Se no WRC as coisas estão ao rubro com a luta entre Thierry Neuville, Ott Tanak e Sebastien Ogier, o Campeonato de Portugal de Ralis não quis ficar atrás. Cá em Portugal, os protagonistas são Armindo Araújo, Ricardo Teodósio e José Pedro Fontes.
Mas vamos então ao Rali de Amarante Baião. Mais uma prova de regressos. João Barros volta, mas não no habitual Ford Fiesta R5. Barros estreou aqui o Skoda Fabia R5 da ARC Sport. Nas duas rodas motrizes, destaque para Bernardo Sousa e Valter Cardoso, que venceram o Rali Ilha Lilás, na ilha Terceira para o Campeonato dos Açores de Ralis, marcando presença neste rali com o Peugeot 208 R2 da BS Motorsport. De estreias, destaque para Diogo Gago, que finalmente teve a oportunidade de conduzir um veículo da categoria R5, sendo o piloto convidado pelo Team Hyundai Portugal para o lugar do campeão nacional, Carlos Vieira.
Começou a surpresa logo no shakedown. João Barros foi o piloto mais rápido, transportando essa rapidez para os troços a contar para a classificação, ganhando os dois primeiros troços. Na super especial noturna foi apenas sexto, mas manteve a liderança do rali para o segundo dia. Na segunda posição, encontrava-se José Pedro Fontes, em Citroen C3 R5, a cerca de cinco segundos de Barros. Ricardo Teodósio e Armindo Araújo lutavam pelo degrau mais baixo do pódio.
No segundo e último dia, a história mudou um pouco, mas os protagonistas continuaram os mesmos, João Barros e José Pedro Fontes. A batalha foi-se intensificando com vitórias de um e de outro ao longo do dia, na qual, na partida para a última especial, José Pedro Fontes estava na frente com 0.6s de avanço sobre João Barros. No final, José Pedro Fontes levou a melhor e traz, outra vez, o Citroen C3 R5 ao lugar mais alto do pódio no CPR.
Nas duas rodas motrizes, a história foi um pouco diferente. Se Gil Antunes, em Renault Clio RS R3T, começou por liderar, a partir da super especial noturna, Bernardo Sousa pegou na liderança e nunca mais a largou, acabando o rali a cerca de 16s de Miguel Correia, em Renault Clio R3. No degrau mais baixo ficou Daniel Nunes em Peugeot 208 R2.
Já só falta uma prova para o fim do CPR. Quem irá vencer? O último rali da temporada será o Rali Casinos do Algarve, de 15 a 17 de novembro.
Foto de Capa: Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting
Artigo revisto por: Rita Asseiceiro