WEC 2024: Menos diversidade para mais do mesmo

modalidades cabeçalho

Foram anunciadas na sexta-feira, dia nove de junho, algumas das mudanças que vão entrar em vigor no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) para o ano de 2024.

Começando pelo calendário, a FIA (Federacion Internationale de l’Automobile) e a ACO (Automobile Club de l’Ouest) alargaram o mesmo para oito corridas. Portimão e Sebring ficaram de fora e entram Qatar, Brasil e COTA. Para Itália, muda-se de terra, deixando Monza para trás e abraçando Imola, para uma corrida de seis horas. A temporada começa e termina no Médio Oriente.

Como já tinha sido falado em dezembro de 2022, a categoria de LMP2 e GTE AM vão desaparecer; contudo, a ACO afirmou que serão deixadas pelo menos “15 vagas” para os carros da categoria que queiram participar nas 24h de Le Mans. De resto, serão os protagonistas das competições European e Asian Le Mans Series. Olhando para o grid atual, serão menos 24 carros a participar nas oito corridas do calendário da temporada 12. A United Autosport já assumiu que irá migrar para IMSA (Internacional Motor Sports Association).

Sobre o GTE AM, também vão desaparecer, para dar entrada aos LMGT3. Categoria essa que foi muito contestada, principalmente pelo kit premium que os fabricantes poderiam adicionar aos seus carros. Agora, com a confirmação oficial da entrada destes novos carros, serão os fabricantes que se encontram nos Hypercar que terão prioridade de entrada nos GT3, podendo ter dois carros por equipa.

O primeiro carro da nova geração de GT3 para 2024 a ser revelado foi o Ford Mustang. Ainda assim, terá de esperar a decisão da FIA para saber se realmente poderá participar na competição de GT3s.

A realidade é que o Campeonato Mundial de Resistência ficará mais pobre em termos de diversidade de carros para o ano. Terá todo o hype do mundo com a chegada de mais marcas aos Hypercar (BMW, Lamborghini, Alpine, Isotta?), mas irá bastante ação sem ter por perto os LMP2. E não esquecer que, apesar de tudo, a WEC ficou reconhecida por ter tantas categorias a correr ao mesmo tempo, dando ação em todas as partes da pista onde estavam. A chegadas dos GT3 promete ação nessa categoria, pelo que esperamos algo positivo.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Há novo médio no AC Milan: Samuele Ricci oficializado

O AC Milan anunciou a contratação de Samuele Ricci. Médio italiano de 23 anos assinou por quatro temporadas até 2029.

Volte-face: Nico Williams continua no Athletic e renova até 2035

Nico Williams continua no Athletic Club após ser muito associado ao Barcelona. Avançado espanhol renova até 2035.

Benfica define preço de Orkun Kokçu

O Benfica pode deixar sair Orkun Kokçu no mercado de transferências de verão. O jogador já tem o seu valor definido.

Braga recebe proposta de 1 milhão de euros por lateral

O Samsunspor está interessado numa possível contratação de Joe Mendes. Turcos oferecem 1 milhão de euros ao Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting B com reforços de peso nos treinos

O Sporting B vai contar com Rafael Pontelo e Mateo Tanlongo nos trabalhos de pré-temporada. Os jogadores ainda podem sair.

Viktor Gyokeres já rejeitou 2 clubes

Viktor Gyokeres está determinado em rumar à Premier League. O jogador já recusou duas abordagens da Liga Saudita.

Enzo Maresca deixa Pedro Neto decidir se joga no Palmeiras x Chelsea após a morte de Diogo Jota: «Ele está muito triste»

O Chelsea vai enfrentar o Palmeiras no Mundial de Clubes 2025. Pedro Neto está muito triste com a morte de Diogo Jota.