WEC 2024: Menos diversidade para mais do mesmo

    modalidades cabeçalho

    Foram anunciadas na sexta-feira, dia nove de junho, algumas das mudanças que vão entrar em vigor no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) para o ano de 2024.

    Começando pelo calendário, a FIA (Federacion Internationale de l’Automobile) e a ACO (Automobile Club de l’Ouest) alargaram o mesmo para oito corridas. Portimão e Sebring ficaram de fora e entram Qatar, Brasil e COTA. Para Itália, muda-se de terra, deixando Monza para trás e abraçando Imola, para uma corrida de seis horas. A temporada começa e termina no Médio Oriente.

    Como já tinha sido falado em dezembro de 2022, a categoria de LMP2 e GTE AM vão desaparecer; contudo, a ACO afirmou que serão deixadas pelo menos “15 vagas” para os carros da categoria que queiram participar nas 24h de Le Mans. De resto, serão os protagonistas das competições European e Asian Le Mans Series. Olhando para o grid atual, serão menos 24 carros a participar nas oito corridas do calendário da temporada 12. A United Autosport já assumiu que irá migrar para IMSA (Internacional Motor Sports Association).

    Sobre o GTE AM, também vão desaparecer, para dar entrada aos LMGT3. Categoria essa que foi muito contestada, principalmente pelo kit premium que os fabricantes poderiam adicionar aos seus carros. Agora, com a confirmação oficial da entrada destes novos carros, serão os fabricantes que se encontram nos Hypercar que terão prioridade de entrada nos GT3, podendo ter dois carros por equipa.

    O primeiro carro da nova geração de GT3 para 2024 a ser revelado foi o Ford Mustang. Ainda assim, terá de esperar a decisão da FIA para saber se realmente poderá participar na competição de GT3s.

    A realidade é que o Campeonato Mundial de Resistência ficará mais pobre em termos de diversidade de carros para o ano. Terá todo o hype do mundo com a chegada de mais marcas aos Hypercar (BMW, Lamborghini, Alpine, Isotta?), mas irá bastante ação sem ter por perto os LMP2. E não esquecer que, apesar de tudo, a WEC ficou reconhecida por ter tantas categorias a correr ao mesmo tempo, dando ação em todas as partes da pista onde estavam. A chegadas dos GT3 promete ação nessa categoria, pelo que esperamos algo positivo.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Portugal entra na Champions League em grande: ocupa os lugares de vaga extra para 2025/26

    Portugal viu Sporting e Benfica a vencerem na primeira jornada da Champions League. As equipas representam o país na competição.

    Champions League: eis a classificação ao final da primeira jornada

    A Champions League já se encontra a ser disputada, tendo esta quinta-feira finalizado a primeira jornada da competição.

    Bruno Lage sobre reforço de verão: «Não há jogadores do mister Roger Schmidt ou do Bruno Lage»

    Bruno Lage sucedeu a Roger Schmidt no comando técnico do Benfica. O português abordou a utilização de Jan-Niklas Beste.

    Espelho meu, espelho meu, o Real Madrid não jogou melhor do que eu | Sporting

    O Sporting foi derrotado pelo Real Madrid na primeira mão do playoff de acesso à Champions League Feminina.

    Eis o ranking UEFA depois da primeira jornada da Champions League

    O ranking UEFA é fundamental para se decidirem quantos postos nas competições europeias são entregues a cada país.
    Ana Catarina Ventura
    Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
    Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.