WEC: 24h Le Mans: Terceiro ano com terceiro Ferrari a vencer

As icónicas 24h de Le Mans terminaram com mais um Ferrari a vencer. Porém, desta vez, foi o #83 que passou a linha de meta em primeiro lugar. Um Ferrari privado que venceu sobre o Porsche #6, com a sua incrível recuperação, e o Ferrari #51 terminou logo atrás.

Nos LMP2, venceu o Inter Europol #43, com o #48 da VDS Panis Racing a terminar na segunda posição e, a fechar o pódio, acabou o #199 da AO by TF.

Já nos GT3, quem terminou na primeira posição foi o Porsche Manthey 1st Phorm #92. Logo de seguida, o Ferrari da Vista AF Corse #21 e em terceiro lugar o Corvette #81 da TF Sport.

Depois de 387 voltas em Le Mans, foi o circuito que escolheu novamente os seus vencedores. E nós escolhemos os melhores momentos da corrida, desde o início da mesma, a passagem pela noite e a transição para a manhã.

MELHORES MOMENTOS DA CORRIDA

Peugeot sem muita sorte

Um mau cálculo de rota com já uma hora de corrida passada fez com que o Peugeot #93 de Di Resta, tivesse um toque forte com a barreira e ficasse completamente “nu”. O corpo do carro saltou, expondo o interior do mesmo. Felizmente, foi algo fácil de reparar e puderam regressar à pista para continuar a lutar por posições.

O primeiro a retirar

Foi o Ford #88 da Proton Competition o primeiro carro a retirar da corrida depois um pneu saltar do mesmo. Com isso, acabou por perder controlo do Mustang e bateu de traseira na barreira. Originou um Full Corse Yellow e não regressou para a pista para correr novamente.

Peugeot sem sorte, pt2

O azar da equipa francesa continuou com o anoitecer, depois de um toque com outro carro, também ele francês. O Alpine #35 bloqueou os pneus e acabou por atingir o rival que estava mesmo à sua frente na linha de corrida. O #94 recuperou e regressou para a pista.

Safety-Car significa hora da sesta

O LMP2 #24 da Nielsen Racing foi quem chamou o Safety-Car para a pista depois de bater no muro de pneus e ficar completamente destruído. Com o SC em pista, as regras ditam um rigor imenso em Le Mans. Mas, como funciona?

Três Safety Cars entram em pista simultaneamente em três locais diferentes, agrupando os carros atrás deles e formando assim três grupos distintos. Isto cria intervalos de tempo durante os quais nenhum carro está sozinho na pista, permitindo que os marshalls intervenham com segurança.

Como a duração desta fase varia dependendo da duração da intervenção na pista, é o tempo ideal para uma soneca.

O fim da linha para um dos portugueses

Nesta corrida, e como antevimos, haviam três portugueses em pista nas três classes existentes. E foi logo nos hipercarros que um deles ficou com o sonho pela metade – Filipe Albuquerque. O piloto do Cadillac #101 ficou-se pelo meio da corrida, depois do carro ter problemas no motor. Um momento triste, pois o piloto de Coimbra tinha celebrado o seu 40º aniversário no dia anterior, ou seja, na sexta-feira.

GT3 não passam despercebidos

Já no amanhecer, a pressão e o cansaço começam a juntar-se e a criar erros evitáveis. Neste caso, o #87 da Akkodis deu um toque no #85 da Iron Dames, fazendo com que o Porsche rodasse e fosse parar à gravilha. Mesmo depois de ter regressado à pista com a ajuda dos marshalls, acabaria mesmo por parar e retirar-se.

A incrível recuperação do Porsche #6

Depois de começar de último na sua classe (21ª posição) por ter sido desqualificado na qualificação, o Porsche #6 tentou a sua sorte e andou mesmo a liderar a corrida e a lutar pela vitória. Nas horas finais, esteve frente ao Ferrari #51 pelo pódio, onde terminou. Ganhou 19 posições no total.

Ainda há primeira vez para tudo

Com a vitória do Ferrari #83, Robert Kubica e Yifei Ye tornam-se os primeiros pilotos das suas nacionalidades (polaca e chinesa) a vencerem as 24h de Le Mans. Serão os heróis das suas casas por muito tempo, provando que ainda há uma primeira vez para tudo. Uma boa prenda antecipada para o piloto chinês que na segunda, 16 de junho, celebrará os 25 anos.

Terminada a 93ª edição das 24h de Le Mans, os pilotos descansam até à próxima corrida da WEC que será dia 13 de julho no Brasil.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Pablo Rosario a um passo do FC Porto: quem é o novo médio dos dragões?

Pablo Rosario está muito perto de assinar pelo FC Porto, deixando o Nice em definitivo para se juntar novamente a Francesco Farioli atual técnico dos dragões.

José Mourinho indicou que não conhece vice-presidente do Fenerbahçe mas fotos provam o contrário

José Mourinho indicou durante a antevisão da partida frente ao Benfica que não conhece Hamdi Akin, mas existem fotos que os colocam juntos.

Estugarda obrigado a ir às grandes penalidades para vencer Braunschweig

O Estugarda conseguiu o apuramento para a segunda eliminatória da Taça da Alemanha, depois de vencer o Braunschweig.

Pafos conquista apuramento para a Champions League

O Pafos e o Estrela Vermelha empataram a uma bola durante esta terça-feira e os cipriotas conseguiram apurar-se para a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton segue em frente na Taça da Liga Inglesa com golo de Rodrigo Gomes

O Wolverhampton está apurado para a fase seguinte da Taça da Liga Inglesa, depois de vencer por 3-2 o West Ham United.

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

Pablo Rosario é reforço do FC Porto e deixa o Nice

Pablo Rosario vai ser confirmado em breve como novo reforço do FC Porto. O médio vai abandonar o Nice nos próximos dias. O jogador vai realizar os testes médicos pelos leões.