As icónicas 24h de Le Mans terminaram com mais um Ferrari a vencer. Porém, desta vez, foi o #83 que passou a linha de meta em primeiro lugar. Um Ferrari privado que venceu sobre o Porsche #6, com a sua incrível recuperação, e o Ferrari #51 terminou logo atrás.
Nos LMP2, venceu o Inter Europol #43, com o #48 da VDS Panis Racing a terminar na segunda posição e, a fechar o pódio, acabou o #199 da AO by TF.
Já nos GT3, quem terminou na primeira posição foi o Porsche Manthey 1st Phorm #92. Logo de seguida, o Ferrari da Vista AF Corse #21 e em terceiro lugar o Corvette #81 da TF Sport.
Depois de 387 voltas em Le Mans, foi o circuito que escolheu novamente os seus vencedores. E nós escolhemos os melhores momentos da corrida, desde o início da mesma, a passagem pela noite e a transição para a manhã.
MELHORES MOMENTOS DA CORRIDA
Peugeot sem muita sorte
Um mau cálculo de rota com já uma hora de corrida passada fez com que o Peugeot #93 de Di Resta, tivesse um toque forte com a barreira e ficasse completamente “nu”. O corpo do carro saltou, expondo o interior do mesmo. Felizmente, foi algo fácil de reparar e puderam regressar à pista para continuar a lutar por posições.
O primeiro a retirar
Foi o Ford #88 da Proton Competition o primeiro carro a retirar da corrida depois um pneu saltar do mesmo. Com isso, acabou por perder controlo do Mustang e bateu de traseira na barreira. Originou um Full Corse Yellow e não regressou para a pista para correr novamente.
Peugeot sem sorte, pt2
O azar da equipa francesa continuou com o anoitecer, depois de um toque com outro carro, também ele francês. O Alpine #35 bloqueou os pneus e acabou por atingir o rival que estava mesmo à sua frente na linha de corrida. O #94 recuperou e regressou para a pista.
Safety-Car significa hora da sesta
O LMP2 #24 da Nielsen Racing foi quem chamou o Safety-Car para a pista depois de bater no muro de pneus e ficar completamente destruído. Com o SC em pista, as regras ditam um rigor imenso em Le Mans. Mas, como funciona?
Três Safety Cars entram em pista simultaneamente em três locais diferentes, agrupando os carros atrás deles e formando assim três grupos distintos. Isto cria intervalos de tempo durante os quais nenhum carro está sozinho na pista, permitindo que os marshalls intervenham com segurança.
Como a duração desta fase varia dependendo da duração da intervenção na pista, é o tempo ideal para uma soneca.
O fim da linha para um dos portugueses
Nesta corrida, e como antevimos, haviam três portugueses em pista nas três classes existentes. E foi logo nos hipercarros que um deles ficou com o sonho pela metade – Filipe Albuquerque. O piloto do Cadillac #101 ficou-se pelo meio da corrida, depois do carro ter problemas no motor. Um momento triste, pois o piloto de Coimbra tinha celebrado o seu 40º aniversário no dia anterior, ou seja, na sexta-feira.
GT3 não passam despercebidos
Já no amanhecer, a pressão e o cansaço começam a juntar-se e a criar erros evitáveis. Neste caso, o #87 da Akkodis deu um toque no #85 da Iron Dames, fazendo com que o Porsche rodasse e fosse parar à gravilha. Mesmo depois de ter regressado à pista com a ajuda dos marshalls, acabaria mesmo por parar e retirar-se.
A incrível recuperação do Porsche #6
Depois de começar de último na sua classe (21ª posição) por ter sido desqualificado na qualificação, o Porsche #6 tentou a sua sorte e andou mesmo a liderar a corrida e a lutar pela vitória. Nas horas finais, esteve frente ao Ferrari #51 pelo pódio, onde terminou. Ganhou 19 posições no total.
Ainda há primeira vez para tudo
Com a vitória do Ferrari #83, Robert Kubica e Yifei Ye tornam-se os primeiros pilotos das suas nacionalidades (polaca e chinesa) a vencerem as 24h de Le Mans. Serão os heróis das suas casas por muito tempo, provando que ainda há uma primeira vez para tudo. Uma boa prenda antecipada para o piloto chinês que na segunda, 16 de junho, celebrará os 25 anos.
Terminada a 93ª edição das 24h de Le Mans, os pilotos descansam até à próxima corrida da WEC que será dia 13 de julho no Brasil.