WEC 2024: Menos diversidade para mais do mesmo

modalidades cabeçalho

Foram anunciadas na sexta-feira, dia nove de junho, algumas das mudanças que vão entrar em vigor no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) para o ano de 2024.

Começando pelo calendário, a FIA (Federacion Internationale de l’Automobile) e a ACO (Automobile Club de l’Ouest) alargaram o mesmo para oito corridas. Portimão e Sebring ficaram de fora e entram Qatar, Brasil e COTA. Para Itália, muda-se de terra, deixando Monza para trás e abraçando Imola, para uma corrida de seis horas. A temporada começa e termina no Médio Oriente.

Como já tinha sido falado em dezembro de 2022, a categoria de LMP2 e GTE AM vão desaparecer; contudo, a ACO afirmou que serão deixadas pelo menos “15 vagas” para os carros da categoria que queiram participar nas 24h de Le Mans. De resto, serão os protagonistas das competições European e Asian Le Mans Series. Olhando para o grid atual, serão menos 24 carros a participar nas oito corridas do calendário da temporada 12. A United Autosport já assumiu que irá migrar para IMSA (Internacional Motor Sports Association).

Sobre o GTE AM, também vão desaparecer, para dar entrada aos LMGT3. Categoria essa que foi muito contestada, principalmente pelo kit premium que os fabricantes poderiam adicionar aos seus carros. Agora, com a confirmação oficial da entrada destes novos carros, serão os fabricantes que se encontram nos Hypercar que terão prioridade de entrada nos GT3, podendo ter dois carros por equipa.

O primeiro carro da nova geração de GT3 para 2024 a ser revelado foi o Ford Mustang. Ainda assim, terá de esperar a decisão da FIA para saber se realmente poderá participar na competição de GT3s.

A realidade é que o Campeonato Mundial de Resistência ficará mais pobre em termos de diversidade de carros para o ano. Terá todo o hype do mundo com a chegada de mais marcas aos Hypercar (BMW, Lamborghini, Alpine, Isotta?), mas irá bastante ação sem ter por perto os LMP2. E não esquecer que, apesar de tudo, a WEC ficou reconhecida por ter tantas categorias a correr ao mesmo tempo, dando ação em todas as partes da pista onde estavam. A chegadas dos GT3 promete ação nessa categoria, pelo que esperamos algo positivo.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Helton Leite deixa Deportivo da Corunha e regressa ao futebol brasileiro

Helton Leite terminou a ligação com o Deportivo da Coruna e regressou ao futebol brasileiro pelas portas do Fortaleza.

Atenção, Sporting: José Mourinho insiste em jogador dos leões

José Mourinho quer contar com Geny Catamo. O jogador pertence aos quadros do Sporting e pode deixar Alvalade. O técnico português esteve reunido com os representantes do extremo moçambicano.

Tondela avança por internacional português e há um guarda-redes espanhol também na mira

O Tondela pode avançar para a contratação de Ivan Cavaleiro neste mercado de transferências. Lucas Cañizares também está na mira. O guarda-redes pertence aos quadros do Farense, emblema da Segunda Liga.

Bournemouth investe 35 milhões de euros em defesa francês

Bafodé Diakité foi apresentado como novo defesa central do Bournemouth. O francês de 24 anos custou 35 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Escândalo na La Liga? Equipa estreia-se sábado e só tem 10 jogadores inscritos (e nenhum é guarda-redes)

O Levante estreia-se contra o Alavés no sábado para a La Liga e apenas pode utilizar 10 jogadores no encontro. Ainda assim, a situação pode mudar nas próximas horas, de acordo com o conjunto liderado por Julián Calero.

Deportivo de La Coruña não está para brincadeiras: quer 100 milhões de euros por Yeremay Hernández e outro craque

O Deportivo de La Coruña tem pouco interesse em negociar Yeremay Hernández e David Mella, jogadores da equipa principal. Os dois jogadores somam interessados neste mercado de transferências, mas devem manter-se na Galiza.

João Mendes é reforço do Kayserispor após duas épocas no Vitória SC

João Mendes foi oficializado no Kayserispor, da Turquia, depois de duas temporadas ao serviço do Vitória SC.