Com a chegada da corrida no Bahrain, o Campeonato Mundial de Resistência (WEC) encerra a sua temporada de 2025. No final de oito horas intensas de corrida, celebramos os novos campeões dos Hipercarros e dos LMGT3 – Ferrari #51, com James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi e o Porsche #92 da Manthey 1st Phorm, com Ryan Hardwic, Riccardo Pera e Richard Lietz. Esta foi também uma corrida cheia de despedidas.
Mesmo com o 1-2 da Toyota no deserto, o terceiro e quarto lugares dos Ferrari deu ao #51 pontos mais que suficientes para o título, depois de uma sessão de qualificação terrível da equipa italiana.
Já nos GT3, o vencedor foi o Lexus #87 da Akkodis ASP, seguido pelo Mercedes #61 da Iron Lynx e a fechar o pódio, o Aston Martin #27 da Heart of Racing Team. Os campeões terminaram, também, quarta posição.
Como corrida decisiva, juntamos os momentos que marcaram a etapa final.
OS MOMENTOS QUE MARCARAM A CORRIDA WEC
Ferrari x Porsche no momento do “adeus” – Com a saída da equipa alemã dos hipercarros, a Ferrari teve de lutar para ganhar os lugares da Porsche e somar pontos preciosos. O #50 teve um encontro com o #5, onde conseguiu mesmo a ultrapassagem.
Um toque que poderia ter custado muito – Ainda havia cinco horas de corrida, mas tudo poderia ter terminado mais cedo para um Cadillac e o Corvette #33. Claro que o carro mais rápido estava a ultrapassar, mas se não fosse os reflexos de ambos os pilotos, podia existir um toque que não acabaria bem.
Um fim triste para o #54 – Os GT3 normalmente podem ser apanhados nas lutas dos hipercarros, e o objetivo deles será sempre sair da frente para não atrapalhar a luta. Mas e quando um piloto não repara noutro? Foi o que aconteceu com Thomas Flohr e o seu Vista AF Corse #54 ao ser apanhado na luta entre o Cadillac #38 e o BMW #20. Acabou por levar um toque bruto do “Cadi” e perdeu o controlo com apenas quatro horas para o final da corrida.
Aston na liderança – Ver um carro como a Aston Martin, que se estreou este ano, a conseguir chegar à liderança a meio da corrida é de deixar um sorriso no rosto. Terminou na sétima posição, não foi a melhor desta temporada, mas manteve o ritmo necessário para 2026.
BMW sem sorte no fim – A menos de uma hora do final da corrida, o BMW #15 teve o que pareceu ser um problema na suspensão traseira do lado direito ou um furo, ativando o Safety-Car para ser rebocado. Terminou assim a última corrida.
AF Corse vence nas equipas privadas – Num campeonato constituído por Proton da Porsche e AF Corse da Ferrari, em hipercarros, foi a equipa italiana que venceu o troféu com 86 pontos de diferença.
Jenson Button despede-se das pistas – É uma imagem emocionante para quem acompanha desporto motorizado. Jenson Button, campeão de F1 em 2009, retira-se das pistas nesta corrida com a JOTA Sport, terminando na 16.ª posição. Foram 17 anos na Fórmula 1 e depois andou a saltar de categoria em categoria, desde Super GT, NASCAR, British GT e WEC.
Termina assim mais uma temporada de resistência, coroando as equipas que juntaram mais pontos, pódios e vitórias. A temporada de 2026 começa novamente no Qatar, a 28 de março.

