamdi Akin, mas existem fotos que os colocam juntos.

Estugarda obrigado a ir às grandes penalidades para vencer Braunschweig

O Estugarda conseguiu o apuramento para a segunda eliminatória da Taça da Alemanha, depois de vencer o Braunschweig.

Pafos conquista apuramento para a Champions League

O Pafos e o Estrela Vermelha empataram a uma bola durante esta terça-feira e os cipriotas conseguiram apurar-se para a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton segue em frente na Taça da Liga Inglesa com golo de Rodrigo Gomes

O Wolverhampton está apurado para a fase seguinte da Taça da Liga Inglesa, depois de vencer por 3-2 o West Ham United.

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

Pablo Rosario é reforço do FC Porto e deixa o Nice

Pablo Rosario vai ser confirmado em breve como novo reforço do FC Porto. O médio vai abandonar o Nice nos próximos dias. O jogador vai realizar os testes médicos pelos leões.